Os apps para streaming de música geralmente têm uma interface confusa. O Apple Music precisou de um redesign para facilitar o uso, por exemplo. O Spotify está fazendo algo semelhante… mas bem devagar.

O Android Police reparou em diversas mudanças sendo testadas no Spotify para Android, incluindo uma navegação consolidada em três abas, listas com um visual mais simples, e elementos de interface maiores.

O app organiza todo o conteúdo em três abas: Suas Playlists, Início e Buscar. (Atualmente temos Início, Navegar, Buscar, Rádio e Sua Biblioteca.) Isso torna a navegação mais amigável e mais fácil.

A aba Início usa imagens bem maiores para chamar sua atenção, e permite acesso às configurações (a engrenagem no canto superior direito ficava na aba Sua Biblioteca).

Aba Início, nova vs. antiga

A aba Buscar está com um visual melhorado e reúne os gêneros musicais do Spotify (que antes ficavam na aba Navegar).

Aba Buscar, nova vs. antiga

Enquanto isso, a aba Suas Playlists usa imagens maiores para um visual mais limpo. No entanto, essa densidade menor dos elementos na tela pode ser irritante para quem (como eu) tem muitas listas de reprodução.

Suas Playlists, nova vs. antiga (interface nova via @dineinudes)

Por fim, temos a interface Tocando Agora. Esta aqui vem aparecendo para os usuários desde o início do ano, em testes A/B que o Spotify realiza no app:

Inclusive, você pode experimentá-la agora mesmo: basta acessar a playlist “Máquina do Tempo”. Ela está disponível em Início > Feito para você.

No geral, eu gostei das mudanças. Tudo parece ser voltado para descomplicar o Spotify no smartphone, tornando-o mais acessível. E você, o que achou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dougg Fael

Por favor aprendam com o Deezer sobre interface limpa, clara e objetiva.

Moisés Lima
Fácil de usar? Que nada. Eles tentaram "simplificar" a versão free do aplicativo pra tu ter raiva e migrar pra premium. Na versão free tente pesquisar por um álbum e clicar nele pra ver a lista de faixas. Não dá. Tem que ser premium. Tente ver seu perfil. Não dá. Tem que ser premium. Tente seguir alguém. Não dá. Tem quer... Sem falar que esse player ficou pavoroso.
John Smith
Achei bem bosta, pra dizer a verdade... Tenho aversão a esses elementos gigantes na tela.
Ramon Floriano
Não corta a capa Spotify, pelo amor de deusa!
Bruno Pinho
Já usei todos os apps, gostei mais e adotei o Deezer.
Victor Serrão
Me viro bem com o Spotify, acho o Deezer bem pior nesse sentido...
Mickão

Cara, to exatamente na mesma situação que você rs. Gosto do Deezer mas a interface ainda é muito travada e poluída.

Mickey Sigrist
Cara, to exatamente na mesma situação que você rs. Gosto do Deezer mas a interface ainda é muito travada e poluída.
Cazalbé
Concordo integralmente!
Eric Viana
Só não gostei da listagem de Playlists. Acho que aumentaram as imagens mas reduziram a densidade por tela o que significa que vamos ter que rolar mais para achar uma listagem. Como listas ou são criadas ou são seguidas por você não tem motivo de thumbnails tão grandes como apoio de memória. Era melhor valorizar os nomes das listas ao invés disso.
pedrowillyam
Eu também ouço muito mais álbuns que playlists.
Gabriel Lino
Eu, que ouço muito mais álbuns inteiros do que playlists, vou odiar quando essa mudança for implementada. Por sinal, como faço pra chegar nos álbuns com essa interface de 3 abas? Só pesquisando?
Kodos Otros
Que desgraça aquilo. Pior que se fizerem um novo, vão colocar Material Design nele, ou seja, trocar 6 por meia dúzia.
Guilherme da Silva Manso
Agora que tem pessoas do time do finado Groove Music trabalhando no Spotify, o app desse podia usar elementos da interface do outro...
Baidu feat MC Brinquedo
Deviam copiar o estilo do Google Play Music. Pensa num app bunito!!!
Exibir mais comentários