O Uber escondeu o preço dinâmico. Como saber se você está pagando caro demais?

Atualização do Uber adota sistema de tarifa fixa e esconde o multiplicador de tarifa dinâmica

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
uber-dinheiro-abre

O Uber sobe o preço das corridas automaticamente quando a demanda por motoristas estiver alta. Quem estiver disposto a pagar mais, consegue um veículo na hora; quem não estiver, espera o preço baixar. A tarifa dinâmica era bem sinalizada no aplicativo, mas isso mudou nas últimas atualizações, quando o Uber passou a adotar um sistema de tarifa fixa e escondeu o multiplicador na interface.

Mas, pelo menos por enquanto, um aplicativo que você muito provavelmente já tem instalado no smartphone não foi afetado pela mudança: o Google Maps. Ele continua mostrando exatamente qual é a tarifa dinâmica em vigor e compara o preço do Uber com os concorrentes, para descobrir se você não está pagando caro demais.

Basta abrir o Google Maps, digitar o destino e obter rotas de transporte individual. Ele mostrará uma estimativa do preço da corrida e o multiplicador de tarifa dinâmica, se estiver em vigor. Você pode comparar diversas modalidades (há momentos em que o econômico uberX fica mais caro que o UberBlack) e com o concorrente 99, inclusive com o 99POP, que utiliza carros particulares para transporte de passageiros:

Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

A mudança recente do Uber tem dois lados. O sistema de tarifa fixa permite que você saiba exatamente quanto vai pagar ao digitar seu destino — o preço não será afetado se o motorista pegar um caminho mais longo ou enfrentar um congestionamento inesperado, por exemplo. Isso já era adotado no UberPool: não importa quantos desvios o motorista fizer, você paga o que foi combinado.

No entanto, ao esconder o multiplicador, fica mais difícil saber quando você está pagando caro demais por uma corrida: agora, há apenas uma mensagem discreta avisando que “as tarifas estão mais altas devido à demanda”. Isso é bom para o Uber, já que nosso cérebro tende a aceitar melhor um preço fixo, mesmo que mais alto, mas é ruim para quem gostava da transparência do sistema antigo.

Como os principais concorrentes do Uber, incluindo o táxi, não adotam o sistema de preço dinâmico, eles podem ser mais vantajosos em situações de alta demanda. Além disso, em determinadas cidades, como São Paulo, os aplicativos de táxi estão oferecendo corridas com até 30% de desconto para conter a fuga de usuários para o Uber. Vale conferir.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados