O Nubia X tem uma solução curiosa para evitar o notch na tela: uma tela OLED na traseira para tirar selfies com a câmera dupla. Dessa forma, você não precisa de uma câmera frontal. Ele também possui dois leitores de digitais sob a tela, um de cada lado, e processador Snapdragon 845.
- Xiaomi Mi Mix 3 dispensa notch e traz câmeras frontais retráteis
- Meizu Note 8 é um intermediário simples e que não aposta no notch
A tela principal do Nubia X tem painel LCD de 6,26 polegadas com resolução Full-HD+ (2280 x 1080), cobrindo quase toda a parte frontal — são 93,6% de aproveitamento. Enquanto isso, a tela traseira é OLED de 5,1 polegadas com resolução HD+ (1520 x 720).
O principal objetivo da tela OLED secundária é permitir que você tire selfies com a câmera dupla na traseira; ela possui sensores de 16 megapixels (f/1,8) e 24 MP (f/1,7). A Nubia promete que o modo retrato usa inteligência artificial para ajustar a imagem e o desfoque (bokeh) com base em suas características faciais, idade e tom de pele.
Se você quiser, pode usar a tela OLED para outros fins. Ela serve como um Always On Display, exibindo um relógio ou um papel de parede animado. E a Nubia recomenda que os usuários fiquem no display traseiro à noite: ele tem um filtro de luz azul (baseado em software) para não desregular o hormônio que controla o sono.
Existem dois leitores de impressão digital, um de cada lado; é possível tocar neles para alternar entre os displays. O Nubia X também possui software que identifica qual lado está sendo usado no momento:
This is the Nubia X, a dual-screen phone with a very high screen ratio.
Source: Weibo 字幕 GOUBA pic.twitter.com/L2So4FdzNU— Ice universe (@UniverseIce) October 31, 2018
Ficha técnica e preços do Nubia X
As especificações do Nubia X são high-end. Ele tem processador Snapdragon 845 com difusor de calor feito com camadas de grafeno. São até 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento (sem suporte a microSD).
A bateria é de 3.800 mAh com suporte a Quick Charge 3.0, sem carregamento sem fio. Ele roda Android 8.1 Oreo.
O Nubia X com 6 GB + 64 GB de RAM e armazenamento custa o equivalente a R$ 1.750 na China. Enquanto isso, a versão 8 GB + 256 GB sai por R$ 2.300; ela tem um filtro de luz azul físico embutido na tela OLED traseira.
A chinesa Nubia é conhecida por seus produtos menos convencionais. Ela demonstrou o Nubia-α, smartphone com cara de relógio, na feira IFA em agosto. A empresa também tem o Red Magic 2, celular gamer com 10 GB de RAM. Ela já foi uma subsidiária integral da ZTE, que acabou se tornando acionista minoritária (ainda que com participação de 49,9%).
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
fico feliz com essa tentativas de inovacao... tirando notch que é uma porqueira ja é um avanço... antes as grande seguissem as ideia dessa empresas menores... pq seguir a apple com o notch foi uma burrada para elas comprovado nas vendas
Eu já tinha pensado nessa solução, gostei de como fizeram com a tela apagada nem da pra ver que tem tela. Gostei.
Talvez por causa do display always on, com Oled as partes pretas das tela ficam desligada e a segunda tela não vai gastar tanta bateria
Eu lembro de ter desenhado o celular dos meus sonhos antes mesmo de ter um celular, isso deve ter sido lá em 2006 e no projeto eu coloquei uma tela bem pequena na traseira pra tirar selfie. Devo ter copiado isso dos aparelhos flip, mas como eu não gostava muito de flip, fiz o projeto em um aparelho de barra.
Bizarro
Aparelho muito bonito, dá 10x0 em um pixel em relação a design, é uma pena a tela frontal nao ser oled tambem, só acho que gente descuidada nem deve sonhar em ter um desses
*Vc não pode usar capinha, apenas bumper - Realmente este é um problema!
