Início » Brasil » TSE manda Twitter fornecer dados sobre perfis que comemoraram ataque a Bolsonaro

TSE manda Twitter fornecer dados sobre perfis que comemoraram ataque a Bolsonaro

Twitter deverá entregar dados de 16 perfis que incentivaram agressões a Jair Bolsonaro; candidato à presidência levou facada

Felipe Ventura Por

O Twitter deverá entregar dados sobre 16 perfis que incentivaram e comemoraram agressões a Jair Bolsonaro (PSL). A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral, que estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. O candidato à presidência levou uma facada e está internado em um hospital de São Paulo desde 7 de setembro.

A campanha de Bolsonaro solicitou a remoção de tweets ofensivos publicados por 16 perfis não-identificáveis. Em um deles, segundo o Jota.info, o usuário diz que o atentado foi uma “farsa”.

O ministro substituto Carlos Horbach, do TSE, não exigiu a retirada dos tweets. No entanto, determinou que o Twitter deverá entregar dados sobre os perfis envolvidos “ante a eventual responsabilização dos usuários”.

Foto via Pixabay

A rede social tem 24 horas para repassar as seguintes informações: número IP usado para fazer o cadastro inicial dos perfis; os dados cadastrais em si; e os registros de acesso ao Twitter. Se não cumprir o prazo, a empresa pode ser multada em R$ 50 mil por dia.

Ainda não sabemos se o Twitter já obedeceu à decisão. Ao Tecnoblog, a empresa diz: “não comentamos processos judiciais em andamento”.

O Ministério Público Eleitoral acredita que a medida é importante não só para eventuais punições, como também para investigar o uso de robôs e usuários anônimos que impulsionam conteúdo antes das eleições.

Atentado teve grande repercussão no Twitter

A coligação “Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos”, de Bolsonaro, entrou com pedido de liminar contra postagens que “propagam, incentivam e comemoram agressões e ataques à integridade física e moral do candidato”.

O TSE diz que será necessário ouvir as partes envolvidas antes de decidir se os tweets deverão ser removidos, dado que o caso envolve liberdade de expressão.

Bolsonaro foi esfaqueado no dia 6 de setembro por Adélio Bispo de Oliveira, enquanto fazia campanha em Juiz de Fora (MG). Houve 3,2 milhões de referências no Twitter sobre o atentado em menos de 24 horas, segundo dados coletados pela FGV DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas). Este foi o “evento brasileiro de maior repercussão imediata no Twitter desde as eleições de 2014”.

Com informações: Jota.info, G1. Atualizado às 13h49.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Boleto

Eu acho uma decisão muito justa, uma pena que o Juiz perdeu a oportunidade de pedir que o twitter mostrasse os perfis de quem acusou a Marielle de ser traficante, que colheu o que plantou e outras coisas de "ódio do bem" vindo de "pessoas de bem"

Vitor Hugo

as páginas retiradas postavam mentiras sobre candidatos. isso é crime.

você veio nesse post aqui defender a "censura" daqueles que não vão com sua ideologia pq eles estaria cometendo um crime.

decide.

Vitor Hugo

hm, interessante, mas incoerente. você não tava no outro artigo reclamando de "censura" sobre as páginas criminosas retiradas pelo Facebook? queria muito que fosse verdade sua fala.

Franco Luiz

Engraçado q nao rolou so comigo kkkkkk amigos que postaram zoando tomaram ban tbm , n foi nem denuncia é coisa do sistema mesmo , pior ja vi de nego fazendo identico so que falando que bolsonaro é 13 e ta ate hoje la mais de 20 dias de post e nada kkkkkkkkkkk

João

Se o povo continuar votando igual hoje PT vai existir dezenas de anos depois do Lula morrer. Um candidado com 8% numa semana virar quase 30% em outra é bizarro, o povo parece que gosta de corrupção e estagnação na política.

João

PT de partido, não Lula. Lula já deu também, mas ninguém quer saber mais se tá solto ou preso, ele já é um idoso.

felipegcoutinho

Hahaha, devem ter denunciado como "fake news", ou proporio sistema deles ja tem os nomes e números dos candidatos... vai saber;

Vitor Hugo

ue, cadê os defensores da liberdade de expressão acima de tudo que sempre ficavam por aqui?

Keaton

Vixi... isso vai dar guerra de politica aqui no Tecnoblog...

@Sckillfer

E a mesma coisa do Aécio em 2014 se repete...

João

Se fosse dezessete seria mais legal hehehehe

João

Não curto o bolso, mas haddad ganhar seria o fim da picada. Se pelo menos o ciro ou até a marina estivessem em segundo seria mais negócio. Brasil já deu de pt.

Franco Luiz

Eu tenho os prints aqui , so alegaram isso

https://uploads.disquscdn.c...

https://uploads.disquscdn.c...

douglas

Odio do Bem

felipegcoutinho

ué, qual a justificativa que deram ?

Exibir mais comentários