O Facebook tem feito de tudo para emplacar o Stories em seu aplicativo. Depois do sucesso no Instagram e de uma relativa popularidade no WhatsApp, o Facebook Stories não chegou nem perto de ter o mesmo volume de usuários.

Apesar do fracasso, o plano para derrotar o Snapchat continua. A rede social voltou a realizar testes em seu aplicativo, envolvendo três mudanças para tentar aumentar o interesse das pessoas por stories.

A primeira e mais visível delas atualiza a área voltada para criar um novo post em dispositivos móveis.

Até então, ao abrir a tela para criar uma publicação, o Facebook oferecia o texto como padrão. Em testes realizados com um pequeno grupo de usuários, a rede social exibirá a câmera como a primeira opção. As demais opções, como texto, check-in e GIFs, continuarão disponíveis, mas com um destaque muito menor.

Além disso, as stories serão o modo de compartilhamento padrão para quem usar a câmera do Facebook. Hoje, além dessa opção, os usuários precisam escolher entre exibir a publicação no feed de notícias ou apenas para alguns amigos. Nesse caso, os testes serão feitos com todos os usuários da República Dominicana.

Por fim, o Facebook fará algumas modificações em seu feed para destacar ainda mais as publicações efêmeras. Um teste com poucos usuários passará a exibir caixas retangulares, mostrando uma prévia mais fiel das histórias. (Esse formato também costuma aparecer no Instagram, mas no meio do feed.)

Atualmente, a rede social já destaca as últimas histórias publicadas por amigos, porém em círculos com uma pequena prévia da publicação e a foto de quem a publicou.

A ideia é fazer você se interessar por assistir stories e, consequentemente, criar mais publicações do tipo. Se as alterações surtirem algum efeito, elas poderão chegar para todos os usuários em breve. No entanto, parece mais que o Facebook terá que lidar com críticas de estar forçando um recurso que simplesmente não caiu nas graças de seus usuários.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

doorspaulo

Fiz o mesmo faz tempo. Quando preciso, uso o web.

Pedro

Fiz exatamente o mesmo.

Rafael Moreira

Depois que desinstalei este aplicativo no sistema Android, ganhei uma boa autonomia de bateria. Já não gostava de usar mais mesmo, devido muito conteúdo irrelevante. Prefiro o Instagram. Apesar de também ter alguns patrocinios, porém é pouco, e não tem tanto vídeo no feed igual o Facebook. Larguei essa rede já faz um bom tempo. Foi uma das melhores coisas que fiz.

Alessandro

No navegador tb não tem

Tori

>use o stories
>facebook rouba mais dados

leoleonardo85

Usar o Facebook lite tem suas vantagens, uma delas é não ver os Stories.

Roberto

Continuo achando Stories modinha.
Fosse um vídeo ou foto que aparecesse no feed normal também, eu até me interessaria mais.

Seraph

"Facebook faz 3 mudanças para usar mais um recurso imbecil e roubar mais dados seus"