Pai da bateria de lítio cria solução melhor que armazena mais energia e não explode

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por Uwe Hermann/Flickr

O físico John Goodenough tinha 57 anos quando se tornou o coinventor da bateria de íons de lítio. Hoje aos 94 anos, ele está tentando superar a própria criação.

Uma equipe de engenheiros na Universidade do Texas em Austin desenvolveu uma bateria totalmente sólida que não pega fogo e que carrega rapidamente.

As baterias comuns de lítio são feitas de um eletrólito líquido que transporta íons entre o ânodo (o lado negativo) e o cátodo (o lado positivo). Nesse eletrólito, às vezes se formam dendritos, projeções metálicas que crescem em meio ao líquido e que podem causar um curto-circuito.

Enquanto isso, a bateria criada pela equipe de Goodenough evita esse risco utilizando um eletrólito sólido de vidro. Ela também possui o triplo de densidade de energia que baterias comuns; suporta mais ciclos de recarga; e carrega mais rápido – em minutos, em vez de horas.

Além disso, a bateria sólida pode ser mais barata, já que permite usar um ânodo de sódio, extraído da água do mar e amplamente disponível. Também é possível usar um ânodo de lítio, mas este elemento é mais difícil de se obter – é extraído por evaporação da salmoura coletada de lagos no Chile, Argentina e Bolívia. O estudo foi publicado na revista Energy & Environmental Science.

Foto por University of Texas at Austin
John Goodenough

Já existem diversas propostas de baterias sólidas, mas esta em especial parece bem promissora, inclusive por contar com a ajuda do cocriador da bateria de lítio – que permitiu o surgimento de smartphones, tablets e laptops como os conhecemos hoje.

Como lembra a IEEE Spectrum, quando Goodenough coinventou a bateria de lítio na década de 1980, quase ninguém na indústria de eletrônicos de consumo levou o projeto a sério. Felizmente, seu trabalho acabou chamando a atenção de laboratórios japoneses e de empresas como a Sony.

Agora, ele tem mais autoridade para criar a tecnologia que poderá substituir as baterias de lítio. Ainda assim, como sempre acontece, deve demorar um pouco até vermos este estudo ganhando aplicações práticas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados