Início » Celular » App contraceptivo Natural Cycles vai ser investigado por casos de gravidez indesejada

App contraceptivo Natural Cycles vai ser investigado por casos de gravidez indesejada

Emerson Alecrim Por

A busca por um método contraceptivo eficaz e seguro para a saúde faz o Natural Cycles ser sucesso em vários países. O app aponta os dias férteis para que a mulher consiga evita a gravidez e, de acordo com os desenvolvedores, funciona tão bem quanto pílulas anticoncepcionais. Mas, depois que 37 usuárias do Natural Cycles ficaram grávidas na Suécia, as autoridades locais decidiram investigar a ferramenta.

Natural Cycles

Disponível para Android e iOS, o app analisa a temperatura corporal da mulher para dizer em qual altura do período fértil ela está e marca como verdes os dias em que é possível ter relações sexuais e não engravidar. Para isso, a mulher precisa fazer medições com um termômetro basal todos os dias pela manhã.

Dá para confiar em um aplicativo como método contraceptivo? A Natural Cycles afirma que o app que leva o seu nome tem eficácia de 99% em condições de uso perfeito, quando a mulher aplica a ferramenta de maneira correta e consistente no seu dia a dia. Além disso, a empresa destaca que o app é o único do tipo certificado como contraceptivo em alguns países da Europa.

Mas a Agência Sueca de Produtos Médicos decidiu dar uma olhada cuidadosa no aplicativo. Isso porque um hospital de Estocolmo reportou ao governo que, entre setembro e dezembro de 2017, 37 de 668 mulheres que buscaram orientação médica para aborto na instituição declararam que usavam o Natural Cycles para prevenir a gravidez.

Natural Cycles

Com a investigação, as autoridades suecas querem descobrir se o aplicativo realmente tem o nível de eficácia prometido e se pode ser considerado um método contraceptivo confiável, afinal, o número de gravidezes indesejadas pode ser muito maior, pois os 37 casos reportados se referem a um único hospital.

A Natural Cycles já se defende. Um representante da empresa argumentou que nenhum tipo de contracepção é 100% eficaz e que, além disso, é de se esperar que os casos de gravidez indesejada aumentem à medida que o número de usuárias do aplicativo fica maior. A empresa também enfatiza que o app é direcionado a mulheres com 18 anos de idade ou mais.

O aplicativo tem cerca de 600 mil usuárias atualmente, de acordo com estimativas da própria Natural Cycles. O serviço é pago. Há planos de US$ 49,99 anuais e US$ 6,90 por mês.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento
Eu uso o mesmo método há anos e não engravidei, é 100% infalível! Não engravida mesmo..
Denise Lisboa
É muito homem aqui falando sem conhecer a proposta do app, como funciona o ciclo menstrual a fundo, quais são as condições de uso e confiabilidade a partir das quais o app faz os cálculos do período fértil... Eu usei o app por 2 anos, tenho ciclo irregular (entre 24 e 32 dias!) e seguindo as orientações corretamente não fiquei grávida. Quando decidi engravidar, já engravidei no primeiro ciclo sem prevenção. E ainda o app me ajudou com os dias mais férteis para tentar engravidar e com a descoberta da gravidez pelo comportamento da temperatura, pq ele vai usando as suas próprias estatísticas e não um padrão geral de funcionamento do corpo feminino. O método de controle pela temperatura basal não é tabelinha, segue indicações bem específicas de como devem ser as medições, ciclos de sono, fatores que podem interferir na temperatura, etc. Com um mínimo de disciplina e auto observação, pode ser um método muito seguro. Não duvido que muitas mulheres tenham casos peculiares que possam não funcionar com o app, assim como tem pessoas que engravidam usando pílulas, DIU, camisinha... até mesmo a laqueadura não tem 100% de eficiência. Penso também que os casos devem ser investigados sim, para que as usuárias saibam de forma cada vez mais transparente todas as condições de uso e eficiência do app com base em estudos. Mas por favor, não venham falando como se todo mundo agora conhecesse como funciona o ciclo menstrual e que o app é um negócio bizarro em si e que não considerasse todas as questões primárias levantadas aqui nos comentários (variações de temperatura, tempo de medição, ciclos de sono, febres, etc...). Não tratem as mulheres que utilizam métodos não tradicionais como loucas que não sabem o que estão fazendo. Gastem este tempo analisando todos os efeitos colaterais dos anticoncepcionais e métodos contraceptivos hormonais, por ex.
Skeeter Valentinho
Mano fala que é zuera!!! Por favor quer dizer que na hora da madeira (vulgo agressão física no movimento circunflexo) estão usando APK além da Peka?
Gustavo Rotondo
O futuro não esta ditando que apps de celular irão substituir tudo um dia? Estamos no caminho certo.
LessTech
"Funciona tão bem quanto pílulas anticoncepcionais". Claro que sim. Usar um revolver para tratar a dor de cabeça também resolverá seu problema.
Eric Viana
Pois é... apenas vejo marmanjos por aqui... É a mulher que sofre com as bombas hormonais dos anti-anticoncepcionais... Procurar meios alternativos não deveria ser piada...
Benício Pereira
Pois é… mas não dá para saber se o "mais seguro que a tabela" é de fato seguro. O corpo humano muda a temperatura para mais ou para menos sob diversas circunstâncias, e o ciclo fértil é só mais uma. Tanto que taí a mulherada grávida.
Rafael Schüng
Até um simples débito de água incorreto no corpo pode alterar a temperatura corporal mas a galera da tabelinha(Vulgo a galera que usa anti-concepcional sem prescrição médica e teve problemas) prefere acreditar nesses métodos "infalíveis" ai.
Alexandre Roberto
um detalhe..apos abolirem termometros de mercurio ..ficaram os digitais..q apresentam falha qdo a bateria ja passou da hora de ser trocada
Alexandre Roberto
a titulo de curiosidade....sera q as senhoritas atentaram ao fato de que se medir a temperatura 10 mins apos acordar, ja era a confiabilidade da medicao? e...serio mesmo que se valeram apenas de um software para algo assim inportante? uma gripe, uma infeccaozinha qualquer e ja era a precisao? o povo ta decidindo sobre a propria vida na base da preguica e comodismo.... e o desenvolvedor do app, que de bobo nao tem nada, aproveitou-se disso...e vai se livrar....so precisa mostrar q esses 40 casos sao 0,01% da base de usuarios e comprovar q 1 ou 2 mocoilas estavam dodois ou mediram errado e isso interferiu na medicao
Trovalds
Dessas 600.000, quantas de fato confiam plenamente e tão somente no aplicativo? E quantas mais podem aparecer alegando gravidez indesejada por conta de falha do aplicativo? Um método contraceptivo NÃO invasivo ser tão eficaz quanto um invasivo (pílula, injeção, DIU...) é no mínimo pra se desconfiar.
Gaba
"Pó ficá tranquilu quiridu... Só verificar a temperatura aqui, que obviamente não muda a menos que voce esteja nos períodos férteis que ta tudo certinhu"...
Ricardo - Vaz Lobo
Que as mulheres leitoras do TB se manifestem.
Ronaldo Gogoni
Um app de celular da tabelinha, o método contraceptivo mais ineficiente que existe.
Roberto
Nada que uma cláusula de exclusão de responsabilidade e indicando os riscos não resolvessem... Se tem 600 mil usuários e somente 40 reclamara, me parece que pode ter eficácia de 99,99%...
Exibir mais comentários