Uber libera gravação de vídeo para motoristas de todo o Brasil

Ferramenta usa câmera de selfie do smartphone do motorista para registrar interior do veículo. Uber só poderá acessar vídeo em caso de reclamação.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 1 semana
Uber
Vídeos ficam armazenados no celular, mas motorista não pode vê-los (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A Uber expandirá a ferramenta de gravação de vídeo em todo o Brasil, após testes iniciados em 2021 em Aracaju (SE).
  • O recurso usa a câmera frontal dos smartphones Android dos motoristas para gravar áudio e vídeo durante as viagens. A gravação se inicia quando o carro se aproxima do ponto de embarque e é finalizada 20 segundos após o término da corrida.
  • A gravação é opcional e gratuita, e os vídeos são armazenados de forma criptografada no dispositivo do motorista, que não tem acesso aos arquivos. Somente a Uber pode abri-los.

A Uber vai expandir a ferramenta de gravação de vídeo durante viagens para motoristas de todo o Brasil. O recurso, que vem sendo testado desde 2022, estará disponível nas próximas semanas. Ele funciona no aplicativo para Android e usa a câmera frontal do smartphone para registrar o que acontece no interior do veículo.

A gravação será opcional e gratuita. Se o motorista ativar o recurso, as viagens serão registradas em áudio e vídeo. A gravação começa quando o carro se aproxima do ponto de embarque e é interrompida 20 segundos após a conclusão da corrida, para incluir situações que possam ocorrer no momento do desembarque.

Uber vai ganhar opção para filmar corridas com o celular (Imagem: Divulgação)
Testes da ferramenta nativa do app da Uber começaram em 2022 (Imagem: Divulgação)

Os vídeos ficam armazenados de forma criptografada no aparelho do motorista, mas ele não pode acessá-los. A Uber possui a chave, mas só acessará o arquivo caso o motorista abra uma reclamação de segurança e envie a gravação como anexo.

Autoridades competentes também podem solicitar o arquivo. A gravação fica armazenada por sete dias no smartphone.

Para os passageiros, a Uber avisará antes do embarque que a corrida será gravada. Caso prefira, é possível cancelar a chamada e solicitar outro carro.

Uber e 99 também oferecem gravação de áudio

Os testes de gravação de vídeo nas corridas começaram em 2021, em Aracaju (SE), inicialmente feitos com um app parceiro.

Em outubro de 2022, a empresa incluiu a ferramenta em seu próprio app. Nas próximas semanas, motoristas de todo o Brasil terão acesso à ferramenta, desde que usem um smartphone Android.

A Uber já oferece o U-Áudio, recurso de gravação de som durante viagens. A ferramenta pode ser ativada por passageiros e motoristas.

Assim como acontece com o vídeo, o áudio fica no aparelho do usuário e não pode ser ouvido. Em caso de reclamação, é possível enviá-lo para a Uber. Autoridades competentes também podem solicitar o arquivo.

Principal concorrente da Uber no Brasil, a 99 tem uma ferramenta para gravar áudio e oferece câmeras de segurança para registrar imagens das corridas.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados