Início » Celular » Não é uma boa ideia colocar seu smartphone Xperia à prova d’água… na água

Não é uma boa ideia colocar seu smartphone Xperia à prova d’água… na água

A certificação IP68 garante proteção contra submersão na água, mas não é bom contar com a sorte

Jean Prado Por

Na busca por um smartphone à prova d’água, muitos devem preferir a linha Xperia da Sony. É uma marca conhecida e muitas vezes o pacote que é entregue junto com o aparelho é bom. O problema é que, segundo uma página de suporte da própria Sony Mobile, os smartphones da empresa não são feitos para serem usados embaixo d’água. Como assim?

Sony Xperia Z3+

Antes de explicar essa confusão, é importante diferenciar um smartphone à prova de respingos e outro com proteção contra imersão. O padrão Ingress Protection (IP) publicado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, em inglês) estabelece os níveis de resistência de um dispositivo móvel, seja ele smartphone, tablet, smartwatch ou qualquer outra coisa.

No código, o primeiro número se refere à proteção contra objetos sólidos e poeira, enquanto o segundo indica a resistência à água. Uma tabela com essas informações pode ser encontrada no próprio site da Sony Mobile. Abaixo, é possível ver os diferentes níveis de combinação de resistências que podem ser atribuídas a um dispositivo.

resistencia-ingress-protection

Pegue como exemplo o Xperia Z3. Ou Z3+, Z5 ou Z5 Premium, que seja — todos têm o mesmo certificado de proteção. Há dois padrões de resistência no aparelho: IP65, garantindo que o dispositivo não pare de funcionar ao entrar em contato com poeira ou jatos d’água de baixa pressão durante três minutos; e IP68, assegurando que o smartphone pode ficar embaixo d’água por 30 minutos em água fresca (sem sal) a uma profundidade de até 1,5 metro.

A página brasileira da Sony Mobile até mostra uma foto de um smartphone tirando uma foto embaixo d’água seguida de um encorajamento: “então você quer tirar fotos impressionantes de seus amigos mergulhando na piscina?”.

Segundo a página da Sony Mobile brasileira: isso pode. Segundo a Sony Mobile internacional: de jeito nenhum!

Algumas páginas da Sony Mobile Brasil encorajam essa prática. A divisão internacional: de jeito nenhum!

A imagem acima, que foi retirada da seção Xperia Care, nem sequer é exibida na versão internacional do site de suporte (e parece ser do Xperia Z1). No entanto, na mesma seção do site em inglês da Sony Mobile, a empresa adverte os consumidores a não fazerem isso de forma alguma. Segundo o texto, os testes do padrão IPX8 são feitos com o aparelho em standby e não valem quando o dispositivo está em uso. Na íntegra (grifo nosso):

A certificação IP do seu dispositivo foi alcançada em condições de laboratório no modo standby, então você não deve usar o dispositivo embaixo d’água para tirar fotos, por exemplo. Não use o dispositivo para tirar fotos durante qualquer tipo de atividade embaixo d’água, incluindo mergulho ou snorkel.

Na página brasileira, entretanto, os consumidores são encorajados com frases como “leve seu dispositivo para nadar”. Não obstante, a empresa muda de posição nos novos lançamentos, como a do Xperia Z3+, mas com uma simples nota de rodapé. Segundo a Sony, a imersão completa do dispositivo na água não é recomendada. O mesmo acontece para o Z5 ou o Z5 Premium; ambos contém a informação no rodapé.

O Xperia Z3+ é à prova d’água e protegido contra poeira. Então fique tranquilo se começar a chover e lave-o na torneira sem preocupações, mas lembre-se: todas as portas e tampas devem estar firmemente fechadas. Você não deve: colocar o dispositivo completamente embaixo d’água ou expô-lo à água do mar, água salgada, água com cloro ou líquidos como bebidas. Abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia.

Essa informação está em contradição com as explicações de “tudo o que você precisa saber” sobre resistência à água na página brasileira. Pior: o irmão menos poderoso do Z3+, o Z3, não é rotulado com as limitações de submersão do seu predecessor. Diz a declaração, em que a Sony afirma ter alcançado a “mais alta classificação de resistência à água” na terceira geração do smartphone da linha Z:

De acordo com a IP65 e a IP68, o Xperia Z3/Xperia Z3 Dual é protegido contra a entrada de poeira e é à prova d’água. Desde que todas as portas e tampas estejam bem fechadas, o celular (i) é à prova de poeira e (ii) está protegido contra jatos d’água de baixa pressão de todas as direções, atendendo à classificação IP65 e/ou (iii) pode ser submerso a 1,5 metro de profundidade na água doce por até 30 minutos, atendendo à classificação IP68.

No lançamento do Xperia Z2, a Sony ainda enfatizou que o aparelho pode ser usado na água. Segundo o trecho retirado do comunicado enviado à imprensa:

O esperado smartphone da Sony traz uma série de recursos e pode ser usado debaixo d’água por 30 minutos, sob 1,5m de profundidade, já que além de resistente à poeira, ele é à prova d’água, de acordo com o IP55 e IP58.

A posição da empresa parece ter mudado a partir do Xperia Z3+, uma vez que este não é listado na página que mostra os smartphones e tablets à prova d’água.

A foto é do Xperia Z3. Como o Xperia M2 Aqua, a empresa diz que não tem problema mergulhar com ele.

A foto é do Xperia Z3. Como o Xperia M2 Aqua, a empresa diz que não tem problema mergulhar com ele.

Também é curioso observar as imagens e vídeos de divulgação de todos os aparelhos a partir do Z3+, como aponta o Xperia Blog (apesar do nome, não tem nenhuma relação com o Blog Sony Xperia Brasil e, portanto, não é uma página oficial da empresa). O site levantou que as fotos publicadas pela Sony do Xperia Z3, Xperia Z3 Tablet Compact, Xperia M2 Aqua, Xperia Z2 e Xperia Z1 mostram a beleza dos aparelhos submersos, mas não há imagens semelhantes para os novos modelos.

É estranha a mudança de postura da empresa em relação à proteção contra água, que sempre foi um dos maiores pontos de venda da linha Xperia. Muitos consumidores que conhecem os modelos antigos e se interessarem pelos novos podem achar que a submersão ainda é encorajada pela empresa ― embora não seja mais. Perguntei então para a assessoria da Sony no Brasil por que a recomendação mudou. Ao Tecnoblog, a empresa respondeu:

A Sony Mobile informa que os modelos Xperia são à prova d´agua e poeira e tem certificação IP65/68, conforme os padrões internacionais da indústria. A marca reforça que seus produtos atendem aos requisitos técnicos dessa certificação e, por meio de sua comunicação,  informa o consumidor sobre os cuidados necessários no seu dia a dia, para a melhor experiência e usabilidade do seu smartphone.

Ou seja, o consumidor se vê em um dilema: acreditar na certificação IP68, que garante o mergulho do aparelho a 1,5 metro de profundidade, ou seguir a posição (global) da empresa, que não recomenda que seus dispositivos sejam submersos na água? A segunda opção parece ser a mais segura, uma vez que a garantia pode ser quebrada caso a recomendação da Sony não seja estritamente seguida.

Uma hipótese que explica a mudança de posição sobre a resistência à água é que usuários podem ter passado por problemas enquanto mergulharam com seus Xperias. No review do Xperia Z3+ publicado aqui no Tecnoblog, por exemplo, o smartphone foi colocado debaixo da torneira com água corrente; depois de alguns segundos, a tela escureceu e não ligou mais, ainda que a recomendação da Sony tenha sido seguida à risca.

De qualquer forma, a empresa precisa ter uma postura mais transparente em relação aos defeitos de seus aparelhos, em vez de surpreender seus consumidores com simples avisos em notas de rodapé. Ainda que o problema com a submersão possa ter sido algo isolado, é preocupante ver que os smartphones da Sony à prova d’água não podem, na verdade, ser submersos ― mesmo que a certificação diga o contrário.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Warelo

Que Saudade do meu Z3...
Tava aqui pesquisando pra comprar um celular novo a prova d'água e vim da uma olhada na Sony, afinal já tive um Z3 "aprova d'água"... Mas aí... Pera! Como É ? acabei descobrindo que era só aprova d'água no Brasil?... Kkkkkkkk
Comprei meu Z3 por ser a prova d'água, afinal andava de moto e era chato ficar me preocupando para o telefone não molhar... Tive um Z3 por pouco mais de 1 ano... Sempre Fiz uso do a prova d'água com fotos e vídeos em baixo d'água, mergulhando, dando mortal em piscinas, fiz até um Sup no Lago Paranoa (BSB) com várias fotos e tombos... Meu medo era de perder o telefone e não que ele ia parar de funcionar... Kkkkkkkk
Com a garantia quase expirando (10 meses de uso) ele parou de funcionar após uma festa na piscina, onde após descarregar coloquei ele pra carregar, logo após chegar em casa, umas 3 horas dava pra ele secar, né? Talvez tenha dado um curto nele pois ele esquentou muito e se entrou água, virou vapor e danificou ele, fez ele parar de funcionar... Levei na assistência da Sony 3 dias, arrumaram + 90 dias de garantia, claro que fui testar e no primeiro mortal na piscina, tudo certo... Mas novamente ao carregá-lo tava esquentando muito e parou de funcionar... Levei na assistência e uma semana depois a Sony me deu outro z3 zerado com nota fiscal, novo imei, mais 6 meses de garantia, sem marcas de uso, arranhão na tela, amassadinho na quina, paguei outra película feliz ... Hahaha
Continuei minha vida subaquática por mais uns 3 meses sem nenhum problema até que em uma festa em um momento de distração e multidão me levaram ele do meu bolso, fui roubado... Infelizmente não conseguia comprar outro novo e um usado sem garantia pra mim não servia afinal meu interesse era ser a prova d'água... Que na verdade nunca existiu?! Como assim!? O meu era aquele com TV que a uma antena é adaptável antes do fone, então assisti TV até em baixo d'água... Oxi num era a prova d'água... Kkkkkkkkkk
Obs: Nunca lavei ele com água da torneira após uso de piscinas água com cloro...

Ludo Final
Está se autosuicidando-se sozinha.
William Melo
Eu creio que a Sony não queira se arriscar a comprar briga com consumidores, pois sabemos que pode existir muita negligência por parte dos mesmos, como não seguir a recomendação de se manter as tampas fechadas. Aí o cara faz merda e é óbvio que vai querer culpar a empresa pra tentar evitar o prejuízo. Utilizei um Z3 Compact por dois anos e nunca me arrisquei. Atualmente tenho um Z5 e me mantenho na mesma posição de cautela, mesmo muita gente dizendo que nunca teve problemas com isso. Inclusive já vi uma amiga usando um Z3 Compact por horas na piscina, tirando fotos.
Michel Fernando
Eu tenho um xperia Z3+ Edual chip, ja tem mais de um ano que o possuo e posso afirma que o meu smartphone nunca travou ou seguer queimou algo depois que eu tive contato com água ou com qualquer tipo de contato que tenha relaçao com a mesma, ja tirei fotos perfeitas e excelentes debaixo d'água, na minha opinião e o melhor smartphone atualmente. não troco por nenhum outro.
Leonardo Rezende
eu sei bem como é essa bosta
Erika Blayney

Já é o segundo fone que tenho da Sony Xperia Z3 que não presta. O primeiro, comprei por 2500 reais. Pensei que estaria comprando um dos melhores fones do mercado. Ilusão. Menos de seis meses, ele apresenta uma série de defeitos. Reclamei aqui. Sony me ligou imediatamente e me passou o endereço da assistência técnica em Brasília. Fora o tempo de espera, o atendimento foi rápido. A solução encontrada foi trocar de aparelho, pois o primeiro não prestava mais. Mandaram-me outro aparelho, mesmas especificações. Menos de três meses depois, este novo aparelho que me mandaram TAMBÉM APRESENTOU PROBLEMA! Ganhou uns respingos de chuva e a tela touchscreen parou de funcionar imediatamente da metade para cima. E olha que dizem que é à prova d'água! Imagina se eu mergulhasse com ele na piscina será que iria morrer todo mundo de choque elétrico? Que falha terrível e que propaganda enganosa, que vergonha, SONY Z3! No mesmo dia do ocorrido, levei meu telefone nada smart à mesma assistência técnica indicada pela Sony previamente. SURPRESA! Eles não atendem SONY mais! Será por quê? Demanda em excesso, Sony? Muito telefone estragado? Gente, quando se compra um telefone espera-se que funcione. Quando é caro, então, você acredita que está comprando ponta de linha. Pelo jeito, é ponta de estoque, lixo... E o fato de me mandarem o segundo telefone defeituoso, com garantia reduzida para 3 meses? Um desrespeito!!! Já liguei na central da Sony, já passei todos os números de nota fiscal, local de compra, ordem de serviço, documentos, nomes, endereços e confirmações inimagináveis - sim, eles fazem de tudo para que você não tenha qualquer número, para que eles culpem você para que eles se ESQUIVEM DO ERRO DELES. Mas, se deram mal comigo, pois guardo tudinho que me passam nas relações de consumo, pois o comércio, fabricantes e revendedores mantém, em geral, uma relação de completo desrespeito com o consumidor. Este, porém, está ficando esperto e sabe que se não se resguardar, será passado para trás a todo momento. Depois de muita conversa, espera e, claro, passar raiva, o atendente me deu um código de envio postal. Vou novamente ficar sem o telefone - que uso para TRABALHO! Vou enviar para SP, com previsão de retorno em "aproximadamente 12 dias". O que deverá acontecer daqui pra frente, todos sabemos - mais raiva, mais raiva, mais frustração. Resolvi reclamar aqui mais uma vez, pois acho justo que outros consumidores SEJAM ALERTADOS: NÃO COMPRE SONY XPERIA Z3. Tentem outra marca. Além do produto ser comprovadamente ruim (testei dois produtos), não há assistência técnica na capital do Brasil e o atendimento telefônico é grosseiro. A Sony deve colocar aqui embaixo aquela resposta padrão dizendo automaticamente que irão resolver o caso. Aguardemos!!! Se em 12 dias, após o envio na segunda-feira, dia 14/11/16, eles não resolverem o problema, posto de novo e mais uma vez e quantas vezes forem necessárias. Já que eles não se preocupam com qualidade do equipamento vendido, muito menos como atendimento ao consumidor, que paguem o preço!

Erika Blayney
Já é o segundo fone que tenho da Sony Xperia Z3 que não presta. O primeiro, comprei por 2500 reais. Pensei que estaria comprando um dos melhores fones do mercado. Ilusão. Menos de seis meses, ele apresenta uma série de defeitos. Reclamei aqui. Sony me ligou imediatamente e me passou o endereço da assistência técnica em Brasília. Fora o tempo de espera, o atendimento foi rápido. A solução encontrada foi trocar de aparelho, pois o primeiro não prestava mais. Mandaram-me outro aparelho, mesmas especificações. Menos de três meses depois, este novo aparelho que me mandaram TAMBÉM APRESENTOU PROBLEMA! Ganhou uns respingos de chuva e a tela touchscreen parou de funcionar imediatamente da metade para cima. E olha que dizem que é à prova d'água! Imagina se eu mergulhasse com ele na piscina será que iria morrer todo mundo de choque elétrico? Que falha terrível e que propaganda enganosa, que vergonha, SONY Z3! No mesmo dia do ocorrido, levei meu telefone nada smart à mesma assistência técnica indicada pela Sony previamente. SURPRESA! Eles não atendem SONY mais! Será por quê? Demanda em excesso, Sony? Muito telefone estragado? Gente, quando se compra um telefone espera-se que funcione. Quando é caro, então, você acredita que está comprando ponta de linha. Pelo jeito, é ponta de estoque, lixo... E o fato de me mandarem o segundo telefone defeituoso, com garantia reduzida para 3 meses? Um desrespeito!!! Já liguei na central da Sony, já passei todos os números de nota fiscal, local de compra, ordem de serviço, documentos, nomes, endereços e confirmações inimagináveis - sim, eles fazem de tudo para que você não tenha qualquer número, para que eles culpem você para que eles se ESQUIVEM DO ERRO DELES. Mas, se deram mal comigo, pois guardo tudinho que me passam nas relações de consumo, pois o comércio, fabricantes e revendedores mantém, em geral, uma relação de completo desrespeito com o consumidor. Este, porém, está ficando esperto e sabe que se não se resguardar, será passado para trás a todo momento. Depois de muita conversa, espera e, claro, passar raiva, o atendente me deu um código de envio postal. Vou novamente ficar sem o telefone - que uso para TRABALHO! Vou enviar para SP, com previsão de retorno em "aproximadamente 12 dias". O que deverá acontecer daqui pra frente, todos sabemos - mais raiva, mais raiva, mais frustração. Resolvi reclamar aqui mais uma vez, pois acho justo que outros consumidores SEJAM ALERTADOS: NÃO COMPRE SONY XPERIA Z3. Tentem outra marca. Além do produto ser comprovadamente ruim (testei dois produtos), não há assistência técnica na capital do Brasil e o atendimento telefônico é grosseiro. A Sony deve colocar aqui embaixo aquela resposta padrão dizendo automaticamente que irão resolver o caso. Aguardemos!!! Se em 12 dias, após o envio na segunda-feira, dia 14/11/16, eles não resolverem o problema, posto de novo e mais uma vez e quantas vezes forem necessárias. Já que eles não se preocupam com qualidade do equipamento vendido, muito menos como atendimento ao consumidor, que paguem o preço!
Ronivaldo Junior

Pois e deve ser como nosso colega falou mesmo são as concorrentes tentando queimar a Sony pois e o melhor aparelho celular que eu ja tive com meu Sony Xperia Z4 ou Z3+ faço filmes na piscina no rio no mar e já tenho ele a mais de um ano não tive problema algum fotos também e por ai vai recomendo fora que ele e muito bom para todo resto.

Ronivaldo Junior
Pois e deve ser como nosso colega falou mesmo são as concorrentes tentando queimar a Sony pois e o melhor aparelho celular que eu ja tive com meu Sony Xperia Z4 ou Z3+ faço filmes na piscina no rio no mar e já tenho ele a mais de um ano não tive problema algum fotos também e por ai vai recomendo fora que ele e muito bom para todo resto.
Thiago Macell
Acabei de ser vítima dessa "prova d'água" Agora ele está no telhado pegando um sol pra ver se volta ao normal. E pior que a bateria não remove. Contar com a sorte agora. :/
leandro
essa ultima versão da sony a 6.0.1 inutilizou o meu Sprint de tela, o principal e eles dizem que isso agora é uma característica do aparelho, fazer sptint das fotos com as abas de configuração, bateria e hora aparecendo!!!! PQP, fora o encaixe lateral que é uma merda se vc ficar abrindo e fechando toda hora para carregar seu aparelho a borracha desgasta muito rápido!!!! Os caras só tem uma autorizada no RJ que não atende a telefone!!!! Péssimo em serviços!!!! Pensarem muito em comprar algo da sony novamente!!!! Arrependido!!!
Mauro Paschoal

Quero lembrar a todos que a nota de rodapé ou até mesmo um gigantesco aviso para "NÃO MERGULHAR NA ÁGUA" não livra a Sony da responsabilidade no caso de problemas por isso, uma vez que existe a divulgação da certificação que não pode estar atrelada a um uso restrito sob pena de propaganda enganosa. Se isso fosse possível eu poderia dizer que todos os celulares são aprova d'água e colocar no rodapé: retirar a bateria antes do contato com a água e deixar secar em estufa por 2 dias após o contato com a água antes de colocar a bateria. Piada né.

wilson alves
vdd o meu tambem nunca deu problema filmo e tudo debaixo da agua
wilson alves
o meu é um z3 compact ja filmei e nadei com ele em um rio e nao entrou agua e nem deu problema. ate hj ta de boa.
Carlos Henrique
recentemente comprei um z3 mesmo seguindo as recomendaçoes da sony molhei ele na torneira todo vedado o msm quase queimou em minha mao pois entrou agua mandei para assistencia e ele nao foi entregue nos 30 dias ainda nao recebi será que por essa propaganda enganosa posso requerer meu valor pago de volta
Exibir mais comentários