Início » Internet » Três dicas para usar o Facebook Live Map e encontrar vídeos ao vivo

Três dicas para usar o Facebook Live Map e encontrar vídeos ao vivo

Temas de interesse público são assuntos frequentes de transmissões na rede social

Por
1 ano atrás

O Facebook Live Map é um mapa em que a rede social sinaliza onde estão ocorrendo, no momento do acesso, transmissões ao vivo na plataforma. Sem restrições, o mapa mostra tanto os vídeos feitos por páginas como também por pessoas — desde que essa live esteja como “pública”. A interface usa o mapa do Here Maps, serviço da Nokia.

Por que usar o Live Map?

O Live Map pode ser útil para acompanhar notícias e eventos que ocorrem em várias regiões do mundo pela Internet. Se houver alguém transmitindo, você poderá assistir. Boa parte dos links ao vivo são de sites de jornalismo e blogs. É fácil encontrar transmissões de emissoras de TV e rádio, shows, notícias importantes de última hora, gameplays, e até algumas conversas de terceiros que estão equivocadamente públicas.

Temas de interesse como depoimentos de autoridades e a cobertura da guerra na Síria (por TVs e também por populares) são assuntos frequentes de lives na rede social e facilmente encontrados. Veja algumas dicas para assistir vídeos ao vivo usando o mapa.

Use o Facebook no computador

O Facebook Live Map não está disponível nos aplicativos para smartphones. Portanto, usar o celular não é uma boa ideia. Entre as funções do app há a seção “Vídeo ao vivo”, que não organiza as transmissões em um mapa, apenas em lista, sem muito critério.

Para acessar o mapa de vídeos ao vivo no Facebook, use uma destas opções:

  • Clique em “Vídeo ao vivo” na coluna esquerda do seu Feed de Notícias;
  • Ou acesse www.facebook.com/live;

Navegue pelo Mapa do Ao Vivo

Assim como no Google Maps, é simples navegar na interface do Facebook Live Map. Há uma coluna na esquerda com vídeos sugeridos. Mas, conforme a proposta do mapa, você pode buscar de acordo com a localização. Cada ponto em azul é um vídeo ao vivo transmitido pelo Facebook. Quanto maior o círculo azul, mais vídeos há naquela região. Para ver uma miniatura, passe o mouse sobre, o Facebook vai abrir um player.

Se você repousar o mouse sobre o ponto azul por alguns segundos, verá uma teia que se forma a partir dos expectadores desse vídeo. O mapa mostra também por onde estão espalhadas as pessoas que estão assistindo aquela live por meio do Facebook.

Use o Zoom

A princípio, o volume de pontos azuis no mapa parece bastante baixo. Aproxime a tela (use os botões + e -) e você verá o total de vídeos disponíveis nos locais que procurou crescer. É fato que há mais vídeos onde há mais pessoas conectadas e redes móveis.

Privacidade

Embora o mapa permita o zoom, essa aproximação do terreno revela no máximo a zona da cidade em que o autor do vídeo se encontra. O Live Map não informa o bairro, tampouco a localização exata da transmissão. O zoom máximo (por município) posiciona os pontos azuis nas regiões aproximadas em que se encontram as pessoas.

Mais sobre: , , ,