*Com duas telas e dois leitores de digitais o preço pode aumentar e as chances de dar problema também. Preço já foi anunciado, está na média dos aparelhos chineses com hardware top de linha.
*Quando vc estiver com o celular virado os botões laterais também estarão virados, o que pode te confundir - com alguns dias de uso se acostuma.
*Não tem som estéreo frontal. - Possui som estéreo segundo GSM Arena.
*Não tem carregamento sem fio. Perfumaria, na prática poucas pessoas usam (já tive 2 aparelhos com esta função e utilizei apenas para testar).
*O aparelho acaba ficando um pouco mais pesado. 181 g. não foge da média dos outros aparelho.
*Softwares de terceiros que usam a câmera podem não funcionar perfeitamente. Caso venha a acontecer, basta uma correção via software.
No mais, achei uma ótima ideia para sair da mesmice dos aparelhos atuais.
Pq nao tira selfie, fio, um rapaz bonito desse, tem motivo de sobra pra tirar selfies, rs!
Now that's what i'm talking about!!
Acredito porque ele ser mais caro.
O notch é bem uma discussão de "copo cheio/copo vazio".
Por um lado se ganha mais tela nas extremidades, por outro, é um ponto cego. Qualquer foto, mídia jogo ou outra coisa em tela cheia terá sempre aquele "buraco", quase como uma tela com pixels queimados. Sem falar do problema com notificações já citado pelo @grande_dino_2
E sério, esteticamente é bem bad, ainda suporto os que são como o OnePlus 6 e 6T, mas ainda dispensando.
Na real, o notch é uma falha de projeto glamourizada e deve ser tratado como tal. Um saída rápida com resbarbas mirando em algo maior.
A própria indústria quer se livrar dele logo pra ter um visual realmente "infinito", então pra que vou defender se quero que suma logo?
Agora é torcer pra avançar com tudo escondido em baixo do display elimi
Não entendi por que o OLED vai atrás, será por conta da resolução?
Qual notch?
Belíssimo dispositivo. Prefeita que a teia principal fosse amoled e a segunda fosse menor. Mas já ficou muito bom do jeito que está.
Pra ilustrar:
https://uploads.disquscdn.c...
Ideias que vão para seção "como ninguém pensou nisso antes?"
A idéia já tinha sido implementada no Meizu Pro 7, agora só foi atualizada.
Essas "soluções" são uma mais ridícula que a outra. Espero que a Samsung não entre nessa e continue fazendo algo funcional, prático e bonito.
E touch sim. Olha o vídeo que está na notícia
Nos iPhones até entendo porque os igadgets não possuem borda inferior , nos Androids fica ridiculo devido borda inferior
Já lançaram, há o Yotaphone 1, 2 e 3
Absolutamente sim. O problema do notch é a simetria.
O mais legal é que você não é obrigado a usar a tela. Diferente de notch, tela deslizavel ou partes com motores, se você não quiser usar a câmera traseira para selfie (que é meu caso, que não tiro selfie nem tendo flash na frente) é só não usar, e assim não ativar a tela traseira. E aí que mora o pulo do gato: diferente de outros aparelhos que possuíram tela atrás, essa fica camuflada, atrás do efeito espelhado do vidro. Achei genial e simples.
*Vc não pode usar capinha, apenas bumper.
*Com duas telas e dois leitores de digitais o preço pode aumentar e as chances de dar problema também
*Quando vc estiver com o celular virado os botões laterais também estarão virados, o que pode te confundir
*Não tem som estéreo frontal
*Não tem carregamento sem fio
*O aparelho acaba ficando um pouco mais pesado
*Softwares de terceiros que usam a câmera podem não funcionar perfeitamente
Isso foi o que consegui pensar em 5 minutos, mas deve ter mais implicações.
Uma pena que "economizaram" na tela frontal usando LCD. Bom, se a moda pegar de repente...
E foi ótima a sacada também por dispensar um segundo sensor fotográfico pra câmera frontal. Além das lentes.
Acredito que a tela OLED vá vir protegida pela capa traseira do celular. Como não vi ao vivo ou pelo menos um "unboxing e ligando", aposto em algo do tipo já que até onde entendi a tela traseira não é touch, o que (em teoria) dispensa ela estar à frente o suficiente pra ser danificada. Mas em se tratando de OLED, depois que meu finado Lumia 730 tomou um tombo e a tela morreu (só com 1 trinca)...
mas parece que dá de usar tranquilamente a tela secundária pra fazer videochamadas
a não ser que o cara use um espelho nas chamadas de vídeo, kk
um ponto bem interessante esse seu
Detectado o celular do forró da feira de Santana.
Bizarro aonde? O design da tela traseira se funde com o celular. E se tratando em OLED você só vai saber que ele está lá quando entrar em ação. Foi é uma baita sacada deles.
Legal lembro de um aparelho q era assim mas a tela era em ink
O espaço que se ganha com o notch me parece bem irrelevante.
Naquela barra do notch não cabe o mesmo tanto de informação que cabe sem o notch, o que força que você tenha menos informação acessível ao olhar pra barra superior.
O notch basicamente te força a puxar a barra de notificação pra poder ver coisas básicas como % de bateria, se está conectado no 4G ou não e outras coisas (varia de acordo com a largura do notch, claro), coisa que, sem o notch, dá pra fazer sem ter esse trabalho.
Espero que você tenha patenteado.
Solução de fato inteligente! 👏
Oh lembro disso, acho q era a Sharp, ne?
Caramba, todo dia tem uma nova proposta ridícula pra ter mais aproveitamento de tela.
Prefiro um aparelho com bordas pequenas e alto falante frontal como o Pixel 2 XL, Pixel 3 ou Xperias, melhor do que essas soluções bizarras e que não tem som estéreo frontal.
Lembro de um tempo atrás que alguém supostamente ia lançar um celular com uma tela traseira de e-ink.
Essa tela exibindo as horas com o celular virado já é um bônus.
É tipo quando lançam uma ferrari e vc diz "Pessoal resgatando algo parecido com que o homem das cavernas tentou com a finada roda de pedra... Vejam só..." - Poupe-nos
Mt interessante, isso sim inovador
Pessoal resgatando algo parecido com o q a Nokia tentou no finado 6101. Vejam so...
Sim. No meu 5T as bordas superior e inferior são "grandes" mas são iguais. Bem mais bonito. E os S8 e S9 provam que dá pra fazer borda bonita e pequena.
Pra mim´é a mesma lógica de sacrificar bateria pra deixar o celular mais fino.
Realmente vale a pena sacrificar a simetria do celular pra ele ficar com dois chifres que não comportam praticamente nada? Os notches do 6T e Essential até aceito, mas os estilo 3XL nem a pau.
concordo, estão evoluindo com isso, mas não deixa de ser melhor doq uma borda grande na parte superior
preferem a parte superior com uma borda grande doq o notch?
De maneira porca. Já está mais do que provado que se pode fazer algo sem estragar o design.
mas é um espaço ganho com isso
Por que é uma solução porca? Por que não é simétrico? Porque incomoda? Etc.?
Todos. É uma aberração no design de um aparelho.
Feio e assimétrico. Não tem um bom motivo pra ter ele, tanto que várias fabricantes fizeram a incrivel função de ocultar notch por software.
qual o problema que vcs tem com o notch?
Proposta interessante, tirando o notch está otimo
É inovador, gostei... Só no caso de vídeo-chamadas é que vai ficar estranho, mas tenho certeza que as Selfies são mais importantes. Poderiam ter usado OLED em ambas as telas também, mas enfim... Bem legal.
Verdade Raphael , diferente das porcarias que a Apple apresentou e não tem nada , absolutamente nada de novo ..
O dobro de telas pra quebrar mas eu adorei. Algo realmente inovador. Muito bom.
Simplesmente, SENSACIONAL. isso sim é inovação, e não aquele notch ridículo.