Como desativar o rastreio da sua “Atividade fora do Facebook”

O Facebook rastreia você mesmo fora do Facebook; saiba como ver e pausar essa vigilância de "Atividade fora do Facebook"

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Imagem: Anthony Quintano/Flickr)

O Facebook liberou uma ferramenta chamada “Atividade fora do Facebook”, que Mark Zuckerberg já chamou de botão “Limpar histórico”. Trata-se de uma descrição justa: o recurso permite gerenciar as informações que o Facebook coleta de outros sites e aplicativos que você usa e visita. Em inglês, chama-se Off-Facebook Activity. E sim, o Facebook monitora você mesmo fora do Facebook. Há provas disso e muito mais

De acordo com o Facebook, a “Atividade fora do Facebook” inclui informações que as empresas e organizações compartilham com a plataforma sobre as suas interações com elas (incluindo cookies). Interações são ações como visitar um site ou fazer login em um aplicativo com o perfil do Facebook. Em outras palavras, é um resumo do seu registro de atividades nos produtos feitos para empresas, como o Login do Facebook ou o Pixel.

A ferramenta faz parte de um processo de várias etapas para para atender demandas de privacidade dos usuários. Zuckerberg descreveu o recurso exatamente assim:

“Outras empresas nos enviam informações sobre sua atividade nos sites deles e usamos essas informações para mostrar anúncios relevantes para você. Agora você pode ver um resumo dessas informações e limpá-las da sua conta, se desejar”, disse.

É isso o que você vai ver agora.

Como ver o seu registro de Atividade fora do Facebook:

Atividade Fora do Facebook Apps
  1. Clique em  no canto superior direito do Facebook e em Configurações;
  2. Clique em Suas informações no Facebook na coluna à esquerda;
  3. Clique em Atividade fora do Facebook para ver o seu resumo;
  4. É possível clicar em “Gerenciar sua atividade fora do Facebook” e ter mais informações. Você deve digitar sua senha novamente para prosseguir;
  5. Ou ainda “Desconectar histórico”, que desvincula essa atividade da sua conta.

Não achou? Acesse direto o link: facebook.com/off_facebook_activity

Se você decidir desconectar sua atividade fora do Facebook da sua conta:

Desconectar Histórico de Atividade Fora do Facebook
  • Seu histórico de atividade será desconectado da sua conta;
  • Contudo, o Facebook continua a receber sua atividade das empresas e organizações que você visitar no futuro, ele só não vai usá-lo no seu perfil;
  • Você poderá ser desconectado de aplicativos e sites que usam o recurso. Se isso acontecer, você ainda poderá usar o Facebook para entrar novamente (login).

O que muda?

Você ainda verá o mesmo número de anúncios na interface. Contudo, suas preferências de anúncios e as ações que você executa no Facebook serão usadas para mostrar a você anúncios mais relevantes. Sendo assim, saber que você viu um site, comprou um sapato, fez login em um app ou algo similar não vai orientar publicidade direcionada.

Para o que serve isso?

O Facebook diz que não vende seus dados nem permite que parceiros o façam.

O que é feito, então?

Sua atividade fora do Facebook e a sua atividade no Facebook é usada para:

  • Mostrar anúncios mais relevantes;
  • Sugerir grupos, eventos ou itens do Marketplace;
  • Ajudar o usuário a descobrir novas empresas e marcas;
  • Ajudar empresas e organizações a saberem o desempenho do site, do aplicativo ou dos anúncios delas e se estão alcançando as pessoas certas;
  • Identificar atividade suspeita para manter o Facebook seguro.

Por dentro do seu registro de Atividades fora do Facebook

O que você vê quando analisa sua atividade fora do Facebook:

Pode ser um pouco assustador, você verá um resumo de toda a sua atividade que a rede social recebe mesmo fora do Facebook. Isso inclui sua atividade em apps e sites.

Atividade Fora do Facebook

Empresas e organizações podem compartilhar sua atividade com o Facebook se usarem as Ferramentas para Empresas. Algumas dessas ferramentas incluem o pixel do Facebook, o SDK do Facebook e o Login do Facebook. Você ainda vai ver o total delas.

Elas podem incluir:

  • Abrir um aplicativo ou site;
  • Entrar em um aplicativo ou site com a conta do Facebook;
  • Visualizar conteúdo;
  • Pesquisar um item;
  • Adicionar um item ao carrinho de compras;
  • Fazer uma compra;
  • Fazer uma doação.

Atividade de provedores de serviços de dados e agências de marketing:

Note que você pode não reconhecer alguma atividade que tenha sido enviada por um provedor de serviços de dados ou por uma agência de marketing. As empresas que trabalham com essas informações podem usar provedores de serviços de dados ou agências de marketing de terceiros para analisar e entender como os clientes interagem com seus aplicativos e sites. Esses provedores e essas agências também podem as Ferramentas para Empresas do Facebook para enviar sua atividade para a rede social.

Confuso… Exato, é difícil saber a relação entre eles e os aplicativos e sites.

Algumas atividades no resumo podem incluir atualizações de apps ou de sites que não estão relacionadas a uma ação que você realizou. Todas estarão com datas, use as informações para ter ideia se algum aplicativo está conectado ao perfil sem que saiba.

O resumo que você vai acessar não contém sua atividade mais recente porque pode demorar alguns dias para que uma atividade realizada seja exibida neste relatório. As datas se referem a quando a plataforma recebe essa atividade, não quando acontece.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados