Início » Mobile » Microsoft coloca mais um prego no caixão do Windows 10 Mobile

Microsoft coloca mais um prego no caixão do Windows 10 Mobile

Por
09/10/2017 às 09h43
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quando podemos dizer que uma tecnologia está “morta”? Para alguns, é quando ela tenta e não consegue atingir uma participação de mercado relevante. Outros são mais radicais: ela só “morre” quando deixa de receber atualizações, ou quando deixa de funcionar.

Há um meio-termo para essa definição: quando a empresa responsável pela tecnologia confirma oficialmente sua morte. Neste final de semana, a Microsoft fez isso com o Windows 10 Mobile.

Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

Joe Belfiore, vice-presidente do Windows, tuitou que a Microsoft continuará dando suporte ao Windows 10 Mobile com “correções de bugs e atualizações de segurança”, mas esclarece que “criar novos recursos e hardware não é o foco”.

Um dos problemas no Windows Phone e W10M é a falta de apps. No Twitter, Belfiore diz que a Microsoft tentou dar todo tipo de incentivo para desenvolvedores: “pagamos dinheiro, escrevemos apps para eles, mas o volume de usuários é muito pequeno para a maioria das empresas investir”.

O executivo diz que migrou para o Android “pela diversidade de apps e hardware”, e lembra que a Microsoft dá suporte a outras plataformas. De fato, nos últimos dias, a empresa lançou o navegador Edge para iOS, e um launcher renovado para Android.

Belfiore recomenda aos fãs de smartphones com Windows: “escolha o que é melhor para você”. Mas, é claro, a esperança por um Surface Phone ou algo parecido nunca morre. A Microsoft aparentemente está trabalhando no Windows Core OS, uma base que permitiria acrescentar módulos ao Windows 10 para adaptá-lo a qualquer tipo de hardware, incluindo PCs, consoles e… smartphones. Lá vamos nós de novo.

Com informações: Windows Central.

  • vin

    Vem, Surface Phone!

  • Lenes Moreira

    Achei q 2017 seria o ano do Windows Mobile assim como seria o ano do Linux no desktop, pena q não rolou né quem sabe em 2018.

    • vin

      Não foi dessa vez, mas em 2018 o Surface Phone sai

    • Sid M.S.

      Pior que eu segurei a compra de novo Smartphone crente que teríamos notícias boas sobre o Windows Phone e fiquei na vontade.

      • Corvo

        Sorte sua que segurou mesmo, imagina se tivesse comprado um Lumia da vida como estaria agora? kkk

        • Sid M.S.

          Certeza. Mas, ainda estou na esperança de ser surpreendido!

          • MynahBird®™

            Então espere sentado.

          • Sid M.S.

            quanto pessimismo haha
            tem que torcer para dar certo, pô… ter o mercado mobile amarrado na mão de android e ios não é bom.

          • MynahBird®™

            Eu sei. Mas se alguém vai conseguir revolucionar alguma coisa, não será a M$, pois essa já conseguiu provar sua incompetência nessa área. Mais de uma vez.

          • Sid M.S.

            Teve incompetência comercial, concordo.

            Mas, windows phone não é ruim, não… Acho que se alguma fabricante ainda tem bala na agulha (principalmente financeiro) para continuar arriscando, essa é a M$.

          • MynahBird®™

            Eu já tive a oportunidade de manusear um WP. Ele era fluido, era bacana. Mas o que realmente importa é ter apps. O mundo gira em torno disso: apps, serviços etc. A M$ perdeu a oportunidade quando teve. Não adianta ter muito $. A plataforma já está estigmatizada. Ninguém mais vai querer investir $ no Windows mobile.

    • Maverick

      O Ano do Linux será 2018, com certeza!

    • Tiago H+

      KKKK, belas previsões.

  • Novela com capítulos demais. Nunca antes um personagem morreu tantas vezes. Já deu

  • Trovalds

    Desse jeito vou acabar voltando pro dumbphone. iOS é algo impensável em se tratando de preço e Android pra prestar você tem que gastar quase o mesmo. A MS foi um respiro no meio dessa queda de braço de monstros. Mas foi engolida pelos próprios erros.

    A minha esperança agora é que o Android abandone o kernel linux. Senão vai continuar sendo um SO difícil de engolir.

    • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Ah cara, mas tem muito Smartphone bacana e nos preços com Android, dessas fabricantes chinesas.

      Xiaomi, Huawei entre outras. Melhores que os mid-end vendidos aqui e ainda por cima mais baratos.

      • Ligeiro

        Incrível como a galera aqui no TB vive falando deste tipo de equipamento, e esquece que o maior filão está nas Casas Bahia, Magazine Luiza e outros. Huawei é uma das poucas que está nestes lugares mais “populares”.

        Xiaomi, Orro e outros são de sites chineses, e só “classe média sofrida” compra por estes canais (E ainda tem a paciência de esperar pelo aparelho). Fora as que ficam em lojinha de chineses e libaneses por aí, como BLU, e por incrível que pareça, Lenovo.

        Aí ficamos assim:

        – Geek rico compra em loja ou importa direto.
        – Geek c-médio compra em loja chinesa e espera sentado (isso se a receita não acaba com a alegria do mesmo
        – Geek pobre vai lá na 25 de março (hoje lacrada com murão), Saara ou insira aqui o nome do comércio popular de eletrônicos na cidade e compra um Moto G2 na loja da galeria sem nota fiscal…

        Modo Caco Anibes
        Aí fica aquele bando de pobre na fila da loja em plena madrugada antes do saldão. Quando entra vem toda aquela horda mal cheirosa se atropelando que nem bando de cachorros atrás do último osso. Eu tenho horror a pobre!!

        disclaimer: a piada acima não reflete a mentalidade do comentarista

    • Renan Maia Fernandes

      Muita coisa que você disse já caiu pro terra a muito tempo, hoje Android bom não precisa ser top, qualquer um com Snapdragon 625 já é muito bom e nem precisa ser chinês, iPhone é aquela, ainda é caro.
      O Android NUNCA vai abandonar o kernel Linux, seria como se a Google criasse do zero outro sistema que seria totalmente incompatível com a centena de milhares de apps que já existe, tendo que incentivar os desenvolvedores a adaptar pro novo sistema e……………….que coisa, não foi isso que a Microsoft tentou fazer?

      • Trovalds

        O Android já tem um outro projeto, o Fuchsia. E com a base de usuários que ela tem dificilmente os desenvolvedores não façam a migração. O lance do kernel linux é que na época que o Google começou a criar o SO, não tinham como simplesmente criarem um kernel “from scratch” em tempo de não deixar a Apple avançar demais no mercado e se tornar inalcançável. Só que o kernel linux nunca foi desenvolvido pro hardware mobile dos smartphones apesar de suportar a arquitetura ARM. E outra: as versões do kernel linux longterm (suporte prolongado) que o Android usa (3.x) estão todos chegando ao EOL e há um burburinho na comunidade que a migração pro kernel 4.x não é uma opção viável. E outras linguagens estão aparecendo no mercado com desenvolvimento mobile voltado ao Android.

        E se houver uma migração, até o novo ultrapassar o antigo demorariam anos.

    • Corvo

      Você está com o pensamento congelado no que o Android ERA a uns anos atrás, vai por mim também era usuário WP e me dava coceira só de pensar em Android, mas depois de tantas rasteiras da M$ no ano passado comprei um Android e é outro sistema, totalmente fluido.
      E não tenho coragem de pagar 4 dígitos num aparelho nem fu*, comprei um Zenfone 2 e roda tudo liso.

      • Trovalds

        Eu uso Android e… não vai. Se a plataforma não melhorar e muito, a saída é a do comentário aí de cima.

  • Anayran Pinheiro

    Ganhariam muitos pontos se abrissem o código do sistema para permitir ele ser portado para celulares que rodam em base android. É utopia, mas assumo que o Windows Phone foi um dos melhores OS que já experimentei em quesito estabilidade e robustez e seria bom demais vê-lo rodando em outros celulares, seja para dar vida nova ou pela ciência, hehehe!

    • Corvo

      Seria uma boa, o WP tem uma grande base de entusiastas e com certeza criariam o fork do sistema.

  • Wololo ✔

    Esperando a opinião do nosso MVP, o especialista supremo.

