Alguns programas especializados conseguem fazer downloads paralelos, isto é, baixam diferentes partes de um mesmo arquivo ao mesmo tempo para acelerar o processo. O Google Chrome está adotando esse recurso.

Quando um arquivo for baixado por mais de dois segundos, o Chrome cria 3 conexões ao servidor de origem, como explica o XDA Developers. O navegador obtém partes diferentes do mesmo arquivo, para então uni-las quando o download terminar.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O download ficará perceptivelmente mais rápido se o arquivo for grande, e se o servidor tiver suporte adequado a trabalhos paralelos. No caso de documentos menores, você não deve notar muita diferença.

O recurso foi habilitado para todos os usuários que rodam o Chrome 64 e superior. No momento, isso consiste apenas nos canais Dev e Canary. Se você estiver no Beta, pode habilitar os downloads paralelos copiando e colando isto na barra de endereços:

chrome://flags#chrome-parallel-download

Caso você esteja usando o Chrome estável e não queira mudar para outro canal, basta aguardar: a versão 64 deve chegar para todos no final de janeiro.

O download paralelo está disponível no Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android — nada do iOS por enquanto.

Com informações: XDA Developers, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco A. C. Aguiar
Posso estar errado, esse prática de várias conexões só é vantagem se vc tiver uma taxa de download muito boa e ficar limitado apenas a taxa de upload do servidor. Ex: utilizo um roteador 3g na chácara, normalmente a taxa de download fica na casa de 400kbps, hj em dia qualquer servidor tem upload bem maior que isso, então uma conexão de download a 400kbps ou 2 de 200kpbs no fim das contas é a mesma coisa, estou certo?
Vidal
Não acho que seja novidade. São várias as extensões para o Firefox que já fazem isso há anos...
Veritas
Chrome correndo atrás do Firefox Quantum Aliás, correndo não... se ARRASTANDO atrás.
Luiz Henrique
Gostei, só achei pouco 3 conexões (FDM faz 20, IDM faz 32)
Thomaztodeschini
A rolagem do Firefox na minha opinião e a melhor entre os navegadores , já testei todos os navegadores que você imaginar e não tem comparação. Até já ativei um flag no chome pra ver como era a ''rolagem suave'' e resultado foi como o esperado, uma merda .
Thomaztodeschini
Sobre os complementos no chrome tem tudo que eu preciso, mas eu acho que as extensões do Firefox mais bem feitas. Sobre a lerdeza de antes, pra min pelo menos que utilizo o Nightly acho ele super veloz e olha que ele carrega imagens em qualidade superior ao chrome, o chrome carrega imagens em qualidade baixa para priorizar a rápidez.
SignaPoenae
E nenhuma consegue ser tão completa como o Jdowloader, que chega a baixar até a legenda e thumbnail do vídeo.
Lucas Carvalho
ok
Daniel S.Fonseca
ADM - advanced download Manager!
Lucas Carvalho
adm ou idm?
Corvo
Custei a sair do FF para o Chrome pela falta de vários Complementos de verdade que o FF tem (já migrei a uns 4 anos então nem me lembro mais quais mas usava muitos, como gerenciador de donwload) enquanto do Chrome os Complementos era só umas ferramentas bem simples, porém a lerdeza absurda que andava o FF me fez desistir dele. Hoje em dia o Chrome já não anda me agradando mais, porém estou preso nele pelo mesmo motivo que fiquei preso no FF: Costume com os Complementes.
Joaomanoel
Pra baixar vídeo tem trilhões de extensões no chrome.
Daniel S.Fonseca
Recurso bacana e tal, mais nesses casos ainda prefiro aplicativos específicos, como o ADM pro.
Molinex
Fui baixar um dia desses, uns livros em pdf, e o download foi interrompido varias vezes. O que é um saco, já que tive que parar o que estava fazendo pra reiniciar o download (varias vezes) manualmente... Baixar por 3 conexões deve agilizar o processo, mas alguma coisa que automatizasse esse reinicio nos downloads, seria mais útil pra mim...
Jose X.
também gosto da rolagem suave do FF, embora nesse quesito o Windows de alguns anos atrás, na época do maldito IE6, era uma obra de arte (pra quem gosta desses pequenos detalhes)
Exibir mais comentários