Wi-Fi 6 é a próxima geração de redes wireless que chega em 2019

Tecnicamente é o mesmo Wi-Fi 802.11ax, mas a Wi-Fi Alliance está tentando simplificar as coisas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Wi-Fi (Foto: Pexels)

A Wi-Fi Alliance, organização responsável por definir os padrões de Wi-Fi, anunciou nesta quarta-feira (3) a próxima geração de redes sem fio, o Wi-Fi 6. Mas calma: não se trata de uma tecnologia ainda não revelada; é apenas uma simplificação de nome do 802.11ax, que deverá chegar ao mercado em 2019.

Pelo que parece, a Wi-Fi Alliance está tentando simplificar as coisas. Em vez de manter os nomes técnicos 802.11a/b/g/n/ac/ax, que nem todo mundo entende, a organização decidiu adotar uma nomenclatura sequencial, que indica a geração do padrão. As versões anteriores do Wi-Fi também foram oficialmente renomeadas, então não estranhe se encontrar estes nomes nas caixas dos novos roteadores:

  • Wi-Fi 4: 802.11n
  • Wi-Fi 5: 802.11ac
  • Wi-Fi 6: 802.11ax

Segundo a Wi-Fi Alliance, o novo padrão de nomenclatura “ajuda a indústria e os usuários a entenderem mais facilmente a geração de Wi-Fi suportada por seu dispositivo ou conexão”. A entidade trabalha com fabricantes de dispositivos e sistemas operacionais para que elas incorporem a nova terminologia nas interfaces de usuário.

O 802.11ax, digo, Wi-Fi 6, tem capacidade teórica máxima de 14 gigabits por segundo. Ele pode operar tanto nas frequências de 2,4 GHz quanto 5 GHz (diferente do Wi-Fi 5, que só funciona em 5 GHz) e pode dividir cada canal em centenas de subcanais com frequências levemente diferentes, aumentando a velocidade de transmissão e permitindo que o roteador se conecte a mais dispositivos simultaneamente.

A expectativa é que os primeiros equipamentos com Wi-Fi 6 sejam certificados em 2019. Mas, claro, o padrão só deve se tornar popular mais para frente: vai demorar vários meses até que os produtos certificados cheguem ao mercado, e você precisará comprar não apenas um roteador novo, mas também um smartphone ou notebook compatível para aproveitar as vantagens do novo padrão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados