Uber libera gravação de vídeo para motoristas de todo o Brasil

Ferramenta usa câmera de selfie do smartphone do motorista para registrar interior do veículo. Uber só poderá acessar vídeo em caso de reclamação.

Giovanni Santa Rosa
Por
Uber
Vídeos ficam armazenados no celular, mas motorista não pode vê-los (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A Uber expandirá a ferramenta de gravação de vídeo em todo o Brasil, após testes iniciados em 2021 em Aracaju (SE).
  • O recurso usa a câmera frontal dos smartphones Android dos motoristas para gravar áudio e vídeo durante as viagens. A gravação se inicia quando o carro se aproxima do ponto de embarque e é finalizada 20 segundos após o término da corrida.
  • A gravação é opcional e gratuita, e os vídeos são armazenados de forma criptografada no dispositivo do motorista, que não tem acesso aos arquivos. Somente a Uber pode abri-los.

A Uber vai expandir a ferramenta de gravação de vídeo durante viagens para motoristas de todo o Brasil. O recurso, que vem sendo testado desde 2022, estará disponível nas próximas semanas. Ele funciona no aplicativo para Android e usa a câmera frontal do smartphone para registrar o que acontece no interior do veículo.

A gravação será opcional e gratuita. Se o motorista ativar o recurso, as viagens serão registradas em áudio e vídeo. A gravação começa quando o carro se aproxima do ponto de embarque e é interrompida 20 segundos após a conclusão da corrida, para incluir situações que possam ocorrer no momento do desembarque.

Uber vai ganhar opção para filmar corridas com o celular (Imagem: Divulgação)
Testes da ferramenta nativa do app da Uber começaram em 2022 (Imagem: Divulgação)

Os vídeos ficam armazenados de forma criptografada no aparelho do motorista, mas ele não pode acessá-los. A Uber possui a chave, mas só acessará o arquivo caso o motorista abra uma reclamação de segurança e envie a gravação como anexo.

Autoridades competentes também podem solicitar o arquivo. A gravação fica armazenada por sete dias no smartphone.

Para os passageiros, a Uber avisará antes do embarque que a corrida será gravada. Caso prefira, é possível cancelar a chamada e solicitar outro carro.

Uber e 99 também oferecem gravação de áudio

Os testes de gravação de vídeo nas corridas começaram em 2021, em Aracaju (SE), inicialmente feitos com um app parceiro.

Em outubro de 2022, a empresa incluiu a ferramenta em seu próprio app. Nas próximas semanas, motoristas de todo o Brasil terão acesso à ferramenta, desde que usem um smartphone Android.

A Uber já oferece o U-Áudio, recurso de gravação de som durante viagens. A ferramenta pode ser ativada por passageiros e motoristas.

Assim como acontece com o vídeo, o áudio fica no aparelho do usuário e não pode ser ouvido. Em caso de reclamação, é possível enviá-lo para a Uber. Autoridades competentes também podem solicitar o arquivo.

Principal concorrente da Uber no Brasil, a 99 tem uma ferramenta para gravar áudio e oferece câmeras de segurança para registrar imagens das corridas.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados