Se, por algum motivo, decidiu desativar a sua conta no Facebook, mas agora deseja reativá-la para voltar a usar a rede social, saiba que isso é possível e que o processo é bem rápido e tranquilo. Agora, se você teve a sua conta desativada por alguma violação, o processo é um pouco diferente, mas ainda possível. Continue a leitura e veja como recuperar um Facebook desativado por você ou pela própria rede social.

Desativar ou excluir?

A principal diferença entre excluir e desativar um Facebook é que na segunda hipótese você pode reativar quando quiser. Caso opte por excluir seu Facebook não será possível recuperar o acesso. A boa notícia é que a exclusão só ocorre 30 dias após a solicitação, enquanto isso, a conta fica desativada e você pode cancelar a solicitação. No entanto, após esse período, a conta é cancelada definitivamente.

Para recuperar uma conta que você desativou, não tem segredo nenhum. Existem dois caminhos para fazer a recuperação:

  1. Entrar novamente no seu Facebook; ou
    screenshot página de login facebook
  2. Usar a sua conta na rede social para fazer login em outros aplicativos ou sites.
    página de login canva facebook

Para qualquer uma das opções, é preciso ter acesso ao e-mail ou número de celular usado para entrar e concluir a reativação.

Como recuperar o Facebook sem senha ou e-mail

Não é possível recuperar o perfil sem inserir o login e a senha. Se não estiver conseguindo acessar com o e-mail de login associado à conta, é possível tentar reativá-lo de outras formas, como pelo número de telefone ou nome de usuário. Se nenhuma forma der, o Facebook também oferece outras soluções que são: a página “Encontre sua conta” e através do perfil de um amigo ou familiar.

Agora, se não estiver conseguindo lembrar a sua senha de acesso, você pode solicitar uma nova para seguir com a recuperação.

Consigo recuperar a conta do Facebook apenas com o nome de usuário?

Só com o nome de usuário não, nesse caso você também vai precisar da senha. Se não souber a senha, o processo é o mesmo já citado acima, solicitar uma nova para concluir a recuperação da conta.

Por que minha conta no Facebook foi desativada?

Se sua conta foi desativada pelo Facebook por alguma violação, o buraco é mais embaixo. Se estiver desativada nesses termos, não será possível acessar.

O Facebook afirma que há diversos motivos para uma conta ser desativada: “lidamos com cada um desses casos de maneira diferente”, explicam. Por isso, se sua conta foi desativada, você verá uma mensagem informando sobre a desativação ao tentar entrar.

“Desativamos as contas do Facebook que não seguem os Termos e Condições do Facebook. Alguns exemplos incluem: publicar conteúdo que não segue os Termos e Condições do Facebook; usar um nome falso; fingir ser outra pessoa; comportamento contínuo que não é permitido no Facebook violando os nossos Padrões da Comunidade; e contatar outras pessoas com o propósito de assédio, propaganda, promoção, encontro amoroso ou outras condutas não permitidas”, afirma a rede social.

Se você acredita que sua conta tenha sido desativada “por engano”, ainda pode enviar um pedido de recurso (formulário). Em alguns casos, a rede social não avisa. Além disso, não recupera contas desativadas por violações graves dos Padrões da Comunidade do Facebook. Se você acha que cometeu algum erro (como discurso de ódio, foto de nudez ou violação de direito autoral), leia esse documento.

App do Facebook
App do Facebook (Imagem: Thomas Sokolowski / Unsplash)

Posso recuperar a conta desativada de outra pessoa?

Se a conta de seu amigo foi desativada, ele precisará enviar um recurso usando o e-mail associado à sua conta do Facebook. A rede social afirma que não pode liberar informações sobre uma conta a nenhuma pessoa que não seja o proprietário, e não considera nenhuma ação para recursos enviados por terceiros em seu nome.

O mesmo acontece com adolescentes. Seu filho pode enviar um recurso usando o e-mail associado à conta dele. Observe que, como os membros do Facebook de 13 anos ou mais são considerados proprietários de conta autorizados (a rede social não autoriza o uso para menores de 13 anos), a plataforma também não fornece aos pais e responsáveis informações sobre a conta ou considera solicitação de revisão dos pais.

Consigo recuperar uma conta que foi excluída?

Uma solicitação de exclusão de conta do Facebook pode ser cancelada se você entrar no seu Facebook usando o mesmo login e senha antes do processo terminar, depois é só clicar em “Cancelar exclusão”. Após os 30 dias da solicitação a conta é excluída definitivamente. Enquanto isso, sua conta ficará no “estado desativado” e você poderá optar por cancelar isso a qualquer momento.

Posso recuperar um Facebook antigo?

Sim. Se você não excluiu definitivamente é possível recuperar um perfil antigo com a ajuda do seu perfil atual ou o perfil de um amigo, ou familiar, já comentados acima.

Como recuperar uma conta no Facebook que foi hackeada?

É possível recuperar, sim, mas o processo é diferente, a partir do link: https://www.facebook.com/hacked. Veja o passo a passo completo em um texto exclusivo que temos sobre esse assunto.

Estou sem celular, como obter códigos para recuperar o Facebook?

Existe outra forma de obter os códigos, porém ela funciona apenas para usuários que possuem autenticação de dois fatores no Facebook.

Com informações: Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados