Google vai avisar sites que tiverem anúncios irritantes

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Google começou a testar um bloqueador de anúncios nativo no Chrome para Android. O recurso servirá para bloquear propagandas irritantes, como pop-ups que enchem a tela do smartphone, ou mesmo anúncios que tocam som automaticamente. Mas como saber quais anúncios são considerados invasivos? O próprio Google vai alertar os sites.

A ferramenta Ad Experience Report já está no ar, mas nem todos os sites foram testados pelo Google; isso será feito durante os próximos meses. Ela analisa o site e encontra “experiências de anúncios identificadas pelo setor como altamente inconvenientes e abusivas para os usuários, que são aquelas criadas para serem enganosas”, avisando o proprietário caso o site se enquadre no problema.

O motivo é simples: as pessoas instalam adblockers por causa dos anúncios intrusivos (essa é a motivação de 69% dos usuários entrevistados pelo Google). Embora alguns usuários coloquem seus sites preferidos na lista branca (obrigado por adicionar o TB!), em regra todos os anúncios são bloqueados. Ou seja, acaba sendo pior para todo mundo, inclusive para o Google, que ganha dinheiro com publicidade.

Daí a necessidade do Google em tentar melhorar a qualidade dos anúncios. A empresa diz que, no desktop, 97% das propagandas invasivas são pop-ups. Isso é um pouco diferente nos dispositivos móveis: 54% das “violações” são pop-ups, e há uma parcela considerável (21%) de problemas relacionados à densidade do anúncio (banners que invadem as pequeninas telas dos smartphones).

“A boa notícia é que as pessoas não odeiam todos os anúncios, apenas os irritantes. Trocar anúncios invasivos por outros mais aceitáveis vai garantir que todos os criadores de conteúdo, grandes e pequenos, possam continuar sustentando seus trabalhos com publicidade online”, diz o Google.

É mais uma tentativa de encontrar um meio termo entre permitir qualquer tipo de propaganda invasiva (ruim para os usuários) e bloquear todos os anúncios da web (ruim para as empresas de mídia). Vale lembrar que, além do bloqueador do Chrome, o Google também está penalizando sites móveis com pop-ups chatos, aqueles que ocupam toda a tela do smartphone e deixam um “x” minúsculo em um canto escondido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados