Início » Aplicativos e Software » Três dicas para usar o Facebook Live Map e encontrar vídeos ao vivo

Três dicas para usar o Facebook Live Map e encontrar vídeos ao vivo

Temas de interesse público são assuntos frequentes de transmissões na rede social

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

O Facebook Live Map é um mapa em que a rede social sinaliza onde estão ocorrendo, no momento do acesso, transmissões ao vivo na plataforma. Sem restrições, o mapa mostra tanto os vídeos feitos por páginas como também por pessoas — desde que essa live esteja como “pública”. A interface usa o mapa do Here Maps, serviço da Nokia.

Atualização: Com o novo layout do Facebook, não é possível ver as transmissões ao vivo a partir de um mapa. Ao invés disso, as lives são exibidas por categorias (populares, notícias, jogos, etc). É possível que alguém com a interface antiga ainda tenha acesso ao Live Map.

Por que usar o Live Map?

O Live Map pode ser útil para acompanhar notícias e eventos que ocorrem em várias regiões do mundo pela Internet. Se houver alguém transmitindo, você poderá assistir. Boa parte dos links ao vivo são de sites de jornalismo e blogs. É fácil encontrar transmissões de emissoras de TV e rádio, shows, notícias importantes de última hora, gameplays, e até algumas conversas de terceiros que estão equivocadamente públicas.

Temas de interesse como depoimentos de autoridades e a cobertura da guerra na Síria (por TVs e também por populares) são assuntos frequentes de lives na rede social e facilmente encontrados. Veja algumas dicas para assistir vídeos ao vivo usando o mapa.

Use o Facebook no computador

O Facebook Live Map não está disponível nos aplicativos para smartphones. Portanto, usar o celular não é uma boa ideia. Entre as funções do app há a seção “Vídeo ao vivo”, que não organiza as transmissões em um mapa, apenas em lista, sem muito critério.

Para acessar o mapa de vídeos ao vivo no Facebook, use uma destas opções:

  • Clique em “Vídeo ao vivo” na coluna esquerda do seu Feed de Notícias;
  • Ou acesse www.facebook.com/live;

Navegue pelo Mapa do Ao Vivo

Assim como no Google Maps, é simples navegar na interface do Facebook Live Map. Há uma coluna na esquerda com vídeos sugeridos. Mas, conforme a proposta do mapa, você pode buscar de acordo com a localização. Cada ponto em azul é um vídeo ao vivo transmitido pelo Facebook. Quanto maior o círculo azul, mais vídeos há naquela região. Para ver uma miniatura, passe o mouse sobre, o Facebook vai abrir um player.

Se você repousar o mouse sobre o ponto azul por alguns segundos, verá uma teia que se forma a partir dos expectadores desse vídeo. O mapa mostra também por onde estão espalhadas as pessoas que estão assistindo aquela live por meio do Facebook.

Use o Zoom

A princípio, o volume de pontos azuis no mapa parece bastante baixo. Aproxime a tela (use os botões + e -) e você verá o total de vídeos disponíveis nos locais que procurou crescer. É fato que há mais vídeos onde há mais pessoas conectadas e redes móveis.

Privacidade

Embora o mapa permita o zoom, essa aproximação do terreno revela no máximo a zona da cidade em que o autor do vídeo se encontra. O Live Map não informa o bairro, tampouco a localização exata da transmissão. O zoom máximo (por município) posiciona os pontos azuis nas regiões aproximadas em que se encontram as pessoas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson de Souza

Infelizmente o Live Maps foi desativado que é uma pena pois se conseguia assistir transmissões ao vivo por localidades eu captava transmissões tanto pelo mundo como em determinadas regiões do Brasil era fantástico.

Angelo Araujo

Desativou eu acho. Também não estou achando. Redireciona para /watch

Byl David

Cadê!? Não encontro.