Início » Legislação » Fim da linha para o What.CD

Fim da linha para o What.CD

Maior tracker privado focado em compartilhamento de músicas fecha as portas

Paulo Higa Por

Mais um site de torrents está fechando as portas em 2016. O What.CD, maior tracker privado focado em compartilhamento de músicas, suspendeu suas atividades nesta quinta-feira (17) por tempo indeterminado. Não está claro o motivo da decisão, mas informações da mídia francesa dão conta de que os servidores do site foram apreendidos pela polícia.

Segundo o TorrentFreak, o What.CD surgiu em 2007, alguns dias depois do maior tracker privado de músicas da época, o OiNK, ter desaparecido da internet. Desde então, o site conseguiu mais de 200 mil usuários, mesmo com um processo rígido para aprovar a entrada de novos membros: havia páginas com dicas de como passar pela entrevista, que consistia em perguntas técnicas sobre qualidades e formatos de áudio.

whatcd

Na página oficial e no Twitter, há apenas a informação de que o What.CD está fechando as portas “devido a alguns acontecimentos recentes” e que “todas as informações do site e dos usuários foram destruídas”, acrescentando que um retorno é pouco provável. Na madrugada desta sexta-feira (18), o tracker negou os relatos de que os bancos de dados do What.CD foram apreendidos.

Zataz afirmou que o fechamento aconteceu depois dos 12 servidores do tracker, hospedados na OVH, terem sido apreendidos pela polícia francesa. Mesmo com a negativa do What.CD, o jornal Le Monde reforçou a informação de que os servidores foram confiscados, citando o secretário-geral da Sacem (Sociedade dos autores, compositores e editores de música, na sigla em francês), David El Sayegh.

O What.CD estava na mira das autoridades francesas desde o final de 2015 e era considerado a fonte mais importante de pirataria de músicas pela Sacem. A acusação é de que o tracker privado gerou mais de 40 milhões de euros em prejuízos para os produtores de músicas representados pelo órgão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jaksound sound

eu faço assim kkk : musica tals , , e vejo as imagens , onde abrir blog , ou algo respectivo que de download , ou que funfe , ali eu pesquiso , e se der certo , eu baixo . Ja a questão de torrent pra mim é foda , porque minha net e de 10mb apenas , daí ate pra baixar fica lentão

jaksound sound
kkkk, tipo um piazão (di-diei kk) la no face , rolou um video caseiro com um vinilzão duma banda de synth , que eu curto 'hipnosis'' , pedi a versao maxi , falou : procura no gugol q tu acha ... kkk
jaksound sound
pois é , por um papo com um amigo no face , e veio rolar esse papo de sites privados what.cd , apolo , e esse aí que vcs comentaram . achei interessante , mas muito trabalhoso , tem blogs a rolés , que por sua vez copiam dos sites blogs da europa , russia e mandam pra download , so se for uma coisa muitooo rara pra baixar né ...
Bruno
e vc quer a ajuda de um noob? o google tá ai pra vc procurar, ou vc quer tudo na maozinha? vapapqp.
Gabriel Stein
KKkkkkk O Famoso, "Eu sei mas não vou contar"... kkkkkkkkk noob!
Bruno

não mando links pois creio que seja ilegal postar esse tipo de conteúdo no tecnoblog. o google está ai para procurar.

Bruno
não mando links pois creio que seja ilegal postar esse tipo de conteúdo no tecnoblog. o google está ai para procurar.
Theo Queiroz

"encontro com facilidade" mas não manda os links (y)

Theo Queiroz
"encontro com facilidade" mas não manda os links (y)
Bruno

encontro com facilidade albuns em 320kbps. é só saber onde procurar.

Bruno

ja.

Bruno
ja.
Bruno
encontro com facilidade albuns em 320kbps. é só saber onde procurar.
Cenato Souza

A pergunta é: Quem o substituirá? Dicas...?

Cenato Souza
A pergunta é: Quem o substituirá? Dicas...?
Exibir mais comentários