CNH já pode ser renovada pela internet no Detran do Rio de Janeiro
Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível no Posto Digital; processo elimina a necessidade de agendamento
Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível no Posto Digital; processo elimina a necessidade de agendamento
O Detran do Rio de Janeiro facilitou o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas fluminenses já conseguem renovar o documento diretamente pela internet, sem precisar fazer agendamento para fazer o atendimento. A novidade foi anunciada pelo departamento nesta segunda-feira (4).
O serviço de Renovação da Habilitação Simplificada pela internet busca agilizar o processo. Através dele, os motoristas só precisam acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Em seguida, basta fazer o requerimento pelo Posto Digital e aguardar as próximas etapas.
A mudança descarta a necessidade de fazer um agendamento prévio para dar a entrada no processo. Todavia, os solicitantes ainda terão que se dirigir às unidades do Detran para fazer uma nova fotografia, biometria e buscar o documento. O endereço da clínica médica para fazer os exames também será repassado pela internet.
O recurso, porém, está disponível apenas para a renovação simplificada da CNH. Ou seja, caso você queira fazer alterações nos dados da carteira, será preciso fazer um agendamento prévio. O serviço digital também não é obrigatório – se você preferir, é possível marcar um horário para fazer o processo presencialmente.
A requisição deve ser feita pelo Posto Digital. Para acessá-lo, basta entrar no site do Detran-RJ e clicar na opção “Posto Digital”. Em seguida, é só acessar a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar” e seguir as orientações.
Vale lembrar que é preciso pagar o Duda de Renovação de CNH.
“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, disse Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ no comunicado à imprensa.