Início » Comportamento » Tecnocast 059 – Não acredite em seus olhos

Tecnocast 059 – Não acredite em seus olhos

Por
31 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quem é culpado pela disseminação de notícias falsas na internet: as pessoas que compartilham tudo sem checar a veracidade das informações ou as empresas de tecnologia? Facebook e Google estão desenvolvendo tecnologias para que a verdade volte a reinar, seja com algoritmos de inteligência artificial, seja com a ajuda de humanos que fazem trabalhos independentes de verificação de fatos.

O problema dos boatos na internet alcançou um novo patamar com as redes sociais, tanto que o Dicionário Oxford elegeu “pós-verdade” como a palavra do ano de 2016. O termo descreve as situações nas quais os fatos importam menos que as emoções para moldar a opinião pública. Como lidar com um mundo onde a verdade foi substituída pela crença? Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

 Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

  • Marcos Paulo Morale

    Um ótimo tema! Mas estou na expectativa do podcast sobre o apocalipse zumbi que houve semana passada no Tecnoblog 😜

  • mas o pessoal tem uma fixação pelo trump ein? até mesmo nas transições de falas no podcast o cara tá lá. coisa doentia…rsrs

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Trump é mitomano da vez. Poderia ser o Putin, ou maluco lá da Koreia do Norte…

  • falaram dos numeros mentirosos do trump mas esqueceram disso aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=M5bOtqmvJHE

  • Deilan Nunes
  • Frink, o cientista

    Toda essa choradeira da mídia sobre “fake news” foi só pq o Trump ganhou as eleições ? Mas não é democracia ? O lado perdedor tem que aceitar e reconhecer o vencedor.

    • Lógico que não, cara. Você tá vendo o que tá acontecendo aqui nos EUA? O cara não pára de mentir. Ele mente sobre qualquer coisa.

      Lembrando que, num sistema democrático (o que não é o caso dos EUA), a maioria decide. E a maioria do país votou contra ele.

      De qualquer forma, ninguém tem que aceitar nada numa democracia. O povo tem que reclamar do que achar que tem que reclamar, liberdade de expressão, cara.

      Sobre a reclamação de fake news, assim como é absurdo ver o Lula mentindo descaradamente, é absurdo ver o Trump. Isso é manipulação de massas, isso é legislar pautado em informações que não são verídicas.

      Isso, é um absurdo sem tamanho!

      • Frink, o cientista

        Certo. Pode ser que não seja só por causa que o Trump ganhou. O que eu acho estranho é essa “manipulação” da mídia “mainstream” que noticia as fake news como se fosse coisa do outro mundo, mas na verdade sempre aconteceu e parte deles mesmo. Tiro como exemplo, a própria Globo, que noticiou no fantastico sobre esse assunto. Eles não tem moral nenhum pra reclamar de notícias falsas, já que as “true news” que eles noticiam tem o mesmo o até piores consequências do que as “fake news”. Lembra daquela reportagem com o agora preso Eike Batista, lá no início de 2012 ? Colocaram o cara lá nas altura, exaltando a riqueza dele e tal, que estava no top 10 dos mais ricos do mundo. Resultado: muita gente viu essa “true news” (não que seja mentira, mas estava maquiada, na verdade ele nunca teve aquele dinheiro todo) e foi lá na bolsa de valores comprar as ações das empresas “X”. Um ano depois, todos os que foram influenciados pela mídia a comprar essa ações perderam o seu dinheiro. Esse é o ponto, não dá pra confiar em nenhuma mídia.

      • Ricardo – Vaz Lobo

        Toad, permite uma observação? O homem laranja ganhou porque a lei eleitoral americana dá como vencedor quem tem mais delegados? Não seria também interessante o eleitor americano “derrotado” pressionar seus congressistas pra mudar essa aberração? Pelo que sei, não é a primeira cagalhofância dessas que acontece.

        Outro pitaco: se Trump tivesse ganhado no voto, a reclamação não estaria sendo a mesma? Claro que se ele tivesse perdido em qualquer um dos sistemas, ele estaria batendo bumbo do mesmo jeito que faz agora.

        Enquanto isso, em Angola:
        https://www.menosfios.com/sera-os-angolanos-sabem-diferenciar-noticias-falsas-verdadeiras-na-internet/

  • D’ Carvalho

    A IstoÉ colocou um tiozão de whatsapp como CAPA (!!!) da revista. De todas as cagadas de revista (de direita e de esquerda, nunca vi uma tão absurda como esta)
    Leiam essa reportagem (na capa!) da IstoÉ:
    https://goo.gl/BdNzXw
    Agora leia essa reportagem:
    https://goo.gl/zaypYj

  • D’ Carvalho
  • D’ Carvalho

    Esse cara virou capa da revista ISTOÉ hahaha
    https://youtu.be/_mUeH-fvdJk

  • Don Ramón

    Discussão absolutamente pertinente!
    Num mundo no qual “quem mente antes diz a verdade” (GESSINGER, Humberto), mentiras se tornam “verdades” praticamente irrefutáveis pela repetição. Não que seja um movimento novo, pois esta era uma das bases da propaganda nazista. O que espanta é a passividade com que as pessoas absorvem versões dos “fatos alternativos”, tendo a possibilidade de confrontar tais versões por outras mídias. Não só irônico que isso aconteça na era da internet e da comunicação total e em tempo quase instantâneo. É trágico! E é um sinal bem evidente de que controlar as massas é muito mais fácil do que podemos imaginar. E quem controla as massas, bem, controla tudo.

  • Pedro Felipe

    Muito legal!

  • Bruno Rocha Pessoa

    Questiono o ponto desta “inteligencia artificial” que decidirá o que é verdadeiro ou falso. A grande midia tbm mente. Ou a possibilidade dessa “inteligencia” seguir uma ideologia? Pq ja vi mentirar de ambos os lados, porém, a midia segue sempre com simpatia pelo lado com odor comuna(esquerda). Acredito que deve partir da grande imprensa voltar a ser imparcial, se é que um dia foi, ouvir os dois lados, o que nunca vejo, e apartir daí o publico escolherá o melhor. Concluo dizendo que isso é o reflexo da péssima midia cega ideologicamente desde a faculdade.

  • Mimi

    O resultado prático dessa medida, é que os malucos que xingam
    e culpam a imprensa por absolutamente “TUDO”, vão adicionar
    o Facebook e o Google aos seus xingamentos.

  • ditom

    Desculpem a heresia mas não tem jeito de disponibilizar o mp3 do podcast, como faz o Ghedin, por exemplo? Explico: para quem tem um smartphone com pouca memória seria um app a menos para curtir o trabalho de vocês…

  • Roberto

    O Emerson fala exatamente disso no minuto 40