Início » Antivírus e Segurança » Facebook usa feed de notícias para avisar 90 milhões de usuários sobre ataque

Facebook usa feed de notícias para avisar 90 milhões de usuários sobre ataque

Facebook foi hackeado e desconectou 90 milhões de usuários; rede social não confirma se houve vazamento

Felipe Ventura Por

Como prometido, o Facebook está notificando 90 milhões de usuários sobre uma invasão nos sistemas da rede social. O aviso aparece no topo do feed de notícias, acima do campo "Criar publicação", com um link para explicar porque eles foram deslogados.

O aviso no feed de notícias é bem genérico: "sua privacidade e segurança são importantes para nós. Queremos informar sobre uma ação recente que tivemos de tomar para proteger a sua conta".

O link entra em mais detalhes. "Para proteger a sua segurança, é possível que tenhamos desconectado você recentemente da sua conta do Facebook", diz o artigo de suporte.

O Facebook precisou deslogar 50 milhões de usuários porque hackers roubaram tokens de acesso, chaves digitais que poderiam ser usadas para controlar contas de outras pessoas. Outros 40 milhões foram desconectados por precaução.

"Ao desconectar as pessoas, impedimos que eles usem os tokens para acessar essas contas", explica a empresa. Se mais pessoas foram afetadas, elas também serão desconectadas e alertadas sobre o problema.

O artigo de suporte não menciona que a vulnerabilidade estava no recurso "Ver como", que mostra como seu perfil é exibido para outras pessoas. Ele foi temporariamente desativado enquanto passa por uma análise de segurança:

Facebook não diz se houve vazamento de dados

A invasão foi descoberta em 25 de setembro, e o Facebook não confirma se houve vazamento de dados: "ainda não sabemos se as informações de alguém foram acessadas". A rede social informou as autoridades competentes e continua as investigações.

O Facebook diz que "não há necessidade de alterar a senha", porque apenas os tokens de acesso foram afetados.

Se você foi desconectado, precisa fazer login de novo. No entanto, diversas pessoas vêm relatando problemas: a senha não é reconhecida, o código para autenticação de dois fatores dá erro (ou nunca chega), ou não há como publicar posts.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Gasparotto 
Os caras todos os dias dão motivos pra ninguém usar mais a plataforma, mas parece que o povo não liga. Estou limpo há mais de três anos e não me arrependo. Se todos usassem o Telegram ao invés do WPP, esse mundo seria mto melhor.
André G
Deveria se preocupar pelo simples fato de usar o Facebook
John Smith
Também recebi essa notificação. Devo me preocupar?
Diogo Mendes
Queria saber como esse hacker conseguiu esses 40 milhoes de token !!!
Caleb Enyawbruce
aheuahua!!
Yamaha Mt-09
Só faltou por um * para ler as letras pequenas onde diz, vendemos seus dados para anunciantes e assim todos somos felizes.kkkkkk
Bernardo Rosenfeld M.
Gab ganhando espaço a cada falha grotesca e falta de liberdade dessa rede
Baidu feat MC Brinquedo
são importantes sim, pois são os itens comercializados para terceiros.
Trovalds
Facebook está perdendo a relevância cada dia mais. E ainda saem com essas notícias...Uma pena que a relevância está indo pra um produto que é do mesmo dono.Enfim, nada é perfeito.