Início » Gadgets » Por dentro da GoPro Hero4 Session: quase impossível de reparar

Por dentro da GoPro Hero4 Session: quase impossível de reparar

Câmera em formato de cubo da GoPro recebeu nota 1 de 10 no índice de reparabilidade do iFixit

Jean Prado Por

Mais um gadget novo, mais uma aventura para o pessoal do iFixit. Dessa vez, a vítima foi a nova GoPro da família Hero4, a Session. O pequeno cubo à prova d’água, com câmera de 8 megapixels que grava vídeos em 1440p a 30 fps, recebeu nota 1 no índice de reparabilidade ― nele, 10 é a nota dada para equipamentos que são mais fáceis de reparar.

Comparada com a Hero3+, a Session tem quase as mesmas portas (microSD e Micro USB, com exceção da porta de acessórios) e é visualmente menor, embora ela tenha um volume muito similar. Não deixa de ser correto dizer que a Session é menor que as outras câmeras, já que ela não precisa de case adicional à prova d’água.

Ao tirar o vidro frontal que cobre a lente, o iFixit percebeu que não havia uma forma fácil de abrir a câmera. Então, eles rasparam a borracha que cobre o plástico que envolve os componentes internos e não havia nenhum parafuso para acessar os conectores. Foi necessário destruir o plástico para encontrá-los, como mostra a imagem abaixo.

gopro-hero4-session-ifixit-2

Lá dentro, eles deram de cara com uma bateria de 1.000 mAh, que a GoPro diz durar duas horas de gravação contínua. A bateria estava soldada em uma placa-mãe com Wi-Fi e Bluetooth da Qualcomm e colada no suporte. O sensor de 1/3,2 polegada tem abertura f/2,8 e, além de gravar em 1440p (1920×1440 pixels), faz vídeos em 1080p a 60 fps e em 720p a 100 fps no campo de visão ultra wide-angle.

gopro-hero4-session-ifixit-5

No final, a nota baixa no índice de reparabilidade se deu pela dificuldade de acessar os componentes internos, já que eles tiveram que arrancar, rasgar e descolar várias peças. A bateria também é impossível de ser trocada, uma vez que ela é soldada e colada no resto do dispositivo. O único ponto positivo ficou para o vidro frontal que protege a lente, sendo extremamente fácil de ser removido e, consequentemente, trocado.

Se você pretende comprar essa pequena câmera por US$ 399 e deseja abri-la, pode encontrar todos os detalhes do procedimento no site do iFixit.

gopro-hero4-session-ifixit-6

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thdre1959
Wow GoPro coming out with a penalizing price for classic Polaroid Cube!! What a shame GoPro
Rafa Gomes
www.goprosul.com.br
Eliezer
Quero ver remontar... kkkkk
Souza Divino
http://www2.topsystemmarket.com/u/NegociosSouza Português
David
pois é nem para gravar em 60fps dá.
Nildo Oliveira
Fora a qualidade inferior dos arquivos