A Valve continua disponibilizando o cliente Steam para Windows XP, mesmo que a Microsoft tenha interrompido o suporte oficial há quatro anos. Isso, no entanto, tem data para acabar.

A partir de 1º de janeiro de 2019, o Steam deixará de oferecer suporte ao Windows XP e Windows Vista. Após essa data, ele deixará de rodar nesses sistemas.

Foto por PoloGoomba/Flickr

A maioria das pessoas já deixou de usar o Vista: ele está presente em apenas 0,40% dos computadores em todo o mundo, de acordo com a NetMarketshare. No entanto, o XP ainda segue firme em 5,94%.

A Valve diz que novos recursos do Steam dependem de uma versão embutida do Google Chrome, e o navegador não funciona em versões mais antigas do Windows. Além disso, ela diz que precisará de recursos de segurança presentes a partir do Windows 7, sem citar quais.

Até o final de 2018, o Steam continuará rodando nos sistemas antigos, mas algumas funcionalidades ficarão limitadas — como a nova experiência de bate-papo. O Origin, da EA, deixou de suportar o Windows XP e Vista em 2016, mas ainda oferece um instalador legado para eles.

A Microsoft interrompeu o suporte ao Windows XP em 2014, apesar de oferecer algumas atualizações críticas de segurança desde então. Enquanto isso, o Vista perdeu suporte em 2017.

A Valve recomenda atualizar para uma versão mais recente do sistema. O Steam também está disponível para macOS e Linux, mas nem todos os jogos rodam nessas plataformas.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Antonio Dantas

Ainda tem muita gente usando XP. E é um pessoal que está bravo porque a plataforma vem sendo abandonada a olhos vistos.
O maior problema desse pessoal é que normalmente o XP roda em hardware antigo, que teria dificuldades em rodar o Windows 10. Para esse pessoal não jogar fora esse hardware, a melhor alternativa é migrar para uma distro leve de Linux. Só que é um pessoal que não tem cabeça aberta. Se não tem cabeça para migrar para um Windows mais moderno, quem dirá migrar para outro sistema operacional.

Vaise Danar

Tenho mais de 1700 jogos e vários são para XP e SÓ RODAM BEM NO XP... Valeu Valve... vou ver como reagir a isso...

Marcell de Freitas

comprei um jogo na steam que so roda no Windows xp, foda viu!

Davi Paixao

Eu quero tirar um dúvida eu tenho o XP e tenho instalado a steam mas quando eu vou instalar algum jogo da erro de servidor inalcançável é por causa do suporte? Tô meio que com medo !

Rei Dos Filler's

triste noticia se os jogos pegasse no windows xp(gta IV,5,csgo,etc) eu ainda teria ele

Marcos Andrade

Quem usa windows xp para jogar, só se for campo minado, visto quem tem um máquina para jogar, costuma ter placas recentes e o windows vista o SO mais pesado de todos od tempos. Quem joga está migrando para o windows 10, o melhor para jogos atualmente.

TS

Vindo da Valve só se for feito pelos jogadores, pq pra ela criar algo...

Paul

Vc ñ pegou o ponto. Não me referi ao SO exatamente...

Guilherme Andrade

Muito trabalho pra quem não consegue nem fazer um cliente atual.

Guilherme Andrade

Windows XP não é um sistema pra ser usado hoje em dia, eu acho que a culpa não é do navegador.

Anakin

Esses computadores usando XP aguentaram esse tempo todo ou alguém realmente quer usar e instala o SO recentemente. A pessoa deve precisar MUITO de algum recurso presente no XP.

Paul

''...A Valve diz que novos recursos do Steam dependem de uma versão embutida do Google Chrome, e o navegador não funciona em versões mais antigas do Windows...''

O Chrome realmente é o novo IE.

Lucca

Não vale mais a pena ter navegador próprio do que usar recursos do chrome (outra empresa)?

brunocabral

Use o modo Windows 7

X-Tudãoᴳᴼᵀ

XP e vista, na boa quem ainda usa isso para jogar?

Exibir mais comentários