Início » Internet » Facebook diz que vídeo original de ataque na Nova Zelândia teve 4 mil exibições

Facebook diz que vídeo original de ataque na Nova Zelândia teve 4 mil exibições

O Facebook levou 29 minutos para remover a transmissão do atentado, mas o intervalo permitiu a criação de cópias

Victor Hugo Silva Por

A transmissão ao vivo do ataque de Christchurch, na Nova Zelândia, ficou no ar por pouco tempo, mas levou à publicação de várias cópias. O atentado teria sido visto por poucas pessoas caso o Facebook tivesse sido mais rápido para remover a transmissão original.

Segundo a plataforma, o vídeo feito pelo atirador teve menos de 200 exibições enquanto estava ao vivo e cerca de 4 mil exibições após o fim da transmissão. O Facebook diz, ainda, que não recebeu qualquer notificação de usuários durante a transmissão.

Facebook

A primeira denúncia, que permitiu a remoção do conteúdo, só foi feita 29 minutos depois do início da transmissão e 12 minutos após ela se encerrar. O intervalo foi o suficiente para que usuários criassem cópias do vídeo original e publicassem ele no próprio Facebook ou em outros sites.

A rede social informou que está removendo automaticamente do Facebook e do Instagram todos os vídeos que são visualmente parecidos com o original. Para identificar vídeos que tentam passar pelo bloqueio, a plataforma também está analisando o áudio.

Nas primeiras 24 horas após o atentado, cerca de 1,5 milhão de vídeos foram removidos, sendo que 1,2 milhão deles foram proibidos ainda durante o envio. Os números são significativos, mas mostram que 300 mil vídeos (ou 20% do total) passaram pelos filtros e, provavelmente, foram visualizados.

As informações foram publicadas no blog do Facebook pelo vice-presidente e conselheiro geral, Chris Sonderby. De acordo com o executivo, a companhia está comprometida em “trabalhar com líderes da Nova Zelândia para ajudar a combater o discurso de ódio e a ameaça de terrorismo”.

Operadoras bloqueiam sites na Nova Zelândia

Na terça-feira (18), operadoras de internet na Nova Zelândia, como Vodafone, Spark e Vocus passaram a impedir o acesso a alguns sites. As páginas foram penalizadas porque não atenderam aos pedidos de remover cópias da transmissão enviadas por usuários.

Ao Bleeping Computer, a consultora de comunicações externas para a Vodafone na Nova Zelândia, Meera Kaushik, explicou que a retirada dos vídeos é a condição para os sites voltarem ao ar. “Quando o material é identificado, o site é temporariamente bloqueado e recebe uma notificação solicitando a remoção do material”, explicou.

Com informações: Facebook, TechCrunch, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

Esse Facebook é um nojo: desde o dia q foi exibido um video de uma mulher sendo decapitada (não tive estomago pra assistir, vi o começo e não vi o início da ação, fechei), parei de ver o feed de notícias. Meu Face na web fica aberto no meu perfil e dali monitoro os grupos q participo. Tb posto coisas minhas, mais nada.. Não vejo feed de nenhum dos meus amigos justamente pra evitar de assistir esse tipo de coisa..

Jarbas Coqueiro

Chuto +d 1 bilhão

Franco Luiz

o meu tbm ta uma merda mas eu foco mais em jogos la de fora haha , Cara vc falou uma verdade sobre tragedia

Giovani Sousa

29 minutos se tratando do Facebook e por denúncia foi MUITO rápido, considerando que eles estão cagando e andando para denúncias. Porém em relação as cópias que estão sendo enviadas, eles tão de sacanagem, experimenta colocar alguma coisa com direito autoral, é bloqueado antes de 1 visualização.

Baio-kun

Seria ótimo se fosse um exagero.

Andrei

é por que conta do estranho. Além disso, tragédia vende. Mas eu sou igual tu, apesar que futebol atualmente meu time ta bem bosta kk.

Daniel Ribeiro

Foi nada... Todo mundo recebeu isso pelo Whatsapp.

Silvio Ney

ta, 100kk foi exagero hauishoauishoiasuoiaushas

Silvio Ney

Original: 10mil
Cópias: 100 milhões

Franco Luiz

Nunca vou entender o gosto das pessoas em compartilhar essas coisas, atualmente nem noticiario eu vejo mais , minha TV so é ligada pra futebol e programa esportivo e só , nao sei como as pessoas gostam de ficar mostrando essas coisas pra todo mundo