Início » Telecomunicações » Velocidade média do 4G cai 12 Mb/s em horários de pico nas capitais

Velocidade média do 4G cai 12 Mb/s em horários de pico nas capitais

Estudo da OpenSignal analisa 4G no Brasil, medindo a variação de velocidade entre hora de pico e demais horários

Lucas Braga Por

A OpenSignal publicou um novo estudo sobre as redes móveis do Brasil. Utilizando dados coletados entre janeiro e dezembro de 2018, a empresa aponta que as operadoras não vêm entregando velocidades consistentes ao longo do dia. A média brasileira de velocidade é de 18,6 Mb/s, variando entre 16,4 Mb/s nos horários de pico e 28,6 Mb/s quando a rede está livre.

 

As medições apontam que os usuários das grandes cidades podem perceber uma variação de mais de 12 megabits por segundo nos horários de pico, se comparado aos momentos em que as redes ficam menos congestionadas.

Nas cidades analisadas, os horários em que as redes estão mais ocupadas são 18h (Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), 19h (Belo Horizonte e Manaus) e 20h (Brasília e Goiânia).

A queda de velocidade do 4G em horários de pico

A maior variação de velocidade foi em Brasília, onde a velocidade de download foi de 19,3 Mb/s no horário de pico, e 34,7 Mb/s nos momentos em que a rede estava menos congestionada. Em São Paulo, a velocidade média foi de 15,8 Mb/s no horário de pico, e 31,1 Mb/s fora do pico.

O estudo destaca que essa variação é algo desafiador para que as operadoras entreguem um serviço consistente, uma vez que várias delas oferecem franquia diferenciada ou zero-rating para aplicativos de streaming de vídeos (Netflix, YouTube), música (Deezer), redes sociais (Facebook, Instagram) e serviços corporativos.

Em janeiro, a OpenSignal publicou um extenso estudo avaliando o desempenho das operadoras em 13 capitais brasileiras. Em âmbito nacional, a Claro conquistou o prêmio de operadora com melhores velocidades, latência e experiência de vídeo, enquanto a TIM apresentou a maior disponibilidade de rede.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Pós/Pré?

gsctt

Na Vivo. Minha velocidade chega a 36 mbps. Exceto no Cabral; por algum motivo o sinal cai pro 3G quando passo por ali.

Cristina Nascimento

Aki na capital do RJ tb uso Vivo como internet móvel, dá pro gasto..

Jefferson Rodrigues

Moro em Maceió/AL. Aqui, a VIVO só tem quase 13% do mercado. A rede vive mais ociosa. Melhor pra mim.

ricardo vaz souza

Depende de onde vc mora.. a claro hoje em dia tá com a melhor velocidade mesmo.. eu já tive claro .Tim. vivo.. Oi .. a vivo foi empresarial. Tive um plano com 100GB .. a velocidade era razoável.. depois passei para claro. Com o mesmo plano.. e hoje vejo que o sinal analógico já foi desligado e eles não ligaram a frequência de 700MHZ no Rio todo.. nenhuma operadora não cumpriu seu papel nessa frequência.. falaram muitas coisas em cima disso e nada foi feito.. oque eu vi foram feito em Minas ... Pernambuco. Bahia. Etc.. só essas cidades foram coberta .. então para mim nenhuma presta.. não tem preocupação nenhuma em oferecer um serviço de qualidade.. e ainda mentem na cara de pau.. com seus anúncios.. entende..

Eder Oliveira

Concordo com vc, porém existe a menos ruim, e posso lhe afirmar que a menos ruim é a Claro, sempre tive asco por todas, mas mesmo assim preferi usar a Tim, tenho o Tim beta e venho na expectativa de melhoras desde 2014, tenho que dizer que a Tim deu uma leve melhorada no sinal, e a Claro tinha sinal horrível e não navegava onde tinha sinal, a Vivo onde tem sinal mesmo que ruim sempre foi rápido, Nextel indem, a oi só funcionou comigo quando usava os aparelhos 2G bem antigamente, derrepentemente em março do ano passado o 3G da Claro no meu serviço ficou com o sinal bom e a velocidade excelente, 6Mbps, e em minha casa continuava ruim, mas em Novembro do ano passado em casa o sinal da Claro ficou estavel e velocidade de 4Mbps, a Tim tem a maior disponibilidade de 4G, mas a velocidade é inferior ao 3G, a Vivo é operadora para ricos e a rede não é tão boa assim, só status, a Nextel até funciona bem em velocidade mas cobertura é limitada, Oi nem compensa comentar, agora que a Claro comprou a Nextel, eu só estou esperando unificar as operações e de preferência lançar um pacote graúdo de internet pré mensal para eu chutar de vez a bunda da Tim, só estou na Tim ainda pq uso muito internet, mas não aconselho usarem a Tim pela rede, somente se precisar de muita internet, a operadora equilibrada hoje é a Claro, pelo menos no meu uso o 3G está com o sinal excelente, sempre cheio, e a velocidade está boa para um 3G.

Thaylo Souza

Não mentiu.

Cristina Nascimento

Mas geralmente na zona sul das capitais tem mais ofertas de internet fixa. Dá uma procurada.. Zona norte é q é bem mais complicado. Eu tou refém da Oi.

Cristina Nascimento

Tu tá onde? Q velocidades ótimas!

Daniel

Muito sério, o que não é sério é a vivo, marketing e publicidade que ela faz. Sério na vivo só as cobranças, essas funcionam para além do ótimo.

Cristina Nascimento

Zona Sul da capital? Sério??

Highlander

Eu não moro perto de estádio e a estação de metrô e Hospital que têm bons movimentos ficam a mais de 500 metros da minha casa e a Internet o 4G da TIM já está saturada, principalmente dentro de casa. Pior que o 5G está longe de ser implantado no Brasil!

Highlander

Nos bairros mais nobres o 4G da TIM ainda funciona bem principalmente 4G+, mas no bairro que eu moro que é no subúrbio o 4G que era excelente, agora está uma porcaria, só não sinto falta de uma Internet melhor porque em casa uso Wi-Fi!

Jefferson Rodrigues

Acabei de fazer um teste de velocidade, quase dez da noite, e bateu 8MB, no 3G, e 48MB, no 4G da VIVO. Gostei muito!!

Jefferson Rodrigues

Com essa velocidade, você pode fazer qualquer coisa.

Exibir mais comentários