Início » Computador Telecom » Wi-Fi 6 é a próxima geração de redes wireless que chega em 2019

Wi-Fi 6 é a próxima geração de redes wireless que chega em 2019

Tecnicamente é o mesmo Wi-Fi 802.11ax, mas a Wi-Fi Alliance está tentando simplificar as coisas

Por
03/10/2018 às 14h26

A Wi-Fi Alliance, organização responsável por definir os padrões de Wi-Fi, anunciou nesta quarta-feira (3) a próxima geração de redes sem fio, o Wi-Fi 6. Mas calma: não se trata de uma tecnologia ainda não revelada; é apenas uma simplificação de nome do 802.11ax, que deverá chegar ao mercado em 2019.

Wi-Fi (Foto: Pexels)

Pelo que parece, a Wi-Fi Alliance está tentando simplificar as coisas. Em vez de manter os nomes técnicos 802.11a/b/g/n/ac/ax, que nem todo mundo entende, a organização decidiu adotar uma nomenclatura sequencial, que indica a geração do padrão. As versões anteriores do Wi-Fi também foram oficialmente renomeadas, então não estranhe se encontrar estes nomes nas caixas dos novos roteadores:

  • Wi-Fi 4: 802.11n
  • Wi-Fi 5: 802.11ac
  • Wi-Fi 6: 802.11ax

Segundo a Wi-Fi Alliance, o novo padrão de nomenclatura “ajuda a indústria e os usuários a entenderem mais facilmente a geração de Wi-Fi suportada por seu dispositivo ou conexão”. A entidade trabalha com fabricantes de dispositivos e sistemas operacionais para que elas incorporem a nova terminologia nas interfaces de usuário.

O 802.11ax, digo, Wi-Fi 6, tem capacidade teórica máxima de 14 gigabits por segundo. Ele pode operar tanto nas frequências de 2,4 GHz quanto 5 GHz (diferente do Wi-Fi 5, que só funciona em 5 GHz) e pode dividir cada canal em centenas de subcanais com frequências levemente diferentes, aumentando a velocidade de transmissão e permitindo que o roteador se conecte a mais dispositivos simultaneamente.

A expectativa é que os primeiros equipamentos com Wi-Fi 6 sejam certificados em 2019. Mas, claro, o padrão só deve se tornar popular mais para frente: vai demorar vários meses até que os produtos certificados cheguem ao mercado, e você precisará comprar não apenas um roteador novo, mas também um smartphone ou notebook compatível para aproveitar as vantagens do novo padrão.

Mais sobre: , ,