TIM testa 5.5G no Brasil e atinge velocidade de 11,6 Gb/s

Testes de 5G Advanced foram feitos em laboratório no Rio de Janeiro com equipamentos da Huawei; TIM agregou frequências de 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz

Lucas Braga
Por
Celular com logo da TIM
TIM testa tecnologia 5G Advanced em laboratório no Rio de Janeiro (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Um dos grandes temas da feira de telecomunicações MWC é o 5.5G, ou 5G Advanced. Ainda que pareça cedo demais para falar da evolução da quinta geração, tem operadora se mexendo no Brasil: em testes de laboratório, a TIM afirma ter alcançado o recorde de velocidade das Américas, com incríveis 11,6 Gb/s de download.

Com tamanha velocidade, o 5,5G permite velocidades até 10 vezes maiores que o 5G convencional — que alcança 1 Gb/s em usos reais, dependendo da localização e ocupação da rede.

A velocidade de 11,6 Gb/s supera qualquer plano de banda larga fixa oferecido pelas grandes operadoras. Entre as principais teles, o maior pacote de fibra óptica é da TIM, com 2 Gb/s de download e 1 Gb/s de upload. De acordo com a Anatel, a velocidade média contratada no Brasil é de 334,5 Mb/s.

Os testes foram realizados em um laboratório da operadora no Rio de Janeiro. De acordo com a TIM, o 5.5G permitirá serviços avançados para o consumidor final, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), realidade estendida (XR) e aplicações de Internet das Coisas.

5.5G utiliza agregação de diferentes frequências

Assim como o LTE Advanced, o 5G Advanced também é baseado na agregação de portadoras. Isso significa que a tecnologia se conecta a múltiplos espectros para aumentar o desempenho e a velocidade.

A TIM revelou ao Tecnoblog que os testes de 5.5G foram feitos utilizando equipamentos da Huawei, com agregação das frequências de 3,5 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz.

Velocidade de transferência do 5.5G atingiu 11,6 Gb/s
Velocidade de transferência do 5.5G atingiu 11,6 Gb/s (Imagem: Divulgação/TIM)

Ainda que os 11,6 Gb/s saltem os olhos, é muito improvável ver tamanha velocidade em condições normais. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os testes foram feitos em laboratório; nessas mesmas condições, a TIM havia alcançado 5,4 Gb/s ainda em 2022.

Além disso, a utilização do espectro de 26 GHz (mmWave) é complexa no mundo real. Apesar da frequência permitir maiores velocidades, o alcance é muito baixo e pode ser impactado até mesmo por árvores ou vidros. Esse tipo de sinal promete ser ideal para locais específicos com muitas pessoas, como estádios de futebol, shoppings e aeroportos.

Enquanto isso, temos que nos contentar com o 5G convencional, nos locais onde tem cobertura. De acordo com dados do Teleco, a quinta geração está disponível em 321 cidades brasileiras. As líderes no ranking são TIM e Claro, que empatam com 208 municípios, seguida por Vivo (175) e Algar (3).

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados