Início » Internet » Facebook lança ferramenta de prevenção ao suicídio

Facebook lança ferramenta de prevenção ao suicídio

Rede social faz parceria com Centro de Valorização da Vida (CVV) no Brasil

Jean Prado Por

O Facebook quer ajudar a prevenir o suicídio no Brasil. Em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição que oferece apoio emocional para pessoas que estão precisando de ajuda, a rede social lançou nesta terça-feira (14) uma ferramenta que permite aos usuários emitirem sinais de alerta quando perceberem que um amigo publicou um conteúdo com tendência ao suicídio.

maca-feliz-triste

É uma ferramenta muito importante, considerando que o suicídio mata mais que o HIV no mundo, com uma morte a cada 40 segundos, segundo dados da OMS. No Brasil, oitavo país com a maior taxa no mundo, um suicídio acontece a cada 45 minutos — são 6 por 100 mil habitantes.

facebook-suicidio

A ideia é que as publicações dos usuários possam ajudar amigos a perceberem que há alguém com tendências suicidas. “Postar algo como ‘qualquer dia eu sumo’, por exemplo, é um super sinal de alarme”, diz Carlos Correia, voluntário do CVV desde 1992, ao G1.

Se você notar que isso aconteceu, denuncie a publicação e entre em “Acredito que não deveria estar no Facebook” > “Ver mais opções” > “Mostra alguém se ferindo ou planejando se ferir”. É possível oferecer ajuda, conversar com alguém de confiança, descobrir como proceder ou enviar a publicação para ser analisada pelo Facebook.

Com a publicação denunciada, a imagem abaixo irá aparecer para a pessoa que teve comportamentos preocupantes. A rede social facilita o contato com o CVV e dá dicas do que fazer para se sentir melhor.

facebook-suicidio-pessoa facebook-suicidio-dicas

É uma ação interessante porque muita gente manifesta seus sentimentos (inclusive negativos) em redes sociais, e um usuário que notar repetidos posts de sofrimento vindos de alguém pode evitar que algo de pior aconteça. “Especialistas dizem que o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações”, disse Correia.

Sem contar que a taxa de suicídios no mundo por idade em países de baixa renda é assustadoramente maior entre os jovens. Em 2012, segundo dados da OMS, cerca de 90 mil suicídios aconteceram com jovens na faixa dos 20 anos, contra 10 mil em países desenvolvidos (que têm seu maior índice aos 50 anos). Como esse público costuma filtrar menos o que vai para a rede social, é uma ação que deve ter certa eficiência.

A rede social também vai oferecer publicidade gratuita para o CVV conseguir recrutar mais voluntários, equilibrando o aumento da demanda de atendimentos com o lançamento da ferramenta. O CVV também oferece ajuda pelo número 141, além de telefones locais específicos para cada região e por Skype.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Erikson Villas Boas

Como se pegase a cvv. estou tentando achar um chat a mais de horas.

Matheus
Não estava disponível para todos não. Já tentei usá-la algumas vezes nesses últimos anos e nunca achei.
Thiago Sabaia
Valeu haha É só depressão mesmo, nunca nem passou pela mente suicídio
Tiago Malta
A parceria com o CVV pode ser inédita, mas essa ferramenta ativa em português já tem 4 anos... isso eu sei pois Apresentei o recurso no Congresso UERJ pela Vida em 2012, esse congresso ocorre anualmente para promover o combate ao suicídio
Jean Prado
A ferramenta, em outros países, não é novidade. Mas no Brasil é, pois a parceria com o CVV é inédita. =)
Tiago Malta
Vocês estão atrasadinhos hein, essa ferramenta foi desenvolvida a quatro anos atrás
Gabriel B.R.
A proposta é acabar com a depressão? Não, é apenas uma ajuda. As pessoas com depressão não têm lá muito ânimo de pedir ajuda, principalmente os suicidas, que não veem sentido em viver. Daí a importância dessa mensagem.
Gabriel B.R.
Ainda bem que estamos cercados de especialistas aqui na sessão de comentários... Com esses palpites, a depressão não terá chances!
Manoel
FODACE!
Joaomanoel
Justo o Face, q tem uma comunidade tão tóxica que dá até náuseas hauahuahua. É apoio a extremista, terrorista aqui, prazer na morte acolá. É o pior lugar pra alguém com tendência suicida.
Ramon Gonzalez
se isso for serio, melhoras pra vc cara. Nao desiste nao
Ramon Gonzalez
muito interessante!! espero que vingue e seja mesmo util
Thiago Sabaia
Posso denunciar meu próprio post? Quem sabe assim resolvo meu problema com depressão haha
Marcogro
Então, você aperta o botão e.... BUMMM! Aciona uma bomba. Pronto, acabou a depressão. Ou então irão lhe constranger perante toda a WEB. Porque não acredito que você precise do Face pra pedir ajuda, isso é sério, e como tal, precisa de ajuda especializada.
Zanac_Compile
Opa, chegou resposta por aqui ! :D Valeu estou dando uma olhada
Exibir mais comentários