Início » Jogos » Com taxas menores, Epic Games Store já tira jogos da Steam

Com taxas menores, Epic Games Store já tira jogos da Steam

Alguns jogos indie serão exclusivos da loja da Epic, outros levarão mais tempo para chegarem às demais plataformas

Victor Hugo Silva Por

A Epic Games lançou sua própria loja na última sexta-feira (7) e já tem causado perdas para a Steam, a sua principal concorrente. Por condições mais vantajosas, produtoras de jogos indie estão optando pela nova plataforma.

Segundo o PC Gamer, as estratégias envolvem tanto a exclusividade definitiva para a Epic Games Store, quanto uma limitação por um determinado período. Alguns jogos contavam até mesmo com página na Steam, mas foram removidos do serviço.

Epic Games Store

É o caso de Satisfactory, da Coffee Stain Studios. O jogo está em fase alpha e recebia inscrições para o período de testes pela Steam. Porém, daqui para frente, a loja da Epic será o único lugar onde o título estará disponível.

Por outro lado, outros dois jogos serão liberados inicialmente na Epic Games Store e, depois, chegarão a outras plataformas. Genesis Alpha One será lançado em 29 de janeiro, mas a Team17, que desenvolve o jogo, adiantou que ele não estará disponível na Steam nesta data.

Rebel Galaxy Outlaw também chega no início de 2019 e sua produtora Double Damage informou que o título será levado para outras plataformas apenas 12 meses após o lançamento na loja da Epic.

Os três jogos se unem a outros que chegaram antes na nova loja. Ashen pode ser comprado na Epic Games Store, mas sua data de lançamento na Steam ainda será definida. Hades também foi lançado na nova plataforma e não pode ser adquirido em outros locais.

A decisão das produtoras parece ser justificada principalmente por taxas menores sobre a receita com os jogos. Enquanto a Steam fica com cerca de 30% do valor arrecadado, a Epic Games Store cobra uma taxa de apenas 12%.

A estratégia da Epic, inclusive, lembra suas reclamações enquanto produtora de Fortnite. A empresa criticou as lojas de aplicativos e decidiu não lançar o jogo na Play Store por conta da taxa de 30% cobrada pelo Google.

Com informações: The Next Web.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Olha isso
Esse caso são para jogos específicos dos próprios criadores do launcher, a Epic tá pegando coisa que não é dela e fazendo exclusividade, loja porcaria, ELA SIM TÁ FAZENDO MONOPÓLIO tá vendo que não está dando certo e está se fazendo de coitada colocando a Steam como culpada de tudo
Olha isso
Monopólio real que a Epic está fazendo não é concorrência, lixo de loja
Bertasi Felipe
Engraçado gente comentando "ai se 12% não tiver o intuito de abaixar os preços não vão conseguir tirar ninguém da steam" a questão é justamente essa, NÃO VAI MUDAR PREÇO NENHUM, a EPIC está querendo construir um monopólio no nome dela através de contratos de exclusividade, então vai ter que tirar gente da steam sim, porque você será obrigado a comprar na EPIC games, pq você gosta do jogo e não da EPIC, a plataforma é uma merda. A Steam oferece todo um suporte e infraestrutura para os seus players, a EPIC não, ta pouco se fodendo com o seu consumidor, tanto que ela está disposta a irritar o mundo gamer falando merdas como "o gamer não sabe enxergar, então ele não vê que estamos mudando pra melhor" não, nós enxergamos, apesar de ter uns idiotas sim, e é por isso que agir dessa maneira contribuirá muito mais para o crescimento da pirataria do que uma concorrência saudável.
­­­­­­­­­­­­­­­
Isso vai mudar com o tempo, tá falando mal de uma loja de jogos que acabou de estrear, para tentar tirar o monopólio da Valve.É só questão de tempo pra Epic Games Store crescer muito.
rubenmiguel
maarcoa (:
Marco Antonio
"Um grande mal, seria se pagássemos assinatura, igual no NETFLIX, PRIME, HBOGO, isso sim é um inferno, ver filme e ter que pagar vários. Jogos, pelo menos tu paga a granel, não pesa nada no bolso ter várias lojas."É meu amigo, concordo plenamente com seu comentário, mas esse ultimo trecho me preocupa, por quanto tempo né? deixar de comprar software ou jogos pra pagar assinatura é complicado.
Tony Cezar Goularte
AAAAAAAEEEEEEEEEEEE FINALMENTE UM COMENTÁRIO REALISTA!Isso mesmo, penso na mesma coisa, ao entrar no Epic Games Store, vejo que essa loja está anos luz atras da steam, sem comunidade, sem espaço para comentar sobre o jogo, ou seja, uma empresa pode lançar um lixo e facilmente enganar o consumidor.Essa lojinha vai ter que lutar MUITO para ser concorrente da Steam.
Zanac_Compile
Sério, não dramatiza !!Antes tu tinha milhões de jogos, agora tudo centraliza dentro do launcher. Eu não fico com os launchers abertos na inicialização do Windows, qdo quero jogar alguma coisa, clico na EPIC (por exemplo) e depois ali dentro no Fortnite, no final fecho tudo... pronto... sem stress.Antes tu tinha tudo 100% fragmentado em CDS, pastas de instalação misturadas, como tu fazia pra migrar de máquina ?? É fato que agora é muito mais simples, tu migra 3 launchers pra outra máquina e vai tudo junto. Prefere catar milhares de jogos ? A fragmentação é muito menor.Um grande mal, seria se pagássemos assinatura, igual no NETFLIX, PRIME, HBOGO, isso sim é um inferno, ver filme e ter que pagar vários. Jogos, pelo menos tu paga a granel, não pesa nada no bolso ter várias lojas.
Wesar Ribeiro
Engraçado isso é bom até certo ponto, depois futuramente você terá que usa milhões de launchers de cada loja pra loga e compra, imagina você ter 8 launchers de lojas com jogos exclusivos fragmentados em cada loja, isso é horrível cara, mal sabe que isso pesa e tende a piorar, mesmo tempo uma maquina muito boa.Vai chegar um momento que você terá que ter um bloco de notas com N senhas para entra tal aplicativo por que lá vai ter exclusivo que a outra loja não tem, imagina isso em consoles!Uma desgraça total!!
Humberto Cortezia
assim como a Valve fez sucesso com Half-Life e CS
adrianonorthingan
A grande questão, isso vai influenciar nos preço do jogos, penso assim beleza os desenvolvedores irão pagar menos taxas, mas isso irar abaixar os preço ou continuarão os mesmos, não mudar os preços para baixo ei continuo na steam
Trovalds
Como eu disse: cacife. Porque se depender só em convencer usuário...
Zanac_Compile
Curioso, não vejo sentido em nos limitarmos a apenas uma loja.Todas se agregam, tenho conta e consumos jogos da Blizzard, Origin, Steam e Epic.Se quero FIFA é na Origin, se quero No Mans Sky é na Steam, o Overwatch na Blizzard e o Fortnite na Epic, não tem escapatória ! Eu não vou ter amigos/insígnias e etc do FIFA no Steam nunca, não tem o que fazer.Todas juntas te agregam uma biblioteca de jogos gigantescas.Acho que o DISCORD vai na linha disso que tu quer, independente de loja de games, mas até ele tá virando loja de games.Meu guri hoje é mais encarnado que eu, ele que sabe tudo, e aproveita o máximo de todas as lojas e joga muito online em todas.
ばか
Aí da epic se pensar que jogos grátis e exclusivos vão levar a massa pra loja dela, nem a EA conseguiu este feito com tantos AAA.Os jogos gratuitos eu posso até pegar, mas exclusivos eu pego é no Piratebay.
ばか
Porque só na Steam tem tudo que eu preciso, meus amigos, insígnias, atividades, meus jogos, inventário, conquistas e por aí vai...Nem a origin conseguiu me tirar de lá, imagine uma loja dessa.
Gabriel Sallas
1- Só tá migrando jogo Indie e por sinal jogos que não afetam em nada o tamanho da Valve.2- Essa nao é a primeira e pelo visto não será a última publicação que eu verei com um titulo desses, que é exagerado, visto que a quantidade e expressividade dos estúdios que foram pra epic são ridiculos.3- Oferecer 12% e nao refletir no preço ao consumidor não serve de nada pra tirar jogadores da steam.4- O pessoal fala muito no chat da steam, mas quem é que fica conversando pela steam? A unica utilidade que o chat tem é convite para partidas e alguma informação que outra, não tem nem por que ter outra função.5- Falta muito para um plataforma seja lá qual for, chegue aos pés da Valve, esquecem que a Valve tem recursos que fazem dela única, como o gigante mercado da comunidade, as promoções anuais, sistema de level e estatística, e os recursos que maioria nao conhece ou sabe usar, que servem tanto pra calibrar controles, como placas de áudio e video por exemplo.6 - A epic por enquanto é mais uma plataforma de estúdio com alguns joguinhos a mais, como origin, blizzard, Bethesda, upplay, e pelos anos que existem essas outras, duvido que a epic seja diferente delas.
ArtGamerBr
Os 30% da Google Play são justificáveis como o Android é um sistema de código aberto a única maneira da Google lugar com ele seria com a Google Play e com anúncios nos seus apps, já no caso da Apple é só porque ela é uma empresa que caga na cabeça dos consumidores e dos devs mesmo
ArtGamerBr
Ela só fez isso porque fortnite teve sucesso não necessariamente porque ela é poderosa e tals
Denyse
Ahh ainda bem. Quando entrei no link da Epic, que tinha na página do Shadow Complex, só apareceu ele como jogo. Pensei que tinham começado a fazer a limpa hahah. Menos mal que os jogos já publicados vão permanecer na Steam. Afinal, essas vantagens que a Epic está apresentando, parecem ser mais p/ agradar as devs/pub, do que os consumidores. Fico pensando como vai ser em período de sale, ainda mais p/ os brasileiros. Mas vamos ver o que vai dar. Tks pela info o/
Zanac_Compile
O termo TIRA, entendi como jogos que não irão para STEAM e vão para EPIC. Não são jogos do catálogo da STEAM que vão migrar para EPIC, isso não vai acontecer, apenas são novas oportunidade que estão optando pela EPIC e não pela STEAM, ou seja a Epic tira jogos da STEAM.
John Smith
Depois dessa atualização eu e alguns amigos começamos a usar... mas no fim fomos pro Discord.
I'm Chaos and Torment
Só joguinho sucata, a Epic não vai conseguir batalhar com o Steam nem ferrando, o Steam é muito mais que uma "Biblioteca de Jogos" e é por isso que muitos preferem comprar seus jogos dentro do Steam que em outros lugares, só compram caso não esteja disponível pro Steam, eu eu mesmo só uso Steam, raramente a Origin, esses joguinhos Indies não fazem falta.
I'm Chaos and Torment
Ninguém usa o chat da Steam Direito, só pra convidar os amigos pras partidas, nem me vem com essa.
Caio Lopes da Silva
Complicado esse assunto, eu particularmente nem faço questão de ver jogos que lançam fora da Steam. Origin, Battle.net entre outras são plataformas que pra mim são mortas (só eu uso entre meus amigos) a menos pior é a Uplay que eu uso dentro da Steam.
rakalista
Legal que se a EPIC esta pagando algo mais, se nao tiver retorno em alguns semestres sera que isso sera sustentavel?
rakalista
O chat da steam nunca foi bom e nem muito usado, galera sempre usou algo como alternativa para se comunicar e mesmo assim Steam sempre muito usada, Steam não é só uma loja é uma comunidade uma ideia. O dia que essas concorrentes conseguir criar a imagem de que comprar jogos não é na Steam ai quem sabe podem ter alguma chance.
rakalista
Blizzard não fracassou, na sua proposta ta la firme e forte. Ja a EA essa ai se lascou bonita. kkk
rakalista
Valve e Blizzard sao fodas, essas empresinhas tipo epic podem tentar mas dificilmente podem chegar no nivel delas.
Capitão Guapo
Perfeito. Impressionante o tanto de bobagem que tão falando por aí sobre o assunto. A maioria comparando maçãs com laranjas.E o principal ponto não discutem: por que existem jogos SAINDO do Steam para Epic? Taxas menores não justificam, a partir do momento que o cara já existe no Steam. A Epic Store seria apenas mais uma loja de exposição pra ele. A única resposta que eu vejo é a Epic comprando exclusividades, oferecendo algo muito além dos 12%.E por fim, por que diabos tem tanta gente achando isso bom? Os preços nao vão mudar, os devs é que ter uma fatia maior. Me lembra muito o torcedor de futebol moderno que se preocupa mais em defender dirigente do que gritar é campeão.
Gabriel Eduardo
Meh, nem adianta a Epic batalhar contra, só o que a Valve rendeu com as vendas de jogos e itens dos teus jogos, simplesmente ela poderá comprar a Epic, porque ela não vai render nada e se acha que o Gaynite rendeu alguma porcaria das crianças retardadas... Epic nem é site, é vergonha pura e invejosa... Simplesmente a EA tentou e fracassou, Blizzard tentou e também fracassou, o site que havia o Grande Chase tambta fracassou. Estes joguinhos que a Epic nem são conhecidas com exceção do Subnautica, mas quem joga isso ainda? Hmhmhm. Muitos vão discordar, porque não sabem do marketing da Valve e só vem as notícias por cima e nunca lêem.
Denyse
Eu li, mas são apenas os citados?O Shadow Complex que estou sondando, ainda está por lá pelo menos. Agora não sei se espero entrar em promo, ou pego antes que possa ser removido.
S Y N T H W A V E + L O V E R
É só mais uma loja, que de serviço não oferecerá nada.Monopólio de jogo travestido de concorrência, há quem adore.Esquece. A Valve não vai pagar por exclusividades de joguinho indie, que é até o que a Epic está se resumindo a esse momento.É capaz dos 30% do Steam renderem mais que os 12% da Epic. É só ver a quantidade de cópias vendidas entre ambas plataformas. Fora que a Valve vai diminuir a % conforme as vendas forem aumentando.Steam é mais que uma loja, é uma comunidade, um ecossistema. Quem usa, sabe. A Epic tem que trabalhar muito mais se quiser fazer ''concorrência''.
João
Se não tiver preços regionais vai ser pouco atrativa. E essa praga de exclusividade dentro do PC é horrível também. No reddit e nas comunidades já tão querendo boicotar isso. Deviam fazer como a Uplay faz: lança pra ela e pra Steam ao mesmo tempo.
Zanac_Compile
Releia :D
Zanac_Compile
Pq?
John Smith
Eu não me vejo mudando massivamente da Steam para outra loja, até porque tenho centenas de jogos lá. Mas que isso é excelente para a concorrência, é.O chat da Steam só "deixou de ser menos ruim" (mas ainda continua uma bela bosta) quando o Discord avançou. O cliente para Windows é vergonhoso, já deveria ter sido modernizado há tempos (as integrações com aplicações e plataformas externas no Discord estão anos-luz à frente). E o aplicativo móvel é inexistente.A Epic só tá precisando começar a adotar logo cobrança em reais. Fortnite tá aí há tempos e no PC é cobrado em dólares até hoje.
Denyse
Quais jogos foram removidos da Steam?
Rayner Cid
A conversão em dólar está salgada demais.. 62 reais em jogos os quais não conhecemos a franquia e na pré-venda, fica difícil. Sem a mudança na moeda vai ficsr aonde está mesmo rs
Caleb Enyawbruce
A concorrência é uma maravilha!! Rebola aí dona Valve!!
Carlin
Justamente tudo se resumo a poder de barganha!
Robert Rey
É muito complicado instalar um aplicativo no iPhone fora da App Store.
ばか
Tô fora, jogo só na Steam.
PequenoGK
tem que mudar a moeda também, se não fica difícil.
Lucas Jesus
Provavelmente porque a Apple não permite a instalação de apps fora da App Store, como o Android
Juaum
Toda essa implicância da Épic com a Play Store, por causa dos 30%. Por que não implicou com a App Store também.?
Anderson Antonio Santos Costa
A Epic pelo menos vai melhorar a qualidade dos games da Steam. Tem muito game ruim na Steam.
Leonardo Varuzza
E viva o capitalismo.
Trovalds
Até tentaram fazer "lojas concorrentes" mas nenhuma tinha o cacife da EPIC.
Douglas Souza Luz
A valve passou alguns anos beeeem acomodada com a Steam (impressão que eu tinha), parece que só fez mudanças grandes nos últimos anos quando o Discord começou a se popularizar. Vamos ver se isso faz ela acordar.