Desde quarta-feira (30), usuários do Instagram estão sendo alertados pelo serviço sobre uma invasão que levou à captura de dados de contato de muitos deles. Não está claro quantas contas foram afetadas pelo ataque, mas sabe-se que todas elas são de perfis verificados. Contas de famosos estão no meio, portanto.

Instagram

De acordo com o comunicado, uma falha na API do Instagram permitiu que invasores tivessem acesso aos emails e números de telefone cadastrados nas contas atingidas. O bug já foi corrigido e uma investigação interna foi iniciada para identificar os responsáveis.

O Instagram afirma que dados referentes a senhas não foram vazados. De todo modo, o serviço orienta, no mesmo comunicado, que o usuário ative a verificação em dois passos para reforçar a segurança de sua conta.

Além desse cuidado, os usuários estão sendo orientados a tomar cuidado com ligações ou mensagens que chegam aos emails cadastrados no Instagram. Os invasores podem enviar malwares para essas contas para tentar obter dados mais críticos, por exemplo.

Curiosamente, o alerta começou a ser enviado dois dias depois de o perfil da cantora Selena Gomez ter sido invadido. A artista é uma das mais populares da rede social, com mais de 125 milhões de seguidores. O invasor aproveitou o acesso à conta para publicar fotos nuas de Justin Bieber.

A conta de Selena foi recuperada horas depois. Não há ligação entre as duas invasões, pelo menos aparentemente.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
Essas porcarias de API são sempre recheadas de brechas... pela madrugada. De que adianta o app redondo e fechado se tem um backdoor gigante chamado API?