Como medir a velocidade de internet da sua casa
Tutorial ensina como fazer o teste de velocidade de internet para medir as taxas de download e upload da sua conexão doméstica
Tutorial ensina como fazer o teste de velocidade de internet para medir as taxas de download e upload da sua conexão doméstica
A velocidade de internet diz respeito ao quão rápido os dados são transferidos entre o dispositivo e o servidor. Existem várias ferramentas para medir a velocidade de internet e descobrir as taxas de download e upload da sua conexão.
A velocidade de internet ou pode ser medida em megabits por segundo (Mb/s) ou gigabits por segundo (Gb/s).
Quanto maior o número em Mb/s ou Gb/s, maior a capacidade da conexão em realizar tarefas ao mesmo, como jogar online ou assistir filmes e séries por streaming.
Além disso, o teste de velocidade é útil para saber se existe algum problema na rede local ou se o provedor não está entregando a largura de banda contratada.
A seguir, veja como medir a sua velocidade de internet:
No computador, abra o navegador de sua preferência e entre no site speedtest.net.
Se a medição for feita por celular ou tablet, baixe o aplicativo Speedtest para iOS e Android na App Store ou Google Play.
Após abrir o site ou aplicativo, clique em Iniciar. Para resultados mais precisos, a plataforma poderá solicitar a permissão de localização, com objetivo de encontrar os servidores mais próximos.
A medição será iniciada em alguns instantes e deve levar menos de um minuto para concluir.
Após a conclusão do teste, você encontrará os principais indicadores da medição:
O Speedtest também mostra qual foi o servidor utilizado, operadora em que está conectado e o endereço de IP. Também possível escolher outros servidores manualmente.
Sim. Para ter resultados mais precisos, é importante considerar alguns pontos:
Ao testar a conexão via cabo, você garante que a comunicação entre seu computador e o roteador é livre de interferências e com a velocidade máxima da porta de rede, como 100 Mb/s ou 1 Gb/s.
Por outro lado, o Wi-Fi não tem a mesma estabilidade de um cabo de rede e geralmente permite menores taxas de transferência. Você pode até melhorar o sinal do Wi-Fi, mas dependendo da velocidade da sua internet e dos seus equipamentos o resultado será inferior a uma conexão via cabo.
Mb/s ou Mbps significa megabits por segundo. O termo se refere a taxa de transferência, também conhecida como velocidade de transmissão.
Também é comum encontrar termos como kb/s ou Kbps (kilobits por segundo) e Gb/s ou Gbps (gigabits por segundo).
Atenção aos bits e bytes!
Não confunda Mb/s com MB/s. A primeira sigla, com B minúsculo, representa megabits por segundo, enquanto a segunda, com B maiúsculo, significa megabytes por segundo.
Na conversão, 1 MB/s equivale a 8 Mb/s.
Download são os dados baixados para o seu dispositivo. Ao receber um e-mail com anexo, por exemplo, os dados trafegam do servidor até seu celular, tablet ou computador.
Upload é quando dados são enviados a partir do seu dispositivo para outro. Ao anexar um arquivo em um e-mail, por exemplo, é os dados são transferidos do seu dispositivo até o servidor, efetuando o processo de upload.
O ping ou latência é o tempo de resposta da comunicação de dados. Trata-se de uma importante medida para determinar a qualidade da conexão: quanto menor a latência, melhor o desempenho da internet. Um ping baixo é importante para tarefas como jogos online e chamadas de vídeo.
Para saber qual a velocidade contratada da sua internet, é necessário verificar a informação no aplicativo da operadora ou na fatura. Caso não encontre essas informações, entre em contato com seu provedor de internet para entender qual é a velocidade nominal de download e upload do seu pacote.