Google mostra células e anatomia humana em 3D na busca
Google amplia catálogo de objetos 3D em realidade aumentada na busca do iPhone e Android; saiba como usar no celular
Google amplia catálogo de objetos 3D em realidade aumentada na busca do iPhone e Android; saiba como usar no celular
O Google está ampliando o catálogo de objetos 3D que podem ser visualizados na busca: agora você pode ver os diversos sistemas do corpo humano — nervoso, circulatório, digestivo etc. — além das células de animais, vegetais e bactérias. É possível utilizar este modo de realidade aumentada usando um iPhone ou celular Android.
Há 11 sistemas do corpo humana disponíveis em RA na busca do Google; trata-se de uma parceria com a BioDigital, uma plataforma de software 3D interativa para visualizar a anatomia.
Também é possível ver de perto as células de um animal, de um vegetal e de uma bactéria, além de 21 componentes celulares para relembrar as aulas de biologia do colégio, como ribossomos, mitocôndrias, núcleo (com DNA) e mais. Os dados vêm da empresa Visible Body.
Você pode apenas visualizar um modelo 3D no celular, ou pode colocá-lo no mundo real através da realidade aumentada: dessa forma, dá para analisar os detalhes de forma mais interativa, seja de uma célula ou da anatomia humana.
Vale notar que isso funciona apenas com iPhones e celulares Android compatíveis; a lista completa dos dispositivos está neste link. Talvez você ainda não consiga ver essas novidades na busca do Google: elas estão sendo disponibilizadas aos poucos para os usuários.
O Google já trazia modelos 3D de diversos animais, como cachorro, gato, arara e urso; planetas, luas e asteroides; veículos espaciais da NASA; entre outros. Ensinamos aqui como encontrar animais e objetos 3D no Google.
Estes são os sistemas da anatomia humana disponíveis no Google em realidade aumentada:
O material sobre células oferecido pelo Google em 3D segue abaixo. Se você não conseguir encontrá-los em português, tente fazer uma busca pela palavra em inglês (em parênteses) junto ao termo “visible body”:
Com informações: Google.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}