Início » Ciência » Efeito memória: por que a bateria do seu celular, notebook ou tablet não vicia

Efeito memória: por que a bateria do seu celular, notebook ou tablet não vicia

Como nasceu o mito de que as baterias viciam, na década de 1960 (e por que você não deve se preocupar)

Paulo Higa Por
TB Responde

Você já ouviu falar do efeito memória: ele acontece quando você recarrega seu celular, notebook ou tablet antes da carga terminar e a bateria acaba perdendo capacidade, já que a parte não utilizada se torna preguiçosa e depois se recusa a trabalhar novamente.

Há algumas recomendações para cuidar da bateria, como dar uma carga inicial de 6, 8, 12 ou 24 horas (o tempo necessário depende da posição das estrelas no céu) e nunca colocar o eletrônico na tomada antes que a bateria zere, para não viciá-la, porque, assim como os humanos, elas precisam se exercitar regularmente.

Só que é tudo mito.

Na década de 1960, alguns satélites em órbita eram equipados com computadores que funcionavam com baterias de níquel-cádmio (NiCd). As baterias sempre chegavam a 25% de carga e depois eram elevadas novamente a 100%. Depois de muito tempo repetindo esse processo, os cientistas da General Electric (GE) notaram que os 25% não utilizados da bateria sofreram uma perda substancial de capacidade.

Foi a partir dessa única história que todo mundo, nas últimas décadas, passou a disseminar o mito de que as baterias viciam, e que você deve recarregá-las apenas quando a carga terminar. Na verdade, a própria GE não conseguiu encontrar nenhum outro caso de efeito memória em aplicações que não a do satélite — e isso nas baterias de NiCd, que eram bem menos avançadas que as utilizadas atualmente, de íons de lítio.

pilha-bateria-gasta-velha-antiga

O que as pessoas não espalharam junto com esse mito foi que o efeito memória, além de ser totalmente reversível, só ocorreria caso você descarregasse e recarregasse a bateria na mesma capacidade, todos os dias, durante alguns anos. Em outras palavras, era quase impossível que isso acontecesse com seu celular ou qualquer outro eletrônico pessoal, já que você dificilmente recarregaria a bateria sempre no mesmo ponto.

Conclusão: a sua bateria não vicia, não sofre de efeito memória e pode ser recarregada a qualquer momento (na verdade, é até bom que você faça isso).

“Mas Higa, eu notei que a bateria do meu smartphone não está durando como quando ele era novo”. Não é apenas uma impressão sua: as baterias realmente vão perdendo capacidade com o tempo (e as antigas eram mais sensíveis a esse problema). Isso acontece devido a mudanças químicas nos eletrodos, inclusive na bateria de li-ion, presente no seu celular, tablet, notebook e quase todos os outros eletrônicos que você comprou nos últimos 10 anos.

Nós já explicamos como funciona o processo de degradação das baterias li-ion (isso só foi esclarecido em 2014). À medida que a bateria é usada, os íons de lítio reagem com o óxido de níquel. Isso gera nanocristais de sal, que alteram a estrutura interna da bateria e fazem com que os íons se movam de maneira menos eficiente. Não há nada que você possa fazer para evitar a formação dessas pragas.

"Mas e os ciclos da bateria, Higa? A fabricante do meu notebook diz que a bateria dura 1.000 ciclos. Se eu recarregá-lo antes da carga acabar, vou estar desperdiçando ciclos". Há muita confusão sobre o termo "ciclo". Na verdade, um "ciclo" é contado apenas quando você descarrega 100% da bateria (e não cada vez que você coloca ou tira o aparelho da tomada). Este gráfico da Apple deixa isso claro:

ciclo-bateria

Obviamente, isso não significa que você deva cuidar das suas baterias de qualquer jeito. Siga estas duas recomendações:

  • Não submeta a bateria a temperaturas extremas. O calor ou frio excessivo interfere nas reações químicas e diminui a duração da bateria.
  • Caso não use a bateria por um período longo, armazene-a com a carga em torno de 40%. Todas as baterias descarregam com o tempo. No caso da bateria li-ion, se a carga chegar a zero, não será possível recarregá-la novamente, por isso não é uma boa ideia guardá-la com a carga muito baixa. Por outro lado, se você armazenar a bateria completamente cheia, ela perderá ainda mais carga com o tempo.

De resto, viva despreocupado e seja uma pessoa mais feliz!

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Carvalho
https://tecnoblog.net/17076...
Alex Oliveira
Saudações Keaton. As vezes uso algo tipo isto aí. As vezes tento comparar RAM com capacidade de "raciocínio" e armazenamento com "capacidade de recordar"..kkk O problema é que algumas pessoas te procuram porque confiam e sabem que você sabe e elas não entendem nada, mas ficam teimando. ( Sou "técnico da família", rsrs). O pior é quando "acreditam duvidando" e buscam a 'segunda opinião' com "experts" nível "rebimboca da parafuseta" e, depois, voltam para te confrontar!kkk.
Ilux Merks
Por que vocês não escrevem um artigo sobre o ciclo de escrita e leitura dos ssds? Por que há um limite de escritas/leituras?
Henrique Accioly
Muito bom!
Marcelo Munhoz
Recontrapuxa! Você é foda, meu!
William Lima Crisostomo
Mas e as baterias da sansung que dá pra colocar pra caregar somente até 80% uso assim elas e bastante tempo. Será que irá durar só 2000 ciclos :O
Isaac Miranda
Vicia sim, eu tenho um amigo que chega a cheirar 4 pilhas AA por dia.
tino1008
O pior que eu ja sabia disso, e eu avisava que n viciava, porém tudo tem seu tempo útil, mas ninguém acreditava, kkk fazer oque né
Thiago Sabaia
Outro mito é sobre deixar o celular ligado no carregador por horas, mesmo depois de a bateria está carregada hahaha.
Cesar Rodrigo Bagatoli
Bem isso, na realidade o que mais acaba com a vida útil de uma bateria é o calor, por isso não é recomendado deixar a bateria zerar, pois se ela zera e você coloca pra carregar pode perceber que o celular esquenta um monte, e isso acaba com a bateria. Isso é uma coisa que o Nexus 5 (não sei se os nexus anteriores também) não sofrem, pois o carregador e o celular são inteligentes e não deixam o celular esquentar enquanto carrega.
Quanto a não deixar a bateria ficar com zero de carga (literalmente), tem como ressuscitar sim, existe um procedimento que você dá um "choque" na bateria e ela volta a funcionar. Existem também alguns poucos carregadores que funcionam com "carga zero", mas a maioria dos carregadores comuns realmente não carregam baterias que zeraram literalmente.
OBS: Muita gente deveria ler essa matéria e parar de se estressar com isso rsrs.
Adriano Garcez
Geralmente faz bypass. Imagino que só modelo muito antigo que não faça.
E_Palpatine
Explode como uma supernova, e se transforma em uma estrela de neutrons.
Sangelo Lima
Rapaz ou não sei o que, porque vc se revela igual ao Istado Islâmico. O que eu sou tenho orgulho da humilde pessoa - sou professor (efetivo) formador do Proinfo do município, eu digitador (efetivo) , técnico celular, amigo pra quem merece, etc. AGORA VC IDIOTA NAO TEM O QUE FAZER e tá tirando minha produtividade. Ah dá licença!
E_Palpatine
Verdade, "muitos que não contribuem nada".
Inclusive aqueles que sequer mantem os computadores dos seus usuários atualizados devem ajudar para caralho.
A diferença sua para um funcionario de repartição publica é que eles são efetivos e a maioria concursado.
De resto são tudo iguais. Incompetentes e acomodados.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
depende da marca e até do ano, os mais novos de marcas boas fazem bypass
PPKX XD
depende da marca e até do ano, os mais novos de marcas boas fazem bypass
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Os notebooks não carregam ela o tempo todo já faz um tempo, antigamente realmente acontecia isso que você disse, além disso o bom de ter a bateria é não perder o que está fazendo durante uma queda de energia. Inclusive se você usar o note sem a bateria o S.O. dá uma mensagem de alerta.
PPKX XD
Os notebooks não carregam ela o tempo todo já faz um tempo, antigamente realmente acontecia isso que você disse, além disso o bom de ter a bateria é não perder o que está fazendo durante uma queda de energia. Inclusive se você usar o note sem a bateria o S.O. dá uma mensagem de alerta.
Neto
Quando um note ta na tomada e a bateria está 100%, ele faz tipo um by-pass pela bateria ou ele consome a bateria e a bateria é recarregada a todo instante?
Neto
Vulgo placebo.
Sangelo Lima
Concordo supersonic a casualidade é relativa.
Sangelo Lima
Meu camarada vc está errando até em ultrapassar a população do nosso Brasil. Mas infelizmente existem muitos como vc nao contribui em nada, inútil.
O fantástico senhor raposo
QUando ultrapassa 2000 ciclos o que acontece?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E os malucos gostam de fazer jump na bateria para render mais.
Supersonic
E os malucos gostam de fazer jump na bateria para render mais.
PALUDO
Já trabalhei em uma empresa que monta baterias de notebook com a tecnologia Li-Ion (Lítio), essa informação é em parte mentira, os chips que controlam a carga e descarga das células de lítio ou polímero de lítio são configurados como segurança para cerca de 2000 ciclos devido ao risco das células vazarem e entrarem em contato com o oxigênio podendo explodir. Esse contador de ciclo diminui uma unidade toda vez que a descarga chega baixa de 95%, então se vc carrega 10% e descarrega 10% conta um ciclo, se a bateria carrega 100% e descarregar 6% e em seguida vc coloca para carregar novamente ele conta um ciclo, já se carrega 100% e somente descarrega 4% e coloca-se recarregar em seguida ele não conta um ciclo.
Outra coisa que se fala 0% de bateria não existe, baterias de Lítio não podem ser descarregadas totalmente pois se tornam extremamente instáveis sem carga, então os chips controlam para que as células não fiquem descarregadas.
Como disse, trabalhei a 2 anos atrás com programação dos chips que controlam a bateria de lítio, já vi o código fonte do software dos chips.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Geralmente em escritório com ar ligado 24 horas deve ter um no break em algum canto mas cada caso é cada caso.
Supersonic
Geralmente em escritório com ar ligado 24 horas deve ter um no break em algum canto mas cada caso é cada caso.
Gustavo73
"Os motores fabricados para trabalhar com gasolina ou alcool não podem ser flex." realmente é uma lenda.
Gustavo73
O Nexus 4 tem, mas dizem que aquece muito a bateria no carregamento prejudicando a.longo prazo.
Marcio Nascimento
O que é pior, a perda de certa capacidade da bateria por deixá-la conectada ao note durante o uso com ele na tomada ou a perda de arquivos de trabalho numa queda de energia, onde a bateria plugada faria o papel de um nobreak?

Eu não recomendo a remoção da bateria nunca...
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não cara, apesar da gasolina e do álcool terem taxa de compressão diferentes os motores mesmo flex possuem uma unica taxa de compressão pois não há no mercado motores com taxa de compressão variável, no caso dos flex os fabricantes escolhem um meio termo, mas já se fala em motores com taxa de compressão variável, se ele já estivesse disponível no mercado ai sim eu estaria falando bobagem.http://www.searadaciencia.u...http://www.icarros.com.br/n...http://caranddriverbrasil.u...
Supersonic
Não cara, apesar da gasolina e do álcool terem taxa de compressão diferentes os motores mesmo flex possuem uma unica taxa de compressão pois não há no mercado motores com taxa de compressão variável, no caso dos flex os fabricantes escolhem um meio termo, mas já se fala em motores com taxa de compressão variável, se ele já estivesse disponível no mercado ai sim eu estaria falando bobagem.
http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0784.htm
http://www.icarros.com.br/noticias/manutencao-e-servicos/flex:-mitos-e-verdades/17166.html
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/garagem-cd/tecnologia/vw-tera-motor-com-compressao-variavel/7453#
E_Palpatine
Os motores fabricados para trabalhar com gasolina ou alcool não podem ser flex.
O motor projetado para ser flex torna improcedente o seu comentario.
Classifico-o junto com as lendas que citei.
Tsu_brO
Sim, na verdade não são nem sensores, são os próprios resistores que só "permitem" (da velha formula U = r.i) que a corrente correta passe. Porem já vi muita gente falando que usou carregador de corrente alta e fritou o conector do celular. Não sei se alguns desses carregadores funcionam diferente, ou se foi azar, ou sei lá, mas é melhor evitar problemas logo ao inves de sair comprando carregador de 4ampères e arriscar estragar algo
Lissandro
Sim, na verdade não são nem sensores, são os próprios resistores que só "permitem" (da velha formula U = r.i) que a corrente correta passe. Porem já vi muita gente falando que usou carregador de corrente alta e fritou o conector do celular. Não sei se alguns desses carregadores funcionam diferente, ou se foi azar, ou sei lá, mas é melhor evitar problemas logo ao inves de sair comprando carregador de 4ampères e arriscar estragar algo
Renan Birck Pinheiro
Um dispositivo só consome a corrente que ele precisa. Se o carregador é de 3 A, ele pode fornecer até 3 A (se o smartphone/tablet/... demandarem 0,5 A, ele vai entregar 0,5 A).

Textão(tm) em inglês sobre isso: http://electronics.stackexchange.com/a/34746/8159
Keaton
Eu digo o seguinte nessas situações: existem dois tipos de memória, uma é como se fosse a tua memória que serve para entender o momento atual, e a outra é como um bloquinho de notas no qual você escreve e fica lá até você apagar [ou perder]... Não é a melhor explicação, mas as vezes funciona.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Sim, quando eu comentei não quis dizer que isso não acontece, só que não aconteceu comigo, depende de cada usuario também.
Supersonic
Sim, quando eu comentei não quis dizer que isso não acontece, só que não aconteceu comigo, depende de cada usuario também.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Pois é mas é mais prático carregar a noite e a bateria vai envelhecer de qualquer maneira.
Supersonic
Pois é mas é mais prático carregar a noite e a bateria vai envelhecer de qualquer maneira.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não é recomendável usar o note com a bateria conectada na tomada o tempo todo pois ela esquenta por dentro por causa que está sempre recebendo carga, mesmo tendo ar condicionado sem contar que ela sempre perde um pouco de carga mesmo estando conectada, ou seja os ciclos de carga acontecem igual, o recomendado no teu caso é usar o note sem a bateria, usando-a pelo menos uma vez por mês.Se não for usar de fato a bateria vende ou da ela para alguém pois bateria não tem jeito, assim que ela é fabricada ela já começa a envelhecer não importa o jeito que se cuide.
Supersonic
Não é recomendável usar o note com a bateria conectada na tomada o tempo todo pois ela esquenta por dentro por causa que está sempre recebendo carga, mesmo tendo ar condicionado sem contar que ela sempre perde um pouco de carga mesmo estando conectada, ou seja os ciclos de carga acontecem igual, o recomendado no teu caso é usar o note sem a bateria, usando-a pelo menos uma vez por mês.
Se não for usar de fato a bateria vende ou da ela para alguém pois bateria não tem jeito, assim que ela é fabricada ela já começa a envelhecer não importa o jeito que se cuide.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Acho difícil queimar com um carregador de corrente maior pois as baterias tem sensores que regulam a energia da carga de acordo com a têmperarura ou a capacidade em suportar a energia.
Supersonic
Acho difícil queimar com um carregador de corrente maior pois as baterias tem sensores que regulam a energia da carga de acordo com a têmperarura ou a capacidade em suportar a energia.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Já aconteceu com o meu Xperia quando ele zerou a carga e ficou um dia parado, consegui fazer ele voltar a vida usando um carregador de 2 amperes.
Supersonic
Já aconteceu com o meu Xperia quando ele zerou a carga e ficou um dia parado, consegui fazer ele voltar a vida usando um carregador de 2 amperes.
Adriano Garcez
Ah é, tem o lance da calibragem da bateria também. Dá uma olhada nisso.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Num ambiente controlado e refrigerado 24/7, não deveria....
PPKX XD
Num ambiente controlado e refrigerado 24/7, não deveria....
Adriano Garcez
Vai explicar isso para meu iPod Nano de 2007 com bateria de NiCd que deixei sem uso por um mês depois de uma carga completa lá em 2010. Não está segurando mais a carga desde então, que era de 24h e está por volta das 2h.
Adriano Garcez
Tem mais a ver com a bateria esquentando por conta do uso intenso do notebook e perdendo capacidade com isso do que o não uso da mesma.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Me lembrou la em 2009 quando estava mostrando meu um n95 de 8 gigas na casa da minha tia, o pessoal começou a falar. Puxa o celular tem 8 gigas e o computador que acabei de comprar tem só 2 gigas... Tentei explicar para a pessoa que o computador dela tinha 2 gigas de RAM e meu n95 tinha 8 gigas de memória de armazenamento, as pessoas ficaram me olhando com cara de alienígena.
Supersonic
Me lembrou la em 2009 quando estava mostrando meu um n95 de 8 gigas na casa da minha tia, o pessoal começou a falar. Puxa o celular tem 8 gigas e o computador que acabei de comprar tem só 2 gigas... Tentei explicar para a pessoa que o computador dela tinha 2 gigas de RAM e meu n95 tinha 8 gigas de memória de armazenamento, as pessoas ficaram me olhando com cara de alienígena.
Anayran Pinheiro
Parabéns pela postagem, Tecnoblog! Muitos leigos não sabem tais dicas, e vocês deixaram elas de uma forma muito clara! Mostrarei as pessoas que não tem uma afinidade tão alta com a tecnologia sem dúvida!
Eric Viana
Tá ai uma coisa que gostaria de ver respondida.
Se o notebook é usado como desktop replacement e fica conectado o tempo todo na tomada como é que surge esse problema de duração da bateria?
Keaton
E eu pra metade da minha familia...

