Ataque à British Airways expõe dados de 380 mil pagamentos

O vazamento afeta quem comprou passagens da empresa entre 21 de agosto e 5 de setembro

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Foto: BriYYZ/Flickr

A British Airways informou nesta quinta-feira (6) que um ataque ao seu sistema expôs os dados de passageiros em cerca de 380 mil pagamentos. Segundo a companhia aérea, a situação aconteceu durante duas semanas, entre 21 de agosto e 5 de setembro.

Os autores do ataque conseguiram expor informações pessoais e financeiras dos clientes que compraram passagens da companhia neste período. Os dados sobre viagens e passaportes não estão envolvidos no vazamento.

Em um comunicado, a British Airways não deu muitos detalhes sobre o ocorrido, mas disse que tanto seu site, quanto seu aplicativo foram comprometidos. Agora, a situação está resolvida e os serviços estão funcionando corretamente.

Ao Gizmodo, um porta-voz da companhia afirmou que a situação foi alertada por terceiros. “Nós agimos imediatamente para encerrar a questão e iniciamos uma investigação com urgência”. A análise está sendo feita com a polícia e especialistas em cibersegurança, mas ainda está na etapa inicial.

A empresa também relatou o roubo de dados ao Information Commissioner’s Office (ICO), órgão do Reino Unido que trata da privacidade dos usuários.

A British Airways diz ter entrado em contato com os passageiros afetados com o vazamento de dados e promete manter todos atualizados conforme a investigação avança. A companhia garantiu que possíveis perdas financeiras serão reembolsadas e recomendou que os clientes informem seus bancos sobre o ocorrido.

Receba mais sobre British Airways na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados