Início » Mobile » Sony anuncia novo topo de linha Xperia XZ1 com versão compacta

Sony anuncia novo topo de linha Xperia XZ1 com versão compacta

Por
21 semanas atrás

A Sony acaba de anunciar em Berlim, na feira IFA, três novos smartphones para seu portfólio: o Xperia XZ1, topo de linha da empresa; o Xperia XZ1 Compact, com boas especificações num tamanho menor; e o Xperia XA1 Plus, que corrige os problemas de seu antecessor.

O Tecnoblog foi convidado a experimentar o Xperia XZ1 e Xperia XA1 Plus em primeira mão, em uma prévia em São Paulo; estes são os detalhes.

O Xperia XZ1 combina um processador Snapdragon 835 com 4 GB de RAM. Sua tela de 5,2 polegadas, no entanto, mantém a resolução Full-HD para economizar bateria. Ela usa as tecnologias Triluminos e X-Reality, e é compatível com HDR — Netflix e Amazon Prime Video oferecem conteúdo com alta gama dinâmica.

O smartphone mantém o design “timeless” da Sony, com bordas grandes nas partes superior e inferior. Ele é feito de uma única peça de metal com recursos anti-torção para ser mais resistente, e tem proteção IP68 contra água e poeira. O leitor de digitais fica no botão liga/desliga na lateral.

A Sony destaca três áreas de destaque para o Xperia XZ1: câmera, 3D e áudio. A câmera traseira de 19 megapixels mantém as tecnologias Bionz e ExmorRS, e é capaz de gravar vídeo em super slow-motion a 960 quadros por segundo.

Além disso, temos a captura preditiva. Quando a câmera detecta movimento, ou até mesmo um sorriso, ela começa a tirar fotos antes de você pressionar o botão do obturador. Então, ela oferece uma seleção de até quatro imagens para você escolher.

Enquanto isso, o autofocus burst tira várias fotos sequenciais mantendo o foco na pessoa fotografada, e também mantendo a resolução máxima. É algo que costumamos ver em câmeras profissionais, não em um smartphone. A câmera frontal, por sua vez, possui 13 megapixels e sensor de 1/3″ mais flash.

A Sony resolveu apostar na criação de conteúdo 3D com a câmera. Você pode escanear rostos, objetos e comida com o 3D Creator. O processamento é todo feito no smartphone, sem delegar nada para a nuvem.

Você tem quatro modos: rosto (sem a nuca); cabeça e pescoço; comida; e freeform (objetos livres). Quando a câmera detecta o objeto, surgem pontos de referência sobre ele, e você vai seguindo as orientações para obter imagens de todos os ângulos, que são combinadas em um único modelo 3D.

Depois, você pode compartilhar sua criação nas redes sociais com o Sketchfab; usar como papel de parede animado, que gira à medida que você navega pela tela inicial; ou inserir o rosto em personagens animados que dançam no ritmo de uma música. Se você tiver uma impressora 3D, pode exportar o arquivo para ela também.

Quanto ao áudio, o Xperia XZ1 tem alto-falantes frontais S-Force Front Surround com som mais equilibrado entre as duas extremidades do aparelho, e com 50% mais pressão sonora que o Xperia XZ — que, em nossa análise, tinha áudio externo com volume baixo.

Além disso, temos aqui suporte a áudio de alta resolução, com DSEE-HX para upscaling de músicas em resolução menor e cancelamento digital que reduz o ruído exterior em até 98%.

O Xperia XZ1 estará disponível nas cores preto, prata, azul e rosé. Ele será lançado com Android 8.0 Oreo; e a captura 3D será ativada com uma atualização de software.

Enquanto isso, o Xperia XZ1 Compact vem com tela Full-HD de 4,6 polegadas, mas mantém o processador Snapdragon 835 e os 4 GB de RAM. A câmera traseira também conta com super-slow motion de 960 fps, captura preditiva e autofocus burst. Enquanto isso, a câmera frontal tem ângulo de 120 graus para enquadrar mais pessoas na selfie.

O XZ1 Compact é feito com uma combinação de fibra de vidro com plástico, e vem nas cores preto, prata, azul claro e coral. Ele não esteve disponível para testes no Brasil.

Por fim, temos o Xperia XA1 Plus. A Sony destaca que resolveu as principais críticas ao antecessor. De fato, em nosso review, criticamos três grandes áreas no Xperia XA1: ele não tinha leitor de impressões digitais; a bateria não era grande o suficiente; e a tela era HD.

No Xperia XA1 Plus, a tela de 5,5 polegadas tem resolução Full-HD; no entanto, o brilho pareceu muito fraco em meu teste, mesmo no máximo.

Ele conta com processador MediaTek Helio P20 octa-core, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. O leitor de digitais é embutido no botão liga/desliga na lateral. A bateria é de 3.430 mAh (contra míseros 2.300 mAh no antecessor), e usa tecnologia Qnovo para otimizar sua vida útil.

Além disso, a câmera de 23MP — mesma do Xperia Z5 — tem sensor 1/2,3″ e lente f/2,0 para boas imagens em pouca luz, mais autofoco híbrido de 0,6 segundo e estabilização de imagem Steadyshot de 5 eixos. Por sua vez, a câmera frontal tem 8 megapixels e ângulo de 88 graus.

O Xperia XA1 Plus será lançado nas cores preto, azul e dourado. Ele será lançado globalmente no final de setembro, assim como o Xperia XZ1 e XZ1 Compact. Preço e disponibilidade no Brasil ainda não foram anunciados.

  • Linneker

    Esses xperia da sony são mais feios que bater na mãe

    • Paçaro

      Pra você ver como gosto é curioso. Eu sempre achei eles muito bonitos.

      • Júlio César

        Eu também sempre achei bonitos. A Sony é a única que está mantendo uma identidade própria em sua linha (design bonito vai além de celulares sem bordas). As demais se não olhar direito não sabe qual fabricante é. Torço para o XZ1 Compact vir pro Brasil. Será meu próximo celular.

        • Rafael Oliveira

          Também estou nessa torcida, apesar de não ser fã de tudo isso de borda. Ainda sinto falta do meu Z3 Compact e fui obrigado a pegar um com tela maior (S7) porque o Z5 Compact não chegou por aqui :/

      • Leandro Nascimento

        concordo… acho muito bonitos!

      • Feio ou bonito… Ele irá parar dentro de uma capa, então… Acho meu S7 lindo, mas , cadê a coragem de não usar a capa… hehehe

      • David

        Eu também, acho eles muito elegantes, nada de curvinhas ou frescuras de design.

      • Skeeter Valentinho

        Achei que vc terminaria falando que bate na mãe

    • Rookie naz

      Acho eles diferentes como o colega disse aqui embaixo mantém uma identidade visual própria, só o XA1 que mataram a frente dele com o símbolo dual chip.

      • vin

        O símbolo dual-chip é um adesivo, é só tirar.

  • Manoel Vítor

    Gostei da tábua de passar roupa que faz ligação

  • Os bezels matam mesmo, mas nunca liguei tanto assim pra beleza.
    O XZ1C provavelmente sera meu proximo telefone. 2700 em uma tela HD com Snap835 é otimo. O ruim é q eu to achando que ele nao vira para o BR. Vou comprar aqui fora mesmo =/

  • Cynab

    > compact

    > 4,6 polegadas

    • Arlys Souza

      Sem contar as bordas…

    • Ed. Blake

      E mesmo assim é pouco menor que o Galaxy S8.

  • 868686

    A era das bordas terminou, mas mesmo que não tivesse terminado ainda seria um celular horroroso!

  • pedroca

    essas bordas vem com cheddar?

  • phsodre

    O principal problema da Sony foi ter parado no tempo, qnd se trata de design. Essas bordas são ridiculamente grandes e desnecessárias!

  • Ed. Blake

    Essas joças tem ao menos conector de 3,5mm?

    Porque um troço dessa grossura, com bordas desse tamanho, bateria mixuruca e sem conector de 3,5mm custando U$700 é a coisa mais non sense que uma fabricante pode lançar este ano.

    Se bem que no Japão, bizarrice chama-se apenas sexta-feira… ¯_(ツ)_/¯

    • Felipe Ventura

      Todos têm a entrada de 3,5 mm!

  • Mickey Sigrist

    O XZ1 parece ser muito interessante, e não vejo problemas em ter bordas (até pouquíssimo tempo atrás todos os celulares tinham e ninguém achava isso ruim). O problema é quando a borda é grande demais sem necessidade. Acho legal a Sony manter a linha de design que é característica da marca e a diferencia dos demais aparelhos, porém diminuindo as bordas, só isso.

    • Yago Oliveira

      Ninguém achava ruim você está forçando a barra. A questão é que na maioria das vezes só tinha celular com borda grande.

  • Gustavo75

    Olá Felipe;
    O Xperia XZ 1 esta acima do XZ Premium? Você sabe as medidas em centímetros dele? Obrigado.

  • Hugo Cravo

    Eu gosto das bordas. Melhora a ergonomia. Tela infinita só serve para esbarrar o dedo na tela e ativar algo não desejado, como um link, um ícone… É o tipo de “revolução” forçada que, na prática, só atrapalha. Por maior que seja a tela de um celular, a tela nunca será suficientemente grande. Se for, não é mais um celular.

  • Guilherme

    Essa tecnologia que tem na frente é bem bacana. Bordas infinitas.

  • R0gério

    Se for a prova d’água, dá pra usar como prancha de surfe…

  • Hugo Piovesan

    Que coisa mais feia…

  • Gabriel B.R.

    Com certeza será mais caro que os concorrentes, como sempre.

  • Don Ramón

    A Sony não precisa nem reduzir o tamanho da tela no “compact”. É só tirar um pouco de borda que já reduz barbaramente o tamanho do aparelho…

  • Josiel Hen

    A tela do modelo compacto é apenas HD, não.

  • Rafael Rocha

    Lindos. Prometem. Altamente desejáveis.

  • leoleonardo85

    Xperia XZ1 Compact venderia muito bem se viesse com preço de gente, mas é Sony, não vai rolar.

  • Rojedo

    Esse design da Sony me irrita! Fora que já passei vergonha ao entrar num piscina com Z2, que foi alardeado como à prova dágua. Se afogou no primeiro mergulho. Parece que pararam no tempo. Sempre o mesmo modelo.