alias... melhor não, se não ainda vou ter de explicar o que já está escrito no texto e vou acabar xingando uns cinco. hahaha
Thiago Alvarenga
Tenho um roteador com usbs disponíveis perto da cama, deixo um cabo nele e ligo o celular ali antes de dormir, pronto.

Dizem (por ai na internet) que o problema de deixar muito tempo carregando é aquecer o aparelho por mais tempo do que deveria, porém carregando ao longo do dia provavelmente vou usar junto e vai aquecer mais ainda, ah vou ser feliz ?
Tsu_brO
Se a tensão era a mesma (provavelmente 5v), não deveria haver diferença alguma, além do tempo pra carregar 100%. Mesmo a corrente só chega a ser um problema quando a diferença é muito grande, pois no caso de você colocar aqueles carregadores de 3A no seu celular que está preparado pra receber 0,8A, o problema é queimar algum componente por causa do calor gerado. Se fosse um carregador genérico até poderia ser algo de se atentar, pois muitas vezes eles têm tensões todas esculhambadas. Ideal mesmo seria você testar o celular, depois de carregado 100%, forçando o gasto de carga com o mesmo aplicativo e monitorar o tempo. Pode ser que a sua namorada só prestou atenção no tempo porque tinha usado o carregador diferente.ps.: mAh (mili-ampère-hora) é unidade de CARGA, a bateria do celular possui carga medida em mAh, o carregador carrega a uma [intensidade de
Lissandro
Se a tensão era a mesma (provavelmente 5v), não deveria haver diferença alguma, além do tempo pra carregar 100%. Mesmo a corrente só chega a ser um problema quando a diferença é muito grande, pois no caso de você colocar aqueles carregadores de 3A no seu celular que está preparado pra receber 0,8A, o problema é queimar algum componente por causa do calor gerado. Se fosse um carregador genérico até poderia ser algo de se atentar, pois muitas vezes eles têm tensões todas esculhambadas. Ideal mesmo seria você testar o celular, depois de carregado 100%, forçando o gasto de carga com o mesmo aplicativo e monitorar o tempo. Pode ser que a sua namorada só prestou atenção no tempo porque tinha usado o carregador diferente.
ps.: mAh (mili-ampère-hora) é unidade de CARGA, a bateria do celular possui carga medida em mAh, o carregador carrega a uma [intensidade de] corrente de "X A" ou mA (Ampère ou mili-ampère)
X-Tudãoᴳᴼᵀ
O Tecnoblog não é lugar para isso, mas motores flex na verdade não funciona exatamente como deveria nem com um, nem com outro por causa da taxa de compressão ideal que é diferente em cada tipo de combustível.http://www.flatout.com.br/t...http://www.flatout.com.br/2...
Supersonic
O Tecnoblog não é lugar para isso, mas motores flex na verdade não funciona exatamente como deveria nem com um, nem com outro por causa da taxa de compressão ideal que é diferente em cada tipo de combustível.
http://www.flatout.com.br/taxa-de-compressao-qual-a-sua-importancia-para-os-motores/
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/
antônio
Sobre a parte da temperatura, acredite ou não, eu já tive uma colega que punha o iPad no freezer para "fazer a bateria carregar rápido".Ela dizia que funcionava.
Antônio Cesar Moraes
Sobre a parte da temperatura, acredite ou não, eu já tive uma colega que punha o iPad no freezer para "fazer a bateria carregar rápido".


Ela dizia que funcionava.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Higa e porquê a bateria de um notebook que fica um ano inteiro ligado na tomada direto passa a durar muito menos e não se consegue recuperar? É um tipo de vício não? Tanto que no software da Dell há a opção de "Modo Desktop" que a cada duas semanas descarrega a bateria e carrega novamente, mesmo com o notebook na tomada, para evitar esse problema.Posso comparar um Dell com 3 anos de uso direto na tomada e um Lenovo com 1 ano de uso 70% do tempo na tomada, a bateria do Lenovo dura 50 minutos, a do Dell dura 2 horas.
PPKX XD
Higa e porquê a bateria de um notebook que fica um ano inteiro ligado na tomada direto passa a durar muito menos e não se consegue recuperar? É um tipo de vício não? Tanto que no software da Dell há a opção de "Modo Desktop" que a cada duas semanas descarrega a bateria e carrega novamente, mesmo com o notebook na tomada, para evitar esse problema.


Posso comparar um Dell com 3 anos de uso direto na tomada e um Lenovo com 1 ano de uso 70% do tempo na tomada, a bateria do Lenovo dura 50 minutos, a do Dell dura 2 horas.
E_Palpatine
Tecnico de informatica e de futebol o Brasil tem pelo menos 210 milhões.
E_Palpatine
Melhor artigo do ano, EVER.
Pena que quem precisa ler isso nunca vai se dar o trabalho.


Agora por favor, façam outro sobre carros flex. Para acabar com o maldito mito das fabulosas formulas de mistura de combustivel que nao podem ser feitas (ou devem ser feitas), para "não dar problema" no motor. É um tal de "deixa chegar na reserva para colocar gasolina", ou "coloca sempre um tanque de alcool para dois de gasolina", "não ande com alcool por mais de 1 semana", "não misture (caralho o carro é flex) alcool com gasolina", que da vontade de vomitar.
Thiago Nunes
Ele é técnico e você, provavelmente não, logo você teve acesso apenas aos aparelhos que você faz(fez) uso e aos de terceiro que disponibilizaram por algum motivo (tipo: me empresta pra eu ligar pra... deixa eu ver tal bagulho no teu...) Ele é uma pessoa que é procurada por pessoas que tiveram algum problema, por isso você, especificamente nunca teve o problema.

Porém, também, temos que ficar atendo ao efeito "técnico" (acabei de inventar o termo) eu já trabalhei com manutenção de micro computadores e com suporte técnico e quando temos esse tipo de função, fazemos contato com pessoas, cujos serviços ou produtos estão com problemas e isso nos dá uma impressão equivocada de que determinado produto/serviço é ruim, quando na verdade uma coisa não tem ligação com a outra. Só porque recebe vários chamados de determinado produto não quer dizer diretamente que el eé ruim ou de má qualidade, apenas que eu (local de trabalho) deve ser referência para esse tipo de contato.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Nunca tive problemas com isso.
Supersonic
Nunca tive problemas com isso.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Pensava que existia mesmo esse negócio de viciar a baterias nas de NiCd isso era tão disseminado nos anos 90 e é o que vários sites pregam, afirmando que esse negócio de viciar acabou com a chegada das material de lítio.
Supersonic
Pensava que existia mesmo esse negócio de viciar a baterias nas de NiCd isso era tão disseminado nos anos 90 e é o que vários sites pregam, afirmando que esse negócio de viciar acabou com a chegada das material de lítio.
Sangelo Lima
Muito boa a matéria. Mas ele é infeliz em: "pode ser recarregada a qualquer momento (na verdade, é até bom que você faça isso) ". O ideal é que você deixe a noite carregando e o restante do dia para utilizar seu aparelho. Sou tecnico e constantemente troco conectores de de carga de notebook, tablets e celulares. A não ser que vc use tecnologia japonesa da Sony como o meu humilde xperia Z1 que tem o carregador magnetico que não danifica a entrada do aparelho. Sorte a todos.
Bruno
E eu pro meu pai..rsrssr
Bruno Pinho
Mais direto, impossível. Parabéns pela matéria.
Bruno Pinho
Mais direto, impossível. Parabéns pela matéria.
Alberto Prado
Valeu Higa. Legal a história da GE. Nem sabia que essas bateria eram tão velhas...
Só uma coisa. Não é totalmente relacionado a baterias, mas tem algo haver.
Pq algumas vezes quando carregamos o celular com o outro carregador parece que bateria não dura o mesmo tempo. Ex: Minha namorada tem um Moto X 1ª Gen, ela esqueceu o carregador na minha casa e então ela foi carregar com carregador do BlackBerry (original) que ela tinha. Carregou os cem por cento. Mas a carga não durou com de costume. E isso já se repetiu algumas vez, ou seja, não é impressão ou coincidência. Detalhe: Os dois tinha a mesma tensão de saída que o carregador da Motorola, só a corrente era pouco coisa menor (1Ah BB x 1150mAh Moto). Era só pra demorar um pouco mais pra carregar não? E não tem menos carga.
Desculpas pelo textão.
Alberto Prado
Bom, pelo menos foi a placa que fritou. Só troca a bateria que ele volta.
Paulo Higa
Sim, é de lítio.
Júlio Vasel
Meu iPad ficou um tempo guardado e agora não liga mais. Por acaso a bateria dele é Li ion? Acho que ja descobri pq ele morreu hahaha
Leonardo Caldas
Bem elucidativa, a matéria.
Feripe Hatsune
Alguém tem que mostrar isso para os vendedores de lojas que vivem disseminando esse mito a anos, e nada muda a ideia depois. Baterias modernas gostam de receber energia.
willian john oliveira da silva
Tenho que mostrar isso pra minha mãe urgente!!! heuheuh