Os imóveis estão cada vez menores nas grandes cidades, por isso, é preciso aproveitar o pouco espaço da melhor forma possível. Pesquisadores do MIT Media Lab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, pensaram nisso: eles desenvolveram um móvel robótico que cabe em ambientes minúsculos. O Ori pode servir como cama, guarda-roupa, estante ou mesa de trabalho e se transforma ao toque de um botão.

Ele é o produto final de um protótipo conhecido como CityHome, que foi apresentado em 2014 e era controlado por gestos. Na época, a ideia era ter um móvel único que servisse para quase todos os ambientes da casa — inclusive para a cozinha, já que ele também se transformava em uma mesa para preparar alimentos, e para o banheiro, sendo capaz de aumentar o espaço para o banho (é mais fácil de entender no vídeo).

Já o Ori tem três modos principais: cama (no tamanho queen), lounge (o mais compacto possível, para quando você tiver visitas em casa) e guarda-roupa (que permite acesso a todas as portas e gavetas). Diferentes compartimentos são revelados ao toque de um botão no controle do móvel, nos aplicativos para Android ou iPhone, ou por meio de comandos de voz no Amazon Echo.

O móvel robótico funciona conectado à tomada convencional e tem um motor que desliza a cama ou o móvel inteiro em um trilho. Segundo os criadores, ele consome “cerca de um décimo da energia de um secador de cabelo”. Mas e se a energia acabar? Nesse caso, o Ori entra em “modo manual”, e você pode puxar ou empurrar os módulos se necessário.

O Ori estará disponível em algumas cidades dos Estados Unidos e Canadá, mas a empresa trabalha para levá-lo a outros países no futuro. O preço, que já inclui o envio e a montagem, é a partir de US$ 10.000 — no entanto, nesses primeiros meses, a Ori vai trabalhar apenas com grandes incorporadoras, sem venda direta ao consumidor final.

Com informações: Fast Company.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Artur Domingues
Os nova yorkinos, ou aqueles chineses que moram em tubos
Diego Oliveira
Apertamento heheheh
Cobalto

Perfeito.
Adorei o design, viveria perfeitamente num kitnet igual esse do vídeo (considerando que eles tem uma pia e um banheiro fora do campo de visão xD), mas automação, app e preço são ridículos.

Pegar o esquema desse móvel e fazer um "manual" muito mais barato é o que há.

Cøb?1to
Perfeito. Adorei o design, viveria perfeitamente num kitnet igual esse do vídeo (considerando que eles tem uma pia e um banheiro fora do campo de visão xD), mas automação, app e preço são ridículos. Pegar o esquema desse móvel e fazer um "manual" muito mais barato é o que há.
Fabiano

Verdade... kkkkk

Chicken Little
Verdade... kkkkk
SiouxBR
Isso é para quem mora em kitinete...
Pedro Cavalieri
Com certeza! Mesmo porque, com um apto de menos de 30m², a pessoa já está acostumada a ter um quarto/sala. Só resta saber quem, na necessidade de se viver num apto de menos de 30m², pode comprar um móvel de U$ 10.000,00... Hahahahahahaahh
Raphael
Gostei do design mas achei a automação totalmente desnecessária. Por esse preço melhor encomendar o mesmo design a um marceneiro, e gastar o resto com eletrônicos/roupas pra colocar no móvel.
Artur Domingues
Pra quem vive em ap com menos de 30m2 vai ser ótimo
Nicolas Gleiser
com esses 10.000 trump$ deve dar pra dar um upgrade na hora de comprar uma casa né ?
Carlos Taylor
essa foi boa! hahaha
Pedro Cavalieri
O mais engraçado é que, no fundo no fundo, é uma cama de um lado, uma mesa do outro, e um armário no meio, e as "centenas de configurações" mostradas no vídeo é só a disposição das pessoas em volta dele, fazendo coisas diferentes, para dar a impressão de versatilidade. Ainda sim, bacaníssima a ideia... Só resta saber quem está disposto a conviver com uma sala eternamente meio quarto, ou com um quarto eternamente meio sala...
Paulo Higa
Tem que justificar o preço, né. :-P
Fabiano

Móvel legal, mas.. pra que motor/app/energia/etc? Qual o problema de usar os bracinhos? O próximo vai ser um box que abre/fecha com um app, depois uma cadeira que vai pra frente e pra trás para sentarmos na mesa...

Exibir mais comentários