Início » Internet » Tumblr perde mais de 80 milhões de visitas após banir conteúdo adulto

Tumblr perde mais de 80 milhões de visitas após banir conteúdo adulto

O Tumblr passou de 521 milhões de visitas, em dezembro, para 437 milhões, em janeiro, e continua caindo

Por
18 semanas atrás

A decisão do Tumblr de proibir conteúdo adulto já está refletindo no tráfego do site. Entre dezembro e janeiro, o serviço viu o número de visitas cair 17%, o que representa a perda de aproximadamente uma em cada cinco visitas que o site costumava ter.

De acordo com o SimilarWeb, o Tumblr passou de 521 milhões de visitas, em dezembro, para 437 milhões, em janeiro. Em fevereiro, mês com menos dias, o desempenho foi ainda pior: 369,5 milhões de visitas totais.

Foto por Tess Dixon/Flickr

A partir dos dados disponíveis, não é possível saber qual o tamanho da influência da proibição sobre a queda – fatores como sazonalidade também precisam ser levados em consideração. No entanto, os três meses anteriores à medida indicam uma certa estabilidade no tráfego do site.

Em setembro de 2018, período mais antigo à disposição no SimilarWeb, o Tumblr teve 568 milhões de visitas. Em outubro, o número passou para 558 milhões e, em novembro, para 538 milhões. Ou seja: a plataforma já registrava quedas consecutivas, mas a proibição fez elas se acentuarem.

A decisão de proibir qualquer tipo de conteúdo adulto foi anunciada no início de dezembro e entrou em vigor no dia 17 do mesmo mês. A medida foi adotada após o serviço ser penalizado pela Apple por não impedir a publicação de pornografia infantil.

Ainda que sirvam para evitar a circulação de fotos de menores de idade, as novas regras do Tumblr foram consideradas sexistas. O texto proíbe especificamente “imagens, vídeos ou GIFs que mostrem genitálias de humanos ou mamilos femininos”.

A plataforma ainda prevê exceções para alguns tipos de conteúdo, como “artístico, educacional, de destaque ou político”. Em tese, fotos, vídeos e GIFs que se encaixam nessas categorias seguem sendo permitidos, mas aparentemente muitas pessoas preferiram abandonar o Tumblr.

Com informações: The Next Web.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.