Início » Aplicativos e Software » Spotify achou que você iria gostar do novo logo

Spotify achou que você iria gostar do novo logo

Enxurrada de comentários negativos foi inesperada, segundo designer da empresa

Jean Prado Por

spotify-novo-verde

O Spotify não fazia ideia que os usuários do serviço detestariam seu novo logotipo. Sério. Ao mostrar a novidade para seus colegas de trabalho, Tobias van Schneider, principal designer do Spotify, só recebeu comentários positivos. Contrários, por exemplo, destes aqui:

spotify-verde-comentarios-tweet

O tom de verde foi alterado como parte de “um plano maior” para uma nova identidade visual do Spotify. Para Schneider, que não esperava tantas reclamações, a pequena mudança recebeu comentários tão negativos por ter sido, simplesmente, uma mudança. Em seu blog, ele descreve o efeito bola de neve:

“Quando lemos um tweet que diz ‘O novo tom de verde do Spotify é horrível’ nós não pensamos mais por nós mesmos. Tudo o que fazemos é ler o tweet, concordar com ele (porque sim) e retuitá-lo. Nossa decisão foi feita em segundos […] ainda que não tenhamos pensado sobre ela nem um minuto. […] Esse momento do ‘porque sim’ tem um nome: é chamado de tendência negativa.”

O problema, ainda segundo Schneider, foi que a mudança foi feita num instante, sem aviso e não necessariamente pelo novo tom de verde. “Não é uma discussão sobre a cor certa ou errada, é simplesmente por mudar ou não mudar”, continua ele. Como todos podem entender e ter opinião sobre as cores, fica fácil escrever um tweet concordando com quem já reclamou.

spotify-discover-weekly

Schneider admite estar exagerando um pouco. Teve gente que realmente não gostou da nova cor. Essa generalização, segundo ele, ajuda designers a “se protegerem de emoções desnecessárias quando situações como esta acontecem”.

Toda a equipe do Spotify estava trabalhando com o novo tom de verde há meses e isso nem era um assunto grande na companhia — era apenas uma pequena mudança no meio de todas as alterações na identidade visual da empresa, e por isso todos já haviam se acostumado.

Apesar de tudo, o Spotify aprendeu a lição de não mudar coisas que afetam todas as seções do aplicativo de uma vez. Schneider disse estar “confiante de que uma comunicação transparente pode pelo menos minimizar o efeito de hipercriticismo no futuro”.

Particularmente, já me acostumei com o novo tom, mas estranhei bastante no começo. E você?

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Ventura de Souza
Continuo achando horrível, esse verde meio apagado não me agrada nenhum pouco na hora de navegar pelo app.
Neto Mendez
Cor super brilhante e moderna. Se encaixa perfeitamente no Flat Design que vem sendo adotado pela maioria das grandes empresas.
Lucas Oliveira
Achei muito mais bonito que o verde que tinha antes
Daniel Franco
Achei nada a ver todo esse alvoroço negativo! O novo tom de cor não é feio, e até dá um destaque maior ao app quando em meio a outros aplicativos.
Tiago Celestino
O mundo está chato, tudo se reclama em "redes sociais".
Forseti
Bem vindos a internet e a maior moda dela "Odiar as Coisas" eu estranhei quando mudou a cor, mas não me atrapalhou no uso diário... Me irrito mais com o fato de as 3 linhas estarem tortas para a direita !TOC!
Guilhermo
Gostei muito.
F. S.
Na verdade achei que fosse o contrario, pois meu monitor é SD. Na tela inicial não cheguei a notar problemas, só na barra de tarefas mesmo.
Michael Felipe
Eu não gostei. Mas também não reclamei. Acho que já me acostumei....
Arthur Dubeux
Sinceramente eu preferia o anterior. Mas não é nada que vá mudar muita coisa e se eu estivesse com tanta vontade de mudar, baixava custom icons. Continuem com o bom serviço que pra mim podem colocar até a imagem da Preta Gil como ícone.
Marcos Vinícius
Eu achei bem estranho quando vi a primeira vez, mas minhas musicas estão lá, muito organizadas, pra mim ta tudo na mesma coisa.
Fábio de Jesus
Já que sou daltônico, pra mim não faz diferença, o que importa são as funcionalidades!
Emanuel
Eu gostei
Myron David
Podia nem ter logo, nem nome, nem porra nenhuma, não faz diferença pra mim, só quero ouvir música.
Lilian Nascimento
Eu gostei muito da nova cor, não gostava da antiga. Essa é muito mais leve e agradável.
Exibir mais comentários