Início » Brasil Segurança » Governo divulga acidentalmente no Twitter todas as senhas do Planalto

Governo divulga acidentalmente no Twitter todas as senhas do Planalto

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O ano passado foi recheado de vazamentos de dados provocados por hackers, tal qual aquele gigantesco do Yahoo, descoberto em setembro. Mas, e quando o próprio governo divulga todas as suas senhas na internet?

Foi o que fez o Portal Brasil, página com informações oficiais do governo brasileiro. A conta do portal no Twitter cometeu uma gafe e publicou um link para um arquivo com todas as senhas de contas oficiais do Planalto em serviços como Instagram, Facebook e até Gmail, para os seus mais de 500 mil seguidores.

Segundo informou o blog Radar Online, o tweet publicado na manhã desta terça-feira (10) fazia referência a uma notícia sobre a permanência das forças armadas no Rio Grande do Norte, mas o link tuítado, em vez de direcionar para a notícia, caía direto na planilha do Google Drive com as senhas.

O erro logo foi percebido e o tweet apagado, mas a gafe ficou no ar tempo suficiente para o blog da Veja notar algumas curiosidades. A lista continha senha de figuras importantes do governo. Uma delas, usada pela equipe do presidente Michel Temer, chamou a atenção: a senha “planaltodotemer2016” aparecia com uma observação em vermelho e caixa alta: “não trocar a senha nunca”. Outro detalhe curioso é que uma das hashtags utilizadas no tweet era “#segurança”.

Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que todas as senhas já foram trocadas e que o caso está sendo apurado internamente. Segundo o Planalto, não há a possibilidade de as contas terem sido acessadas por terceiros.