Início » Legislação » Fim da linha para o What.CD

Fim da linha para o What.CD

Maior tracker privado focado em compartilhamento de músicas fecha as portas

Por
1 ano e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Mais um site de torrents está fechando as portas em 2016. O What.CD, maior tracker privado focado em compartilhamento de músicas, suspendeu suas atividades nesta quinta-feira (17) por tempo indeterminado. Não está claro o motivo da decisão, mas informações da mídia francesa dão conta de que os servidores do site foram apreendidos pela polícia.

Segundo o TorrentFreak, o What.CD surgiu em 2007, alguns dias depois do maior tracker privado de músicas da época, o OiNK, ter desaparecido da internet. Desde então, o site conseguiu mais de 200 mil usuários, mesmo com um processo rígido para aprovar a entrada de novos membros: havia páginas com dicas de como passar pela entrevista, que consistia em perguntas técnicas sobre qualidades e formatos de áudio.

whatcd

Na página oficial e no Twitter, há apenas a informação de que o What.CD está fechando as portas “devido a alguns acontecimentos recentes” e que “todas as informações do site e dos usuários foram destruídas”, acrescentando que um retorno é pouco provável. Na madrugada desta sexta-feira (18), o tracker negou os relatos de que os bancos de dados do What.CD foram apreendidos.

Zataz afirmou que o fechamento aconteceu depois dos 12 servidores do tracker, hospedados na OVH, terem sido apreendidos pela polícia francesa. Mesmo com a negativa do What.CD, o jornal Le Monde reforçou a informação de que os servidores foram confiscados, citando o secretário-geral da Sacem (Sociedade dos autores, compositores e editores de música, na sigla em francês), David El Sayegh.

O What.CD estava na mira das autoridades francesas desde o final de 2015 e era considerado a fonte mais importante de pirataria de músicas pela Sacem. A acusação é de que o tracker privado gerou mais de 40 milhões de euros em prejuízos para os produtores de músicas representados pelo órgão.