Início » Computador » Smart Compose chega ao Gmail em português

Smart Compose chega ao Gmail em português

Neste primeiro momento, apenas usuários no computador receberão a ferramenta

Por
09/10/2018 às 13h00
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google começou a liberar o Smart Compose em quatro novos idiomas a partir de hoje (9), sendo que um deles é o português. Com ajuda de inteligência artificial, o recurso auxilia o usuário na hora de escrever um e-mail, propondo palavras que encaixam bem com o assunto que está sendo escrito.

O Smart Compose foi anunciado durante o Google Cloud Next deste ano, que aconteceu em julho no estado americano da Califórnia, como uma forma de acelerar a digitação de um e-mail com o uso de inteligência artificial – a mesma que já está presente em vários produtos do gigante das buscas, como o Fotos e o Maps. A ferramenta sugere expressões e palavras que encaixam com a frase enquanto o usuário digita o começo dela.

As sugestões aparecem em cor cinza claro e o usuário precisa pressionar a tecla TAB para aceitá-las. A inteligência artificial é utilizada para analisar as palavras e melhorar as propostas, deixando os pitacos mais genéricos de lado para palpites mais coerentes. Ela leva em conta conversas anteriores com o mesmo destinatário e o contexto do papo, para elaborar o restante da conversa que ainda não está escrita.

O Smart Compose em português chegará para todos os usuários do Gmail nos próximos meses e, por enquanto, não estará disponível para a versão do cliente de e-mail do Google que roda em smartphones Android e iOS. Além do nosso idioma, outros três também chegarão para todos e são espanhol, francês e italiano.

Usuários do G Suite, que é o pacote de apps do Google para empresas, também receberão a novidade e ela estará presente dentro do Docs e também do Drive.

Mais sobre: , ,