Starlink perdeu mais de 200 satélites desde julho, mostra site

Perdas desde julho quase empatam com satélites “queimados” nos primeiros seis meses do ano; ciclo solar agitado é principal culpado

Felipe Freitas
Por
Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Starlink perdeu 218 satélites desde julho, mais que o dobro do primeiro semestre de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Starlink é empresa com a maior constelação de satélites para internet do mundo, com um total de 5.017 equipamentos lançados até agora. No entanto, nos últimos dois meses, 218 satélites foram “queimados”. Esta quantidade é o dobro do que foi perdido entre janeiro e junho, quando 103 equipamentos foram destruídos.

O principal responsável por isso foi o Sol, que está em um ano “agitado” de explosões solares. Essas explosões podem influenciar as órbitas dos satélites, danificar ou “fritar” os equipamentos. Em alguns casos, a influência na órbita pode “derrubar” os satélites, fazendo com que eles sejam destruídos ao reentrar na nossa atmosfera.

A principal causa para as perdas desses satélites é o atual período do ciclo solar 25, atual ciclo da nossa estrela. Dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) mostram que o número de manchas solares saltou neste ano. O fenômeno está ligado às erupções solares, quando uma quantidade de radiação é lançada em direção ao espaço.

Dependendo da intensidade dessas erupções, a radiação pode chegar à Terra e interferir nos sistemas de rádio e na atmosfera — aquecendo e expandindo-a, o que causa mais arrasto nos satélites e, consequentemente, afeta a órbita do equipamento. Associado às erupções solares estão as ejeções de massa coronal, evento ainda mais fatal para equipamentos eletrônicos, o que pode “fritá-los” e até afetar dispositivos na Terra.

Lançamento do Falcon 9 com satélites Starlink (imagem: Twitter/SpaceX)
Starlink tem autorização para lançar 12.000 satélites na órbita baixa (Imagem: Twitter/SpaceX)

De acordo com o SatelliteMap, a Starlink perdeu um total de 569 satélites desde o início dos seus lançamentos. De janeiro a julho, 103 equipamentos foram perdidos. Nesse número estão incluídos os 40 satélites afetados por uma tempestade solar (termo genérico para esses eventos) dias depois de um lançamento.

Conforme a atividade solar está aumentando, mais 218 equipamentos da Starlink foram perdidos desde julho — um período de três meses. O número é mais do que o dobro do que foi perdido no primeiro semestre.

Agora, a Starlink possui 4.116 satélites ativos, contra um total de 858 equipamentos “queimados” ou inativos. Dos 5.017 satélites lançados, 17,1% não está operando — quase 1/5. O número até parece preocupante, mas a empresa tem autorização para lançar 12.000 equipamentos.

Além disso, é a maior constelação de satélite. Consequentemente, é natural que seja mais afetada por tempestades solares.

Receba mais sobre Starlink na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados