Drive ou Driver? [para não confundir mais]
Aprenda a diferença entre o que é drive e o que é driver, entenda para o que serve cada um e não faça mais confusão com isso
Aprenda a diferença entre o que é drive e o que é driver, entenda para o que serve cada um e não faça mais confusão com isso
A semelhança entre as palavras drive e driver é o suficiente para confundir muita gente e o Google embaralha resultados na busca. Ambos termos são usados em computação para elementos totalmente diferentes. Portanto, é bom ficar atento. Aqui, você vai descobrir o que é drive e o que é driver, além de aprender a distinguir um do outro.
Em Tecnologia da Informação, o termo drive se refere a um dos nomes usados para unidades de armazenamento, como HDs, SSDs e pendrives, além das unidades de leitura de discos de armazenamento como CD, DVD e Blu-ray e de cartões de memória.
Em geral, qualquer unidade de armazenamento ligada a um computador é um drive; embora o termo seja usado em produtos similares como armazenamento em nuvem (“Google Drive” por exemplo), ele está caindo em desuso e é menos comum de ouvir.
Driver é o termo usado para programas controladores de dispositivos ou componentes de um computador. Sua função é permitir que uma impressora, uma placa de vídeo, um modem Wi-Fi embutido na placa-mãe ou mesmo uma porta USB sejam reconhecidos pelo sistema operacional, como também fornecer meios para que eles funcionem corretamente. Neste tipo de uso, o termo “driver” faz sentido, já que o programa age como o “motorista” do dispositivo ou componente.
Geralmente, um componente novo de computador vem com um CD ou um link de acesso ao site do fabricante, onde os drivers podem ser baixados ou instalados.
Em outros casos, sistemas operacionais como Windows, macOS ou Linux já trazem os drivers embutidos, bastando apenas liga-los e usa-los. O benefício é que o sistema pode atualizar os arquivos no site do fabricante logo que o periférico é reconhecido.
Tanto “drive” quanto “driver” são termos em inglês e de uso correto, embora cada um signifique uma coisa totalmente diferente. Para não confundir mais:
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}