    • Agent Cooper

      Escolha uma das opções abaixo:
      “Ué, não vai ter mais Windows pra smartphone?”, “Microsoft boba”, “Queres atualização em um smartphone de 2015 rodando em 32 bits?”, “Xii morreu Windows :(“, “O foco é mercado corporativo dos EUA”, “Usas sd card?”.

    • Daqui a pouco ele vem dizer que somos precipitados e que não temos visão de mercado e que o Windows mobile ainda tem futuro rs

      • Corvo

        É tudo estratégia, eles dizem.

    • Quem é esse?

    • Renan Maia Fernandes

      Acompanhado dá fatídica hashtag #techmanja

    • Marcus Araújo

      Hahahaha o nosso querido MVP não entende de dar as más notícias.

      A Microsoft está fazendo o papel do médico que avisa a família que o paciente não apresentou sinais de melhora, mas que não diz abertamente que só está aguardando o óbito.

      • Programador Front-End

        No caso da notícia de hoje, já falou que morreu mesmo.

    • Jonathas Lacerda

      mimimi seu #techmanja invejoso windows mobile alives mimimi buá

    • tuneman

      Esse negócio tá pior do que religião.
      Esse tal ‘MVP’ possui realmente qualificações?!
      Desconfio tambem daquele outro, o André Buss….

    • Maicon Bruisma

      Não invoca ele, puta cara chato, acha que sabe das coisas mas não sabe de porra nenhuma

    • Jack Silsan

      Deu até uma vontade de ir lá no Windows Team ver que mentiras o charlatão André Buzz deve ter escrevido nos comentários pra iludir seus discípulos em sua busca louca pelo Momento Certo™ 😂

      • Marcio Vianna

        Bom dia.
        Nossa que mudança de ares ocorreu no Windows Team, não?
        O André deve ter adquirido o site, ou parte dele, e lá está proliferando tanta idiotice que passou a ser um espaço com certo descrédito.

        Quanto ao tema, Windows? O Windows chegou ao fim.
        Windows, e não apenas em versão Mobile, mas o Windows chegou ao fim, visão realista do Nadella.
        Dizer que Windows Core OS é o Windows será o mesmo que dizer que o OS X era Mac OS. O nome já esclarece: O Windows Core OS será um Core baseado no .Net Core, um framework composto em plataforma cruzada, uma versão *nix. Teremos um sistema *nix e uma nova interface que copia o Deepin Linux. Mark e sua visão para o Ubuntu à vista.
        Nadella está tirando o Windows do isolamento tecnológico e o integrando à nova realidade: uma andorinha não faz verão. Assim, os aplicativos feitos para iOS serão herdados, uma vez que a Apple possui o único sistema de grande adoção a ter certificação POSIX, a mesma base estrutural que sustenta o Android.
        Mas o bufão terá a audácia ainda de alegar que será uma versão Windows.
        Enfim.

        • Jack Silsan

          O Windows Team infelizmente se tornou uma espécie de igreja, que tenta manter os leitores fiéis como se o Windows fosse um Caminho Óctuplo ou uma Via Crucis, e o Nadella ora é o papa, ora é o Satanás, dependendo da decisão polêmica que ele toma.
          O Windows não é mais necessário mesmos, mas qual sistema de fato é? Me parece que caminhamos num médio prazo para um mundo regido por assistente virtuais inteligentes; Cortana, Siri, Alexa, Google Assistant, Bixby, Alice (do Yandex), e outras, comandaram as grandes nuvens das mais diversas formas. Ou seja, o sistema operacional não importará muito, desde que ele permita acessar essas inteligências.

  • Gnull

    Acredito que eles estão de olho no já citado “core”. É que agora a
    Microsoft estão tentando não perder a corrida para seus concorrentes e
    está desenvolvendo um sistema completo para ARM. Ou seja, o Windows
    completo para ARM.

    Como já vimos, especialmente com os chips da
    Apple, os ARM estão alcançando e até superando os chips comum em
    desempenho e a tendência é migrar para os ARM. Assim, a Microsoft já
    está de olho nessa possível migração e desenvolvendo o sistema para esse
    chip que permitirá, talvez, uma nova tentativa de chegar aos
    smartphones, já que nesse caso os apps rodarão no PC e smartphones.
    Vamos ver o que o futuro nos aguarda.

    • Jose X.

      smartphone já era para MS, ela bobeou, mesmo tendo matado a Palm e estando há décadas no mercado mobile (sim, acho que mais de 20 anos, eu me lembro de ler artigos sobre Windows CE na finada Microsoft Systems Journal)

      e se bobear vai perder o mercado dos assistentes domésticos também (Alexa, Google Home, etc)

  • A Microsoft já estava há muito tempo no modo “acabamos de vender vários Lumias e se assumirmos agora que o sistema é bugado e não tem chances no mercado vamos ganhar ódio e vários processinhos, então deixa uma sensação de talvez, mas não dê certeza que vai funcionar”, iludindo vários usuários. Bobo foi quem acreditou (eu acreditei até o fim do ano passado).
    A verdade é que o Windows 10 mobile tem tanto bug que é impraticável usar, pra consertar tudo teriam que começar algo do 0. Nem sinal de operadora o software conseguia manter, meus 3 Lumias viviam sem sinal pq perdia o sinal e só voltava reiniciando o aparelho. Sem falar de apps fechando o tempo todo, fazendo vc ter que recomeçar sua tarefa várias vezes.
    Já tive 2 Androids intermediários esse ano e parece que fui resgatado de um inferno rs. Quem diz que Android é ruim (fanboy windows igual eu era) está com a mente presa em 2011, pq hoje o Android está muito estável. Tive um LG X Power, que foi roubado, e agora tenho um Moto G5 Plus. Nadinha a reclamar, ambos muito bons, MUITO melhores que o Windows 10 bugile (não pelos apps apenas, mas pelo sistema no todo).

    • Anakin

      quem te viu quem te vê, acho que se eu procurar aqui tenho prints de alguns comentários seus hahahaha

      • Tratei a síndrome de Estocolmo hehe
        Mas já fui sim um dos maiores fanboys do sistema, fui até editor no mspoweruser, tão apaixonado e iludido eu era. Mas a Microsoft fez as piores cagadas possíveis.

    • Corvo

      Também resisti até quase fim do ano passado, e também tinha esta visão traumática dos Android 4.0< que era uma travadeira infernal.
      Hoje tenho um Zenfone 2 com Android 6.0.1 e até me impressiona o quanto o Android amadureceu, nem se compara com o que era.

    • jacob

      Desde o 4.4/KitKat, o Android virou um sistema bem estável.

    • Eu acreditei por menos tempo, mas ainda acho que, apesar de tudo, o Android tem muitos defeitos e o WP tinha conceitos que a concorrência tem a obrigação de copiar.

  • Jose X.

    a MS pode desistir, mas tem gente que não desiste, como se pode ver nos comentários 🙂

  • betacaroteno

    Gosto muito do WP. Mas infelizmente a falta de apps e, mais ainda, a falta de apps bem feitos, não deixa que adotemos o sistema. Meio morto então, a corda arrebentou…
    Ruim para nós usuários q vamos ficar na dependência de Android e iOS.

  • Marcus Araújo

    Se o Windows Phone/Mobile/whatever para dispositivos móveis possuísse tantos consumidores quanto comentaristas árduos em defesa da plataforma na internet, que surgem toda vez que pregam um prego no caixão, a plataforma não estaria passando por essa crise.

    Já podem se juntar aos terraplanistas na categoria believers.

  • Carlos Pacheco

    Como pode, né? Uma empresa que esteve no ramo, antes mesmo dos “iDevices”, cometer tantas falhas grotescas? Ainda se fosse uma empresa pequena, uma startup com uma idéia, era compreensível… Mas uma empresa que fatura bilhões! É inadmissível estes erros e esta justificativa do Joe Belfiore. Sim, ele esta justificando o fracasso falando isso… A verdade é que a Microsoft tem/teve 17 anos de experiência no ramo de telefonia E NÃO SOUBE APROVEITAR essa condição. Isso só reflete o caos que ela vem se tornando… E quase leva a NOKIA junto.

    • Francisco

      Bem lembrado. Quando a Apple adentrou nesse mercado em 2007 a MS já era rainha no ramo. Só que a Apple já entrou com a cara na evolução e a MS ficou 7 anos com o tal Windows Mobile sem evoluir nada. Ficou quieta e a Google chegou chegando logo depois da Apple. E a MS na mesmice. Então, quando a MS acordou em 2010 (só aí 10 anos na mesmice) resolveu fazer o Windows Phone.
      Daí pra frente a história todo mundo sabe de cor.

      • Carlos Pacheco

        Concordo contigo, Francisco. Sim, foi o que aconteceu com a Microsoft, ela “perdeu o pulo do gato”. Me lembro de notícias como esta: https://codigofonte.uol.com.br/noticias/google-confirma-criacao-de-software-para-celular
        Pô, tava na cara que a coisa ia mudar, mesmo parecendo ambicioso de mais… Cara, a sensação é de que num dia daqueles, estava encantado vendo o funcionamento do Symbian e quando fui dormir, acordei no futuro com Androids e iPhones… Como que a MS perdeu essa fatia do bolo? Aí você começa a pensar nos outros serviços dela… É melhor não imaginar e torcer para que tudo esteja bem.

        • paulo yan

          Esse fracasso tem um nome: Steve Balmer. A MS com o Satya Nadella está em outro nível agora, bem mais focada em serviços e apps bacanas.

    • João Silverado

      A MS ñ está um caos, fatura mto bem e é uma das tops do mundo. Mas o setor mobile sim foi abandonado na época do Windows Mobile 6. Não inovou, ñ fez nada e deixou todas as outras seguir em frente. Qdo volta pra correr atrás do prejuízo, pode ser tarde demais.
      Isso acontece com jogos q fica mto tempo sem lançar um novo tbm. Chega uma franquia nova concorrente, cresce e depois a q ficou parada no tempo se ferra.

  • Willguevara

    Até o último update da versão 8.1 o sistema era bem fluído e estável, além de ser bem otimizado para hardware mais simples. Depois que mudou para o 10 virou uma Inhaca e já começava dar sinais que não ia arrumar tão cedo.

    Eu gostava do sistema, é uma pena agora só termos 2 opções de OS móvel, mas ainda bem que o Android consegue ser bem versátil para as empresas criarem interfaces e usabilidades únicas para se diferenciarem uma das outras.

  • Pablo HP

    Esta foi a morte definitiva do windows mobile. O que vier de agora pra frente vai ser difícil de botar fé novamente na Microsoft. 6, 7, 8, 10 todos perderam. Aí vai dizer que vai chegar um ARM com Core OS que vai mudar a história? Achando difícil neh Microsoft. Ser enganado 5 vezes aí já é demais.

    • Gnull

      Eu não acredito que vá fazer frente aos OS consolidados, mas pelo que li, o novo Core é o Windows completo para arm, pois estes processadores tendem a substituir os tradicionais x86. Só que esse Core poderá funcionar tanto em PCs quanto em outros dispositivos.

      • Pablo HP

        Até lá, quando toda a equipe da Microsoft usar estes dispositivos milagrosos, ficarei com o que há de concreto mesmo. O android para smartphones. O HoloLens ainda é algo para daqui a 5 anos, e o android é algo para os próximos 5 anos.

        • Gnull

          Sim, claro. Obviamente não estou empolgado como isso, e também uso android. Só estou comentando os planos futuros, numa tentativa de não ficar para trás novamente.
          Via que a própria apple, por exemplo, já trabalha nessa hipótese de micrar o MacOs para o ARM.

  • Se não tivessem mudado tudo do 7 pro 7.5/8.
    Se não tivessem mudado tudo do 7.5/8 pro 8.
    Se não tivessem mudado tudo do 8 pro 8.1.
    Se não tivessem mudado tudo do 8.1 pro 10.

    Talvez tivesse tido mais chance.
    A verdade é que ele morreu no 8.1 e tudo referente ao 10 foi só enrolação pra ganhar tempo e não causar a irá dos usuários (eram poucos, mas o suficiente pra fazer umas raid nas lojas ou escritórios da MS)

  • Cortana ✔

    Jamais morrerá!

    • Moshe Mauricio Marques

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jonas S. Marques

    Abri o Windows TEAM pra ler algo sobre e o tema foi carregado em cry.CSS, não entendi nada.

    • Tales

      hahahahaha!

  • Molinex

    É, não dá pra ganhar todas…
    Seria melhor enterrar o defunto logo de vez. Enquanto não descerem o caixão, e mesmo com o presunto já fedendo, sempre haverá viúvas chorando na tampa do caixão…

  • Tales Cembraneli Dantas

    Mas e o W10 que rodaria apps de X86 no Arm, não ia rolar???

    • felipelsp

      provavelmente nao!

    • João Silverado

      Sim, isso vai. Mas provavelmente com processador de 64 bits. Qualcom trabalha com a MS nisso.

  • Erick

    Windows Phone morto… Sailfish e Tizen que nunca chegam as lojas…
    Só Android dominando não é bom.

  • Marcio Almeira

    O Windows, sempre foi uma porcaria de sistema, erros irreparáveis, atualizações que estraga outras coisas, e não funcionam mais, sem reparo. É por iso que o MACda Apple smepre foi melhor, o OSX sistema da Apple, nunca da problema. E Windows em celular outra porcaria também.

    • João Silverado

      Claro, o mundo todo concorda com vc. Galera responsável nos setores de TI de empresas grandes então (dessas q ñ se ferram com malware nenhum) que o digam.

  • Tiago H+

    Já vai tarde.

  • Eduardo Martins

    O pessoal aqui falam que o Android é muito bom. Conheço o Android desde que foi lançado. É um software horrível. Fraco. O Windows Phone é melhor mas a Microsoft não quis investir que pena. O Andoid é um software fraco, é um software que não acompanha a tecnologia. Com pouco tempo de uso vira um lixo de software, diferentemente dos softwares da Microsoft que o maior exemplo é o window xp, que até hoje funciona e funciona bem. Só não tem mais atualizações por ser um programa antigo. Anotem aí, a Microsoft vai detonar o Android, ela vai criar um sistema operacional que vai rodar em todos os Smartphones. Ela vai criar uma plataforma que você vai entrar através de um smartphone qualquer e vai poder instalar Windows Surface. Vai te dá todas atualizações do OFFICE e vc vai pode instalar certificados digitais no smartphone. Só não vai competir com a Apple pq ambas são competidoras a décadas e uma não subestima a outra. Cada um fica na sua. A Microsoft vai te dar um computador nas mãos.

    • Lissandro

      Tenho quase certeza que li um comentário idêntico há alguns anos.
      Na época comprei um Omnia. Depois tive um Omnia W, e por último um Lumia 640. Agora ele só serve pra Whatsapp e browser de internet, assim posso andar com ele na rua sem medo de ser roubado (digo, se eu for roubado perdi só o Lumia 640).
      3 strikes, está fora.
      Estou com um Doogee 5000 e não tenho nada a reclamar, tenho todos os apps que usava no Windows, inclusive os da Microsoft, e mais (tipo o do Bradesco, que apesar de existir o app para Windows Phone, não funciona direito).

    • João Pedro

      Haha, continua então com seu sonho de Alice.. Porque a maioria (99%) já pulou fora..

      É cada iludido que agente vê.. 😂😂

    • Me avisem que eu falhei na percepção da ironia, por favor!! Não é possível…

  • Maicon Bruisma

    Não esperava resultado diferente, nem mesmo enquanto era usuário e defensor ferrenho. Simplesmente pq não precisa fazer Senai para saber que ficar atualizando o sistema e matando os aparelhos antigos somente afasta os usuários. “Ah mas android também não atualiza na maioria….” lá está, ainda é possível usar os apps, no caso da Microsoft não. Simplesmente o que já era ruim fica pior. Sinceramente, já vai tarde, posso gostar do sistema mas gosto ainda mais do meu dinheiro e de um mundo sem fanboys, pq puta merda, tá pra nascer fanboy pior que o de WP, os da Apple não são tão iludidos assim

  • Keaton

    Minha prima comprou um smarphone com Windows 10 faz umas 3 semanas e tava falando que era melhor que o Android e iOS e blablabla…

    Envio esse artigo pra ela? s/n

    • João Silverado

      No Brasil ela comprou? Ela importou né? Ou mora em outro país. Se ñ é papo furado de alguém.

      • Keaton

        Ela disse que comprou na loja da operadora (Oi ou Claro, não lembro).

  • Johnny Pacanhela

    Eu usei e defendi por muito tempo o WP, um sistema leve, simples e bonito, gostava de seus phones.
    mas os apps realmente ficaram complicados
    nao tem como competir com o android e suas funçoes
    mas um pena =/