O Google começou a testar um bloqueador de anúncios nativo no Chrome para Android. O recurso servirá para bloquear propagandas irritantes, como pop-ups que enchem a tela do smartphone, ou mesmo anúncios que tocam som automaticamente. Mas como saber quais anúncios são considerados invasivos? O próprio Google vai alertar os sites.

A ferramenta Ad Experience Report já está no ar, mas nem todos os sites foram testados pelo Google; isso será feito durante os próximos meses. Ela analisa o site e encontra “experiências de anúncios identificadas pelo setor como altamente inconvenientes e abusivas para os usuários, que são aquelas criadas para serem enganosas”, avisando o proprietário caso o site se enquadre no problema.

O motivo é simples: as pessoas instalam adblockers por causa dos anúncios intrusivos (essa é a motivação de 69% dos usuários entrevistados pelo Google). Embora alguns usuários coloquem seus sites preferidos na lista branca (obrigado por adicionar o TB!), em regra todos os anúncios são bloqueados. Ou seja, acaba sendo pior para todo mundo, inclusive para o Google, que ganha dinheiro com publicidade.

Daí a necessidade do Google em tentar melhorar a qualidade dos anúncios. A empresa diz que, no desktop, 97% das propagandas invasivas são pop-ups. Isso é um pouco diferente nos dispositivos móveis: 54% das “violações” são pop-ups, e há uma parcela considerável (21%) de problemas relacionados à densidade do anúncio (banners que invadem as pequeninas telas dos smartphones).

“A boa notícia é que as pessoas não odeiam todos os anúncios, apenas os irritantes. Trocar anúncios invasivos por outros mais aceitáveis vai garantir que todos os criadores de conteúdo, grandes e pequenos, possam continuar sustentando seus trabalhos com publicidade online”, diz o Google.

É mais uma tentativa de encontrar um meio termo entre permitir qualquer tipo de propaganda invasiva (ruim para os usuários) e bloquear todos os anúncios da web (ruim para as empresas de mídia). Vale lembrar que, além do bloqueador do Chrome, o Google também está penalizando sites móveis com pop-ups chatos, aqueles que ocupam toda a tela do smartphone e deixam um “x” minúsculo em um canto escondido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renata D.

Acho q nesse caso, a exceção é vc, Dayman. Tenho crtza de q a grande maioria das pessoas acaba criando antipatia à marca q produz tais anúncios. Sou formada em publicidade e propaganda e digo isso tb por experiência própria e de outras pessoas q tb vejo reclamarem.
Na minha experiência, em particular, desde o início, criei antipatia mto mais ao anunciante do q ao veículo, uma vez q esse tipo de anúncio q me irrita é somente do iFood. As outras marcas q anunciam lá, têm outro tipo de anúncios, q não esse vídeo altamente invasivo e irritante. Nossa, peguei nojo do áudio do vídeo, dá vontade de tacar o cel longe, qdo essa porcaria surge!

Renata D.

Nossa, vc disse TUDO!! Tenho tido uma experiência super irritante e desagradável c propaganda invasiva do iFood.
Olha, eu uso o app do iFood à beça, mas, tem um anúncio em forma de vídeo invasivo c contagem regressiva e q não tem opção de ser fechado q ele exibe volta e meia, em um jogo q eu jogo, q me causa NOJO e me dá até vontade de desinstalar o app do iFood, só de antipatia!... Chego a encerrar o app do jogo, qdo esse anúncio aparece, me recuso a assistir o vídeo!

Arthur Soares
Só coloco site na lista branca quando ele me obriga e eu estou realmente interessado no conteúdo. Clube do Hardware começou com essa palhaçada agora.
Eduardo (Edknight)
Daqui a pouco vai ter o "anti adblocker-blocker" blocker (é até difícil escrever isso). Mas sei, no Chrome eu usava um script no GreaseMonkey, no Opera o adblocker nativo bloqueia os trecos aí.
Eduardo (Edknight)
É, eu manjo, mas na época eu usava o Chrome com Adblocker e a unica solução que achei foi instalar o GreaseMonkey e ativar uns scripts obscuros pra bloquear essas janelas. Atualmente, usando o Opera com o adblocker nativo, não lembro de ter nenhum tipo de problema desse tipo.
Baidu feat MC Brinquedo
Já tem o bloqueador do bloqueador. Os caras usam (em geral) javascript pra detectar as extensões, daí basta alguns truques e o bloqueador de bloqueador cai por terra.
Rafael F. Silva
Já existem complementos anti adblocker-blocker
Paulo Manso
Tecnoblog é um dos poucos que deixo na lista branca ?? de nada
Eduardo (Edknight)
Eu, particularmente, nem tenho tanto problema com essas DIVs em branco, o que me deixa irritado são os adblocker-blocker. Site enche a tela de anuncio, a um ponto que fica difícil navegar sem clicar em um deles, e a leitura é prejudicada, aí quando você resolve o problema com o adblocker eles te punem, travando a tela.
Dayman Novaes
Sim, John, foi o que eu quis dizer. Na verdade a maioria dos estudos são para comprovar ou disprovar uma hipótese. É porque da forma que ele colocou parece que ele tá sugerindo que a hipótese dele é verdadeira e o estudo seria só pra comprovar "cientificamente". E tem que tomar cuidado com essa forma de pensar, porque ela comumente gera estudos enviesados, o que não pode acontecer
John Smith
Quer dizer que não existem estudos destinados a investigar hipóteses? PS: Eu crio aversão à marca E ao veículo que a transmite.
Jefferson Da Conceição Ferreir
Atualmente eu estou odiando a WIX porque sempre que vou ver algum video relacionado a programação web, *sempre* vem o anuncio com um volume bem alto: "TODO MUNDO PRECISA DE UM SITE, CRIE JÁ O SEU VOCÊ TAMBÉM"
LatoTodo

Atualmente eu estou odiando a WIX porque sempre que vou ver algum video relacionado a programação web, *sempre* vem o anuncio com um volume bem alto: "TODO MUNDO PRECISA DE UM SITE, CRIE JÁ O SEU VOCÊ TAMBÉM"

Lucas Carvalho
Pensei que na imagem no início da notícia era o pixelcanvas.io, mas é a http://www.milliondollarhomepage.com/
Kang Otro ✓

Então o Google vai avisar quando entrar em algum site do Google?

Exibir mais comentários