Em vez do tradicional papel, um cartão com chip para diminuir as fraudes e agilizar a fiscalização. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a ser publicada ainda nesta semana, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será assim. A mudança deverá ser implementada até 1º de janeiro de 2019.

Nova CNH

Nova CNH

A CNH (em papel) passou por algumas mudanças nos últimos meses justamente para reforçar a segurança. Um dos atributos é um QR Code que, quando lido com um aplicativo específico, dá acesso rápido às informações do condutor. A CNH em cartão manterá o QR Code no verso, mas também registrará os dados do motorista no chip.

De acordo com Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o novo formato trará ainda mais segurança e aumentará a durabilidade do documento. A expectativa é a de que o cartão também possa ser usado para outros fins, como pagamento de pedágio, pagamento de transporte público, validação do documento em outros países e identificação biométrica em bancos, órgãos públicos e afins (as digitais ficarão armazenadas no chip).

Nova CNH

Para facilitar a integração com diferentes serviços, a nova CNH deverá ser baseada em tecnologias com protocolos abertos, de forma a permitir que o uso do cartão não dependa exclusivamente de softwares ou equipamentos muito específicos.

O processo de mudança em cada Detran será gradativo, começará já no início de 2018 e terá prazo de um ano para ser finalizado. O Contran avisa, porém, que o cidadão não precisa correr para fazer a troca: a CNH em papel será aceita até a sua data de vencimento. A versão em cartão será emitida na renovação e nas emissões da primeira ou segunda via do documento.

CNH eletrônica

CNH eletrônica

A CNH eletrônica (CNH-e), que deverá estar disponível em todo o Brasil até fevereiro de 2018, também continuará valendo. Com ela, vale relembrar, o cidadão poderá mostrar a CNH às autoridades a partir do smartphone.

Não ficou claro, no entanto, se o novo formato aumentará os custos de emissão do documento, tampouco se haverá alteração nos prazos de emissão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Dozza de Miranda

Há alguma nova previsão?

Carol Diorio

Dispositivo no caso, acho que celulares ou tablets com acesso a internet bastariam para fazer uma consulta pelo qr code.

Filipe Poeta
Aham! Digitais!
Daniel Lucena
Um país que não tem nem esgoto pra toda a população, imagina um DB com os dados de todos os seus cidadãos.. kkkkkkkkkk
Marsupial radical
Muito provavelmente tem um custo muito maior, sim. Só que não é simplesmente trocar o custo das fraudes, pelo custo do update né. Fraude e ineficiência vai existir até o auge de um novo sistema. E isso é em relação à estatais. Em empresas privadas, não faria tanta diferença, só facilitaria a vida. Não me entenda errado, não estou dizendo que é impossível fazer algo assim. Estou falando que, pelo "brasilsão" ser do tamanho que é, cheio de tupinambá sem internet ainda, existe uma resistência gigante contra mudanças desse tipo. Ninguém pensa nisso. Só querem ver "algo mudar", e eu fico puto da cara com isso. Repito, a ideia de um documento único, e todas as informações centralizadas em um único DB é ótima, mas inviável hoje no Brasil. Muita coisa precisa mudar antes.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Posso te GARANTIR sem fazer cálculo algum que a ineficiência e as fraudes que temos no sistema atual tem um custo muito maior para a sociedade do que atualizar o cadastro da galera.

Isso não precisa ser feito do dia para a noite, pode ser aos poucos. Toda votação, por exemplo, tem voluntários que pegam teus documentos e digital somente para votar, poderiam aproveitar e ir coletando os dados para montar esse Banco de Dados.

E é possível fazer sim, o facebook já tem mais informações nossas que a PF. Abraço;

Mago Erudito®
Posso te GARANTIR sem fazer cálculo algum que a ineficiência e as fraudes que temos no sistema atual tem um custo muito maior para a sociedade do que atualizar o cadastro da galera. Isso não precisa ser feito do dia para a noite, pode ser aos poucos. Toda votação, por exemplo, tem voluntários que pegam teus documentos e digital somente para votar, poderiam aproveitar e ir coletando os dados para montar esse Banco de Dados. E é possível fazer sim, o facebook já tem mais informações nossas que a PF. Abraço;
Marsupial radical
Sistemas de gestão teriam de ser atualizados, órgãos exteriores precisariam se adequar aos novos cadastros... Além de dinheiro, custa tempo pra fazer uma mudança dessas. MUITO tempo. Não é do dia pra noite que algo desse tamanho pode ser feito. Nem de um ano pra outro.
Marsupial radical
Não é só falta de vontade, o sistema como um geral é ineficiente. Não bastaria apenas implementar esse sistema, mas sim atualizar todos os outros sistemas que dependem disso. Todos os órgãos públicos, polícia, prefeituras, DETRAN, secretarias, empresas públicas, sindicatos, até o postinho de compra de passagem pra estudante ali da esquina, e tudo o quê depende de cadastros reais, empresas privadas de advocacia, TUDO teria que ter infraestrutura pra receber uma atualização desse tamanho. E isso custa dinheiro.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Até 2030, 90% da população brasileira vai estar vivendo nas cidades, segundo estimativas que eu considero bem conservadoras.

Todos teriam um cadastro único (CU) e centralizado num banco de dados, poderiam usar aquele satélite brasileiro para garantir sinal para agentes de segurança, postos, hospitais e serviços públicos em geral. Satisfeito?

Não fazem isso, por falta de vontade e pq é mais fácil conseguir votos fantasmas, laranjas e tudo mais num sistema arcaico e extremamente inseguro.

Mago Erudito®
Até 2030, 90% da população brasileira vai estar vivendo nas cidades, segundo estimativas que eu considero bem conservadoras. Todos teriam um cadastro único (CU) e centralizado num banco de dados, poderiam usar aquele satélite brasileiro para garantir sinal para agentes de segurança, postos, hospitais e serviços públicos em geral. Satisfeito? Não fazem isso, por falta de vontade e pq é mais fácil conseguir votos fantasmas, laranjas e tudo mais num sistema arcaico e extremamente inseguro.
Marsupial radical
Tem uma diferença bem grande entre um sistema que precisa funcionar igualmente no Brasil todo, e um banheiro.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Se a lógica for essa vamos voltar a usar lampião e cagar em buracos.

Mago Erudito®
Se a lógica for essa vamos voltar a usar lampião e cagar em buracos.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Imagina o policial te pede pra mostrar o CU pra ele no meio da rua?

Acredito que poderia ser considerado abuso de autoridade.

Exibir mais comentários