Início » Web » Facebook testa botão de downvote em comentários no Brasil

Facebook testa botão de downvote em comentários no Brasil

Por
06/06/2018 às 16h42
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Facebook avisou que iria implementar botões de upvote e downvote em comentários, além da clássica opção Curtir. Isso começou para alguns usuários nos EUA, e está sendo gradualmente expandido para mais países — incluindo o Brasil.

É preciso esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar, os botões de upvote e downvote não aparecem para todo usuário, nem em toda plataforma. No meu caso, eles só estão disponíveis no desktop, não no site móvel nem no app para Android.

Em segundo lugar, os novos botões aparecem somente em páginas públicas, e não em todas. Consegui encontrá-los nas páginas do Tecnoblog, MacMagazine e Meio Bit; além de empresas como Microsoft, Motorola e Samsung. Eles não estão presentes em perfis pessoais, nem nos posts dos seus amigos.

O upvote não substitui o botão Curtir. É meio confuso, eu confesso. A ideia é que o usuário dê voto positivo para comentários que contribuem com a discussão, não necessariamente para algo com o qual ele concorde.

O downvote, por sua vez, não serve como um botão “não curti”. É uma forma de indicar que algo não contribui para a discussão. A expectativa do Facebook é melhorar a qualidade dos comentários.

Quando eu clico em downvote, aparece um -1 no contador de votos. Parece que o Facebook realmente deixará esse total visível para os usuários, como no Reddit.

Outros usuários ganharam acesso aos botões de downvote no Brasil:

Para algumas pessoas, a opção aparece no app para iOS:

E também no app para Android:

Você consegue usar os novos botões? O que achou?

Mais sobre: