Início » Computador » Tim Cook afirma que o Mac Mini continua sendo importante para a Apple

Tim Cook afirma que o Mac Mini continua sendo importante para a Apple

Emerson Alecrim Por

Dê uma olhada no portfólio atual da Apple e responda: qual produto tem boas chances de ser descontinuado em um futuro próximo? Muita gente vai responder que é o Mac Mini, afinal, a linha não recebe uma grande atualização desde 2014. Mas a Apple garante: o Mac Mini continua sendo importante e não vai morrer tão cedo.

Mac mini

Seguindo um hábito iniciado por Steve Jobs, vez ou outra Tim Cook responde a dúvidas ou críticas de usuários. Um deles, identificado como Krar, enviou um email ao CEO da Apple dizendo que ama o Mac Mini e, por conta disso, percebeu que o dispositivo está há três anos sem receber atualizações. Na sequência, ele pergunta se teremos novidades em breve — no fundo, ele quer saber se o Mac Mini vai ser descontinuado.

E-mail para Tim Cook

Para alívio de quem é fã da linha, Cook revelou, nas entrelinhas, que o dispositivo não só será mantido como provavelmente receberá algum update, embora nenhum prazo ou detalhe adicional tenha sido antecipado. Eis a resposta (em tradução livre):

"Fico contente por você gostar do Mac Mini. Nós também o adoramos. Nossos clientes têm encontrado muitas formas criativas e interessantes de usar o Mac Mini. Embora não seja o momento de compartilhar detalhes, temos planos de fazer o Mac Mini ser uma parte importante da nossa linha de produtos no futuro."

Se a linha continua relevante, por que ela está há tanto tempo sem ser atualizada? É uma das perguntas que seguem sem resposta.

Na comparação com os demais dispositivos da linha Mac, o Mac Mini não é um produto que exige grandes esforços de engenharia ou design para receber upgrades. Esse aspecto sugere que a Apple simplesmente priorizou dispositivos mais rentáveis ou está trabalhando em uma grande reformulação do Mac Mini.

Não por acaso, alguns rumores já apontam que o dispositivo será menos "mini", ou seja, terá dimensões maiores, provavelmente para integrar recursos novos.

É pouco provável que tenhamos novidades ainda em 2017. O novo Mac Mini, se estiver mesmo nos planos, deve aparecer só no próximo ano. Antes tarde do que mais tarde.

Com informações: MacRumors

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Pita
É isso. Um tempo atrás o Mini era o único que eu cogitava comprar, justamente pelo preço (o mais barato dos Macs). Além de ser um pouco portátil, se comparado com os desktops mais tradicionais. O foda é que o preço aumentou muito e as configurações continuaram fuleiras...
Paulo Danilo Sabino Rodrigues
Não é por nada não mas se pegar o valor desse bichim e montar um CPU Gamer não seria uma ideia melhor. Ah! Aí não seria Mac mesmo sendo melhor. Então pra ser Mac e Mini que tal investir em um iPhone e aparelha lo com uma SmartTV? Ah! Aí também seria idiotice quem irá (pagar uma fortuna) digo investimento desses em um celular pra ficar preso a uma TV (monitor, painel de led, projetor). É realmente o Mac Mini é melhor, ainda mais porque a Maççã é paga pra pensar pelos clientes. Então desculpe o comentário como pude ser bobo de querer pensar sobre o assunto.
Fausto Faria
Vai ter novidades: nova cor, bordas mais arredondadas e mais caro.
Lucas Blassioli
Lucas afirma que seu blog é importante e não vai morrer. Tá lá abandonado faz 3 anos e só falo que não vai morrer, mas ele é importante e em breve trago novidades.
Cameron Poe
é, só se na próxima versão mesclassem ele com o pro (o que acho difícil). o mal que (talvez por isso que não "ligam pra ele inicialmente) se deixar ele "menos mini" as vendas dos imacs de entrada/macbook air deverão cair (pelo nicho que prefere computadores portáteis ao invés de all-in-one's) porque como ele deve vir em um preço bom... (ainda mais se tiver gpu, custando menos que os imac's - ou seja pra obter um aqui mais barato por importadores com gpu, custa + de 6k, se os mini já vierem mais barato que isso...)
Ricardo - Vaz Lobo
No jargão futebolístico: "Está prestigiado".
gicapp
Memória e disco com acesso fácil seria ouro na próxima versão. Ainda mais numa máquina que costuma ficar com anos de uso.
Gabriel Arruda
Eu gostaria de algum design estilo Mac Pro, para a versão Mini acho que faz algum sentido ir por esse caminho.
gicapp
Bem lembrado, uma GPU dedicada seria muito interessante.
Cameron Poe
fora gpu também, seria interessante.
Cameron Poe
Bom mesmo seria um novo com gpu radeon pro igual nos imacs, mas imagino que justamente pelo preço baixo escolheriam eles ao invés dos imac's/macbook air (ao menos aqui no brasil, com importadores vindo com bons custos, comparados ao varejo) e também com versões até 32gb, thunderbolt 3 (e uma facilidade como nos antigos pra ter acesso ao hd sem desmontá-lo todo praticamente). Mas pelo visto só na metade de 2018.
gicapp
Sim, mas é uma versão antiga. 2017 seria bom ter um processador no mínimo de sétima geração além de 16 Gb de RAM e SSD como opção de fábrica. Eu prefiro infinitamente um SSD puro como disco do sistema/apps e um hd externo comum via usb pra armazenamento. É o que eu uso no meu Macbook, 512 de SSD e HD externo complementar.
Iury
Existe uma versão do Mac Mini com Fusion Drive.
gicapp
Se vier um mini novo, com SSD, provavelmente pego um.
Thiago Miranda
Depois de meu notebook quebrar, meu único computador é um MacMini Late 12, que adoro e está ótimo.