TB Responde Aplicativos e Software

Os melhores programas para baixar torrent

Conheça alguns programas que permitem fazer o download desses arquivos e saiba mais sobre essa tecnologia

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Precisa baixar um arquivo via torrent, mas têm dúvida sobre qual programa usar? Existem diversos softwares na web que fazem essa conexão P2P e permitem ao usuário receber e enviar arquivos com maior facilidade. A seguir, veja quais os programas compatíveis com Windows, Mac e Linux mais usados pela comunidade.

O que é torrent - Imagem - símbolo pirata
Torrent é usado com frequência em casos de pirataria (Imagem: Mateusz Dach/ Pexels)

1. µTorrent

Um dos programas mais famosos do mercado é o µTorrent. Disponível para Windows, macOS e Linux, é possível usar o software fazendo a instalação ou via web. Seu funcionamento é bem básico e convencional, sendo possível adicionar e enviar links, além de abrir arquivos magnet com facilidade e de forma intuitiva.

O programa também está disponível em versões pagas que oferecem recursos extras. Porém, a licença gratuita é suficiente para quem busca o básico e pode ser baixada no site oficial do software.

uTorrent é um dos programas para baixar torrent mais utilizados
µTorrent (Imagem: Reprodução)

2. BitTorrent

Da mesma empresa desenvolvedora do µTorrent, o BitTorrent também é um programa bastante usado por usuários em todo o mundo. Esse software está disponível gratuitamente e possui interface semelhante a outros programas com essa mesma finalidade, permitindo baixar torrents sem tanta burocracia.

Assim como o software citado anteriormente, versões pagas também estão disponíveis aos usuários. Porém, a licença gratuita promete dar conta do recado. O BitTorrent funciona em Windows, macOS e Linux.

BitTorrent é outro programa capaz de baixar torrent
BitTorrent (Imagem: Reprodução)

3. Deluge

O Deluge é outro programa de código aberto que permite baixar torrent. Sua abordagem, no entanto, é baseada em plugins.

O programa é inicialmente bem básico, trazendo apenas controle de downloads, mas você pode ir adicionando recursos à medida que forem necessários. Por exemplo, há plugins para:

  • Baixar torrents em ordem alfabética;
  • Desligar o computador quando os downloads acabarem;
  • Remover automaticamente os torrents inativos;
  • Mover arquivos baixados para outra pasta;
  • Fazer streaming de vídeos e áudios que ainda não terminaram de baixar;
  • Configurar RSS para baixar séries.

A lista completa de plugins pode ser encontrada no site oficial do programa, que também está disponível para Windows, macOS e Linux.

Deluge (Imagem: Reprodução)

4. Transmission

O Transmission tem uma interface ainda mais simples, lembrando a lista de downloads de um navegador web, e promete usar menos recursos do seu computador. Você pode clicar duas vezes em um torrent para ver mais informações, escolher os arquivos que deseja baixar e ajustar outras opções.

O programa vem, por padrão, em diversas distribuições do Linux, como Ubuntu e Fedora; e é bastante popular no macOS. Ele também está disponível em prévia para Windows.

Entretanto, vale a ressalva: o site do Transmission já teve alguns problemas sérios de segurança. Em março de 2016, seus servidores foram comprometidos e a versão para Mac foi brevemente distribuída com ransomware. Em agosto, aconteceu de novo: os servidores foram comprometidos e distribuíram o programa para Mac com outro tipo de malware. Portanto, fique atento ao baixá-lo.

Transmission (Imagem: Reprodução)

Como baixar torrent pelo celular

Além de disponíveis no computador, os torrents também podem ser baixados pelo celular. Se você possui dispositivo Android, é possível fazer o download de algumas das ferramentas citadas acima. Porém, usuários de iPhone e iPad precisam usar o Seedr para baixar.

Em vez de baixar os arquivos para o celular, eles ficam salvos em um armazenamento remoto, assim como o Dropbox, Google Drive e outros mais.

Também não é preciso instalar nenhum app ou fazer jailbreak para usar o Seedr no iPhone. A plataforma depende apenas de um navegador.

Usar torrent é ilegal?

Na teoria, não. O torrent usa tecnologia P2P entre todos os usuários do protocolo com o intuito de distribuir arquivos entre todos os usuários da rede. Essa tecnologia é permitida e não há nada de ilegal em usar. Porém, quando pensamos em baixar um arquivo via torrent, muitas das vezes está relacionado à pirataria, seja de filmes, séries ou jogos.

No Brasil, de acordo com o Artigo 184 do Código Penal, a violação de direitos autorais é crime, e pode resultar em penas de três meses a um ano de prisão, ou multa, para quem baixa ou distribui conteúdos protegidos sem lucro envolvido.

Posso ser multado por baixar torrent?

Usuários brasileiros relataram nas redes sociais o recebimento de multas após baixar conteúdos piratas via torrent. Nas mensagens, há um alerta de que, caso não seja identificado o pagamento até a data de vencimento estipulada, notificante deverá entrar na Justiça contra os usuários.

Entretanto, especialistas consultados pelo Tecnoblog afirmam não haver fundamento jurídico para que as multas sejam aplicadas, e que o principal objetivo dos estúdios é a intimidação. Dessa forma, as produtoras esperam reduzir o número de arquivos piratas disponíveis na web.

Esse conteúdo foi útil?

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque