Uber - Preço Dinâmico

Uber já é rotina para muitos brasileiros que viram na plataforma uma maneira de ter um carro sempre à mão. Para outros, Uber ainda é um luxo, acionado apenas em casos de necessidade por segurança, rapidez ou comodidade. Trocar o transporte público pela Uber (ou qualquer outro aplicativo similar), implica estar disposto a pagar, quase sempre, um pouco mais pelo serviço. Ficar de olho no preço dinâmico é fundamental.

O que é o preço dinâmico?

O preço dinâmico é uma forma da Uber compensar a alta da demanda por carros em determinados lugares. Quando a quantidade de novos pedidos de viagens aumenta em uma determinada região, os preços variam para, de acordo com a empresa, incentivar que mais motoristas se conectem no aplicativo e atendam aqueles clientes. Ou seja, a Uber cobra a mais do usuário para poder pagar aos motoristas e atraí-los ao local.

O mecanismo existe para que o usuário consiga um carro da Uber a qualquer hora, seja durante uma chuva ou na saída de um show. Nesses períodos de alta demanda em pontos específicos, onde pode haver mais gente fazendo pedidos do que motoristas disponíveis para atendê-las, entra em ação o famoso e mais caro Preço Dinâmico.

De onde veio essa ideia? 🤔

Os motoristas são parceiros da Uber e escolhem o horário em que vão fornecer viagens, sem que a empresa tenha controle sobre isso. O Preço Dinâmico, para a Uber, ajuda a equilibrar a oferta e a demanda. De um lado, incentiva os motoristas a estarem disponíveis em uma determinada região (pagando mais) e, de outro, desestimula o aumento da demanda dos usuários momentaneamente com o aumento dos preços.

Sim, é para o usuário repensar o pedido de viagem.

Como checar o preço dinâmico?

Se você usa a Uber há algum tempo, deve se lembrar que, antigamente, o aplicativo mostrava um índice para o Preço Dinâmico como x2 ou x3. Isso acabou há algum tempo e os usuário passaram a ver apenas o preço final da corrida, com um informe que diz “Preços um pouco mais altos do que o normal”. A empresa afirma que o usuário sempre será avisado quando o preço dinâmico estiver ativo, podendo recusar ou esperar cair.\

Preco Dinamico - Uber
  1. Preencha seu local o destino final da viagem;
  2. Selecione uberX, Comfort ou Black;
  3. Quando o preço dinâmico estiver ativo você verá a mensagem:
    Preços um pouco mais altos do que o normal” ou similar na tela
  4. O preço final da viagem será exibido abaixo da opção de Uber selecionada.

Note que, dessa forma, o usuário da Uber não tem ideia do quanto mais caro (antes revelado pelo índice) está o preço da corrida, apenas que está mais alto que o normal.

Quanto tempo o preço dinâmico dura?

A permanência do preço dinâmico é definida pela Uber, de acordo com seus próprios índices internos — e trancados a sete chaves. Ainda segundo a empresa, se a oferta de motoristas parceiros subir o suficiente e o número de solicitações de usuários cair por conta das tarifas mais elevadas, em pouco tempo, os preços voltam ao normal.

E a chuva? 🌧️

É importante notar que eventos naturais, como uma chuva, não são fatores diretos no cálculo do preço dinâmico. Os valores aumentam em função da alta demanda por viagens. Naturalmente, quando chove, os usuários tendem a buscar a Uber como uma opção para chegar mais rápido no seu destino e isso aumenta a demanda no app.

Contudo, os preços não sobem por causa da chuva. Pode estar chovendo bastante e por um longo tempo mas, se a região tiver motoristas o suficiente (diante da demanda), os preços não necessariamente vão subir e a Uber pode não adotar o preço dinâmico.

Em que situações o preço dinâmico pode ocorrer?

Qualquer situação em que a demanda por carros crescer exponencialmente em um rápido período de tempo. Por exemplo: no final de shows e eventos, após o fechamento de bares no fim de semana a noite ou durante uma tarde chuvosa no centro comercial.

Como fugir do preço dinâmico da Uber? 🏃‍♂️

A resposta mais óbvia é esperar o preço cair. Mas, se você tiver pressa ou quiser alternativas, pode comparar modalidades de carros da Uber e também outros apps.

Quero usar a Uber

Se a sua cidade possui mais de uma categoria como uberX, Comfort e Black, opte pela categoria que não está em preço dinâmico. É possível que, por exemplo, se o preço dinâmico estiver muito alto, o uber Black esteja com um valor similar ao uberX.

Já usou o Uber Juntos? O preço dinâmico também altera também o valor das corridas compartilhadas. Mas, como você pode dividir a viagem com outras pessoas que estão indo na mesma direção, o valor será mais baixo que um UberX se o pedir sozinho.

Já pensou em agendar um Uber? O agendamento pode ajudar você a se organizar. Vale notar que o preço dinâmico pode ser aplicado também a viagens agendadas.

O Preço Dinâmico está sempre mudando, não tem hora para começar ou terminar. Se você só usa a Uber ou há poucos concorrentes na sua cidade, pode optar por esperar os preços baixarem e abrir o aplicativo após alguns minutos e fazer uma nova simulação.

Outra opção, ainda sem dispensar a Uber, é caminhar até as ruas mais próximas e fazer o pedido em outro ponto de partida. A porta de casas de show, shoppings e centros comerciais, em horário de pico (ou identificado como alta demanda) vai sinalizar o preço dinâmico, mas é possível que os arredores não estejam com a mesma taxa.

Quero usar outros aplicativos

Se você não é um cliente fiel, pode usar outros aplicativos como Cabify, 99, Wappa, Easy, entre outros, e avaliar qual deles está oferecendo o melhor preço. Entre 99 e Uber você pode comparar valores usando o Google Maps, a partir de uma nova rota.

Independente se você estiver em cidades do Brasil ou viajando há aplicativos que podem ajudá-lo a comparar preço de Uber, Cabify, 99, Easy, táxi, Wappa, Lyft e outros.

Mas, a tarifa dinâmica não é exclusiva da Uber e você pode encontrá-la em outros apps.

Motoristas influenciam o preço dinâmico?

A Uber diz que não.

“O preço dinâmico é um algoritmo que calcula automaticamente a oferta e a demanda por carros para determinar o valor mais adequado para equilibrar a balança. Dessa forma, os motoristas parceiros não podem induzir o preço dinâmico ficando online ou offline. O que move o preço dinâmico é o equilíbrio entre a oferta e a demanda”.

A empresa afirma, ainda, que usa a ferramenta no mundo inteiro e que em situações de emergência ou calamidade pública pode desligar o algoritmo do preço dinâmico para ajudar pessoas de uma determinada região a se deslocar para uma área segura.

Quem aperta o botão?

Por fim, a Uber diz que não usa o preço dinâmico como um dispositivo para ganhar mais dinheiro. A alta de preços é uma ferramenta que é ativada automaticamente por meio de um algoritmo. Sendo assim, a empresa não decide apertar um botão para um jogo começar. Contudo, pode travar o processo para não prejudicar pessoas em risco.

Com informações: Uber 1 e 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados