Início » Jogos » PlayStation 5 terá ray tracing, jogos em 8K e SSD no lugar do HD

PlayStation 5 terá ray tracing, jogos em 8K e SSD no lugar do HD

Ele será um grande upgrade para o PS4, mas só será lançado a partir do ano que vem

André Fogaça Por

O PS4 começa a receber os detalhes do console que o substituirá, depois do pequeno upgrade que foi feito no PS4 Pro. Ainda com suposto nome de PlayStation 5, a Sony garante que ele trará SSD no lugar do HD, suporte para resolução 8K nos jogos e os reflexos feitos pela tecnologia ray tracing.

Foto por Kenneth_Fleming/Flickr

O PlayStation 4 foi lançado em novembro de 2013 e ainda hoje roda os jogos mais recentes e sem dificuldade, mas não é raro encontrar vídeos apontando que ele já sofre bastante com downgrade visual em títulos modernos. Com quase seis anos de vida e um pequeno upgrade no meio do caminho, que trouxe o PS4 Pro e a resolução 4K para os jogos, os detalhes sobre seu sucessor começaram a aparecer e eles são generosos.

A geração seguinte do atual videogame trará as melhorias gráficas esperadas para qualquer versão nova, mas o que chama atenção é que ele será o primeiro modelo da Sony que abandona por completo o HD e coloca um SSD no lugar da memória interna. A Sony não diz qual é a fabricante do disco de estado sólido e nem mesmo suas especificações, mas afirma que ele poderá ser mais veloz do que os utilizados nos computadores atuais.

Todas as afirmações estão saindo diretamente de uma sala da Sony, na cidade americana de Foster City, em uma entrevista que a revista Wired fez com Mark Cerny, conhecido designer, programador e produtor desta indústria. Neste momento ele é o responsável pela arquitetura do novo console da empresa japonesa.

Voltando ao SSD, Cerney exibiu um comparativo do jogo Spider-Man que rodava em um PS4 Pro com HD e o kit de desenvolvimento do PlayStation 5 com um SSD. Mudar de uma área, em viagem rápida, para outra da cidade no console atual levou 15 segundos de tela de carregamento. No SSD este tempo caiu para 0,8 segundo (!!!!), ele foi quase que 19 vezes mais rápido (!!!!!).

Segundo Cerny, um número considerável de estúdios e produtoras estão com o kit de desenvolvimento para o PS5 e a Sony acelerou o aperfeiçoamento dele, o que pode ser sinal de lançamento em pouco tempo.

O processador será feito pela AMD, que já foi a responsável por criar a APU que está no PS4 e que utiliza uma arquitetura baseada em x86 de 64 bits. No caso do PS5 ela será baseada na terceira geração da linha Ryzen de 7 nm, trabalhará com oito núcleos e a GPU é uma variante da família Radeon Navi. O chip ainda tem uma unidade especial para áudio 3D, que aumentará a imersão do jogador.

Por fim, o próximo console continuará aceitando mídia física e ele terá retrocompatibilidade com todos os jogos já lançados para o PlayStation 4. Tudo isso apenas será visível para o público, em uma loja, depois deste ano – lá para 2020.

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

biscoitao

Vai rodar 4k 30 fps com checkboard e 8k com Ultra checkboard

Li Syaoranpoa

"SUPORTE A 8K" Os jogos não vão rodar em 8K.

Fabio Santos

Eu só quero ver que o suposto PS5 fará frente ao atual, e como disse o will do Loopinfinito, será a vez dos defensores dos games de celular caírem de queixo, pois esta molecada diz que os games de celulares chegaram ao nível dos video games, porém temos ai um longo intervalo de tempo para upgrades em consoles e quando este vem, deixa a tecnologia móvel bem para trás.
Sobre vir com SSD, é legal, porém nunca entendo que margem um fabricante usa pra encarecer tanto seus produ

Guilherme Andrade

É sério ou meme?

Thiago Silva

E eu aqui com meu PS2 Desbloqueado rodando BombaPatch 15262828739010. Vem Tranquilo PS5, Vem Tranquilo kk'

Keaton

Dolar tá entre 66% e 100% mais caro que naquela época...

Vamos supor que ele custe 400 dolares (porém creio que venha por 500+), já vai ficar muito perto dos 2000... Lucro, importação, frete e taxas devem fazer ficar por uns 3500 depois de 6 meses...

Elizandro Schmidt

Depois do ps2 , nenhum console mais foi novidade ou valeu apena para mim, não busco gráficos, busco jogabilidade, busco entrosamento, não um aventura com aparência de mundo real, se fosse por isso, saia fazendo parkour, busco inovação na forma de jogar, como exemplo do avanço do jogo de plataforma para o de primeira pessoa, busco uma nova visão de jogo, mas os desenvolvedores já nao visão isso, só fazem um jogo igual ao outro mudando sua histórinha e personagem...

Hoje Para mim os jogos novos já não me encantam, neles nunca consegui sentar e jogar em 4 em splitscreen, por isso hoje não pagaria 1 centavo por um console novo...
E acredito que a sony nem mesmo quer meu dinheiro, alis meu e de muitos que pensam dessa forma, acredito que somente sou mais um player esquecido e esmagados pelos novos consoles...

King Crimson

Do jeito que a Sony gosta de empurrar remasters aos seus consumidores, acho improvável.

Cássio Luis Riboli

Tá processador 64bits em modo 32bits ok ok mas quando vai vir jogos em 64bits ao inves de 32bits?

Cássio Luis Riboli

Ray tracing é um algoritmo de computação gráfica usado para síntese de imagens tridimensionais. O método utilizado pelo algoritmo chamado Ray Tracing, baseia-se na simulação do trajecto que os raios de luz percorreriam no mundo real, mas, neste caso, de trás para a frente.

Leumas Ninguém

Influência sim, pesquise

Da um bom ganho em carregamento como jogo GTA V por exemplo

O ganho não valia a pena devido ao custo $ por GB

Alberto Prado

Segundo o que alguns portais sugeriram com base em patentes da Sony, a retrocompatibilidade se estenderia todos os 4 consoles anteriores.
Eu to sonhando com isso. Mas se não vier, tb não faz mal. Eu tenho o PS1, PS2 e PS3, só não tenho o PS4. Seria legal poder joga tudo em um só lugar.

Silvio Ney

Xbox One ou o Xbox X não influencia quase em nada. O mesmo para o PS4 Pro.

Se fosse isso a Sony teria divulgado pro PS4 atualizar pra um SSD e fica tudo resolvido.

Drax

Pena que a retro é só para jogos do PS4. Deveriam se inspirar na MS e colocar retro dos mais antigos também

johndoe1981

Óbvio, pois 30 fps são mais "cinemáticos" que 60 kkkk.

Exibir mais comentários