Como recuperar uma conta desativada no Uber — para passageiros

Descubra o motivo do banimento para voltar a usar o aplicativo e pedir carros de aluguel

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Sempre ouvimos histórias de motoristas banidos do Uber por causa de baixas qualificações (eu ouvi Black Mirror?!), mas isso também pode acontecer com passageiros. Se você for banido ou impedido de pedir um carro, é necessário entrar em contato com o Uber para recuperar a sua conta desativada. Antes disso, porém, é interessante saber os motivos que causaram o banimento. Saiba como voltar a pedir carros no aplicativo e contestar situações como essas e outros problemas similares.

Confira se não consegue entrar na sua conta do Uber porque esqueceu a senha.

Lembre-se de que, se você estiver viajando em um carro do Uber em grupo ou se você permitir que outras pessoas, parentes e amigos viagem usando a sua conta (se for você quem pedir o veículo), você é o responsável pelo comportamento dessas pessoas.

Uber desativado por cobrança pendente

Caso você tenha uma cobrança rejeitada pelo seu método de pagamento (cartão de crédito), você poderá ficar temporariamente impedido de solicitar viagens. Você vai precisar quitar o saldo. Também é possível pagar pendências em riders.uber.com.

  1. Selecione Pagamento no menu da sua conta;
  2. Atualize seus métodos de pagamento;
  3. Selecione Minhas viagens no menu para conferir e pagar o seu saldo.

Depois de verificar e atualizar os métodos de pagamento, sua conta deve ser reativada.

Uber desativado por má conduta ou outros problemas

Possivelmente, você receberá um e-mail do Uber informando que sua conta foi desativada se for um caso de má conduta. Porém, se você não encontrou essa mensagem ou se não faz ideia do que pode ter acontecido, e não consegue entrar na sua conta, preencha o formulário. Não descarte que possa ser um erro do Uber.

Formulário: não consigo entrar na minha conta do Uber.

  1. Acesse o formulário (acima) do Uber;
  2. Preencha todos os dados de identificação;
  3. Forneça informações adicionais que podem ajudar a resolver a questão;
  4. Aguarde o contato do Uber por e-mail para reativar a sua conta.

O Uber deve entrar em contato para auxiliar você a ter sua conta de volta. Porém, caso você tenha extrapolado alguma das regras abaixo, é possível que seja permanente.

Segundo o Uber, você pode perder acesso se:

  • Danificar bens de motoristas ou de outros usuários
    Como danificar o carro, quebrar ou vandalizar um telefone, derrubar intencionalmente comida ou bebida nos bancos, fumar ou vomitar em razão de consumo excessivo de álcool.
  • Forçar contato físico com motorista ou outro usuário
    O Código de Conduta recomenda que “você não deve tocar nem assediar ninguém no carro” e há uma regra que proíbe qualquer tipo de interação sexual. Você também jamais deve agredir fisicamente ou machucar um motorista ou usuário se ocorrer alguma confusão.
  • Fazer uso de linguagem ou gestos inapropriados
    Não precisa bater, mas se você fizer perguntas íntimas, ameaças, comentários ou gestos com apelo sexual, agressivos, de natureza discriminatória ou desrespeitosa; é adeus.
  • Manter contato indesejado com o motorista ou usuário após a viagem
    Motivo de reclamação de muitas mulheres que usam o aplicativo, perseguir usuários é proibido para os motoristas — e também para os passageiros. Enviar mensagem de texto, telefonar, entrar em contato em mídia social ou visitar após o término da sua viagem é importunação. Você pode mandar mensagem ou ligar para seu motorista por meio do aplicativo do Uber, precisar compartilhar seu número de telefone (o que é mais seguro).
  • Violar a lei enquanto estiver no veículo
    Não pode ser criminoso: levar drogas no carro, viajar em grupos que excedam o número de cintos de segurança (varia de acordo com o carro), pedir ao motorista que descumpra leis de trânsito, como ultrapassar o limite de velocidade, ou usar o Uber para cometer crimes, incluindo tráfico de drogas, de pessoas, exploração sexual e/ou infantil.
  • Carregar armas de fogo com você
    A empresa também proíbe que usuários e motoristas carreguem armas de fogo no veículo (mesmo com porte de arma) enquanto usam o aplicativo. Se você descumprir, poderá perder o acesso.
  • Agir com discriminação
    O Uber informa que tem uma política de tolerância zero contra discriminação. Você perderá o acesso se discriminar motoristas ou outros passageiros (no Pool, por exemplo) por causa de: raça, religião, nacionalidade, necessidade especial, orientação sexual, gênero, estado civil, identidade de gênero, idade ou outra característica individual.
  • Cometer ou colaborar com fraude e comportamentos ilegítimos
    Comportamento fraudulento ou ilegítimo (uso cartões de crédito de terceiros ou não autorizados) compromete a relação de confiança. Serão desativadas contas associadas a esse tipo de atividade que envolve: abuso de promoções, conluio entre motoristas e passageiros, questionamento de valores de viagens por motivações fraudulentas ou ilegítimas, ou contas em duplicidade.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados