Início » Internet » Facebook testa "downvote" em comentários, mas não é uma opção "não curti"

Facebook testa "downvote" em comentários, mas não é uma opção "não curti"

Felipe Ventura Por

Por anos, alguns usuários do Facebook vêm pedindo por um botão "não curti". Mark Zuckerberg sempre se recusou a implementar isso e preferiu dar alternativas próximas, como as reações (especialmente o "grr").

Agora, a rede social está testando um botão "downvote" em algumas páginas públicas. Ele aparece só nos comentários, mas não se trata de um "dislike".

Facebook - smartphone

Um porta-voz do Facebook diz ao TechCrunch: "não estamos testando um botão dislike. Estamos explorando um recurso para os usuários nos enviarem feedback sobre comentários em posts de páginas públicas. Isso está funcionando para um pequeno grupo de pessoas apenas nos EUA".

O botão "downvote" fica ao lado do "curtir" e "responder" nos comentários. Ao clicar ou tocar nele, aparecem três opções: "ofensivo", "enganoso" e "off-topic". Dessa forma, você pode avisar ao Facebook se o comentário é problemático ou apenas irrelevante.

Esse botão também oculta o comentário. Sim, já existe uma opção "Ocultar comentário..." no Facebook, mas ela fica dentro de um menu "...", e não explícita na interface.

Não há uma forma de ver quantos downvotes um comentário recebeu. O Facebook diz que esta é uma forma de dar feedback para a rede social, não para o autor do comentário.

O botão downvote está sendo testado com 5% dos usuários do Android nos EUA, com o idioma definido para o inglês. Ele não afeta o ranking do comentário, post ou página.

Além disso, ele não aparece em grupos nem perfis de usuários, só em páginas públicas. Por enquanto, não há planos de expandir os testes.

O Reddit é conhecido, entre outras coisas, por seu botão downvote. Seu cofundador, Alexis Ohanian, diz no Twitter que a imitação é "a forma mais sincera de elogio"; e que deveria ter registrado a marca.

Com informações: TechCrunch.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Vieira
Mais bizarro que isso é o fato de ninguém falar sobre isso ou dar a mínima para tal. Estaríamos todos numa espécie de transe zumbi?
Pedro do Caminhão
Cada vez me afasto mais dessas redes antissociais...
zoiuduu .
exato. cada vez menos vc precisa consumir algo que vc nao quer.
ZiNani
Kkkkk, (????????).
Gertrudes, a Lhama Morta
Quando o próprio presidente do país incentiva todos a declarar o que não concordam/fala mal dele como "fake news", já sabemos onde vai chegar esse recurso.
Gertrudes, a Lhama
Quando o próprio presidente do país incentiva todos a declarar o que não concordam/fala mal dele como "fake news", já sabemos onde vai chegar esse recurso.
Giovani Sousa
Outra coisa boa do Disqus, que se foi, era quando podia votar sem estar logado, eu ficava trocando o ip na VPN (ou votando no modo privado, não me lembro exatamente a técnica usada) e colocando a discussão em direção favorável as minhas crenças em relação ao assunto do post
Jair Navarro F
E assim nos fechamos cada vez numa bolha menor.
Ninguém mais se expõe a ouvir ou ler uma opinião contrária. É a base de criação da geração snowflake =/
O FB usa os downvotes e o botão de ocultar para calcular a relevância de um conteúdo para outras pessoas com perfil semelhante ao seu.
Cortana ✔
O próprio Disqus acabou removendo essa visualização por ser muito opressivo. 😀
Cortana ?
O próprio Disqus acabou removendo essa visualização por ser muito opressivo. ?