Início » Internet » Alternativa ao “curtir”: Facebook lança botão de reações no mundo inteiro

Alternativa ao “curtir”: Facebook lança botão de reações no mundo inteiro

Por
3 anos e meio atrás

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (24) que o Reactions, sua nova versão do botão de curtir, agora está disponível no mundo inteiro. A novidade havia sido anunciada em outubro, e desde então foi testada com um grupo seleto de usuários na Irlanda e na Espanha.

facebook-reactions

A função do botão é mostrar que há outros sentimentos por trás do botão de curtir. Agora, além de “gostar” de alguma coisa, os usuários poderão expressar suas emoções com emoticons, que significam “amei”, “haha”, “uau”, “triste” e “nervoso”. As diferentes reações são animadas e se mexem conforme você segura o dedo na tela.

Para enviar uma reação no celular, é só segurar no botão de like e escolher a reação desejada. No desktop, que também abriga a função, basta passar o mouse sobre o Curtir e clicar no emoticon que mais expressa o seu sentimento ao ver aquele post.

facebook-reactions-2

Segundo o Facebook, a mudança foi feita porque os usuários sentiam que deveriam existir outras formas de “expressar de forma rápida e fácil como algo que você vê no News Feed te emocionou de alguma forma”. Quando alguém usa o Facebook para anunciar o falecimento de um ente querido, por exemplo, o botão de “Curtir” não é a melhor forma de reagir; agora, será possível usar a reação “triste”, por exemplo.

Com mais uma opção além do botão curtir, o Facebook precisou alterar a forma que as “reações” são percebidas e como isso afeta o feed de notícias. O contador que antes mostrava apenas os likes exibirá quantas reações foram expressadas naquele post, junto com as três reações mais recentes ao lado.

Além disso, inicialmente, para o feed de notícias, todas as reações funcionarão como um like no post. “Se alguém usa uma Reação, nós entenderemos que essa pessoa quer ver mais daquele tipo de post [no news feed], independente se a reação foi um curtir, ‘wow’ ou ‘triste”, explica o anúncio. Ao longo do tempo, eles vão acompanhar como as diferentes reações pesam nos posts e provavelmente atualizarão o algoritmo para refletir essas alterações.

No entanto, para quem é dono de alguma página, todas as reações para os posts serão mostradas nas informações da página disponíveis para administradores. Isso deve ajudar as empresas a “entender melhor como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo”, segundo o Facebook. Se uma marca posta uma novidade muito interessante, imagino que ela deve receber muitos corações e “uau”, o que deve enfatizar que o conteúdo deu bastante engajamento (e despertou emoções em seu público).

facebook-reactions-3

Como nós já sabemos, o “todo mundo” do Facebook não é nem de longe todos os seus usuários. Como essa é uma grande mudança, a rede social vai liberar as reações aos poucos para grupos de foco, e depois deve expandi-las para o mundo todo. Quem sabe em alguns meses já não poderemos usar o novo recurso?

O que você achou da atualização?

Mais sobre